Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Como passar em concursos CESPE: 158 questões comentadas: Raciocínio lógico, matemática financeira, matemática básica, estatística, administração financeira e orçamentária
Como passar em concursos CESPE: 158 questões comentadas: Raciocínio lógico, matemática financeira, matemática básica, estatística, administração financeira e orçamentária
Como passar em concursos CESPE: 158 questões comentadas: Raciocínio lógico, matemática financeira, matemática básica, estatística, administração financeira e orçamentária
E-book228 páginas2 horas

Como passar em concursos CESPE: 158 questões comentadas: Raciocínio lógico, matemática financeira, matemática básica, estatística, administração financeira e orçamentária

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Cada banca examinadora tem características próprias em relação aos seguintes aspectos: a) maneira de apresentar as perguntas, b) técnicas utilizadas para di cultar a resolução das questões, c) teses jurídicas preferidas, d) tipo de doutrina utilizada e e) temas preferidos, recorrentes e reputados mais importantes. Essa identidade é bem acentu- ada em se tratando do CESPE.
Trata-se de uma organizadora que elabora exames bem diferentes das demais. O CESPE costuma ser bem original em todos os aspectos mencionados e fazer perguntas de alto grau de di culdade, sendo comum, inclusive, a repeti- ção de questões, com certas modi cações, em exames seguintes.
É por isso que a presente obra é indispensável para você que deseja ser aprovado no exame do CESPE. A partir da resolução de todas as questões presentes no livro, você entrará em contato com o jeito, as técnicas, as teses jurídicas, a doutrina e os temas preferidos e recorrentes da examinadora, o que, certamente, será decisivo para a sua aprovação.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento1 de jan. de 2018
ISBN9788582422991
Como passar em concursos CESPE: 158 questões comentadas: Raciocínio lógico, matemática financeira, matemática básica, estatística, administração financeira e orçamentária

Leia mais títulos de Ana Paula Garcia

Relacionado a Como passar em concursos CESPE

Ebooks relacionados

Direito para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Como passar em concursos CESPE

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Como passar em concursos CESPE - Ana Paula Garcia

    2018 © Editora FOCO

    Coordenadores: Ana Paula Garcia e Wander Garcia

    Organizadora: Paula Morishita

    Autores: Enildo Garcia, Elson Garcia, André Braga Nader Justo, André Fioravanti e Robinson Sakiyama Barreirinhas

    Editor: Roberta Densa

    Diretor Acadêmico: Leonardo Pereira

    Revisora Sênior: Georgia Dias

    Revisora: Luciana Pimenta

    Capa: Leonardo Hermano

    Diagramação: Ladislau Lima

    Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) de acordo com ISBD

    Elaborado por Vagner Rodolfo da Silva - CRB-8/9410

    Índice para catálogo sistemático:

    1. Metodologia de estudo 001.4

    2. Metodologia de estudo 001.8

    Direitos autorais: É proibida a reprodução parcial ou total desta publicação, por qualquer forma ou meio, sem a prévia autorização da Editora Foco, com exceção do teor das questões de concursos públicos que, por serem atos oficiais, não são protegidas como Direitos Autorais, na forma do Artigo 8º, IV, da Lei 9.610/1998. Referida vedação se estende às características gráficas da obra e sua editoração. A punição para a violação dos Direitos Autorais é crime previsto no Artigo 184 do Código Penal e as sanções civis às violações dos Direitos Autorais estão previstas nos Artigos 101 a 110 da Lei 9.610/1998.

    Atualizações e erratas: A presente obra é vendida como está, sem garantia de atualização futura. Porém, atualizações voluntárias e erratas são disponibilizadas no site www.editorafoco.com.br, na seção Atualizações. Esforçamo-nos ao máximo para entregar ao leitor uma obra com a melhor qualidade possível e sem erros técnicos ou de conteúdo. No entanto, nem sempre isso ocorre, seja por motivo de alteração de software, interpretação ou falhas de diagramação e revisão. Sendo assim, disponibilizamos em nosso site a seção mencionada (Atualizações), na qual relataremos, com a devida correção, os erros encontrados na obra. Solicitamos, outrossim, que o leitor faça a gentileza de colaborar com a perfeição da obra, comunicando eventual erro encontrado por meio de mensagem para [email protected].

    Impresso no Brasil 10/2017

    Data de Fechamento 10/2017

    2018

    Todos os direitos reservados à

    Editora Foco Jurídico Ltda

    Al. Júpiter 578 – Galpão 01 – American Park Distrito Industrial

    CEP 13347-653 – Indaiatuba – SP

    E-mail: [email protected]

    www.editorafoco.com.br

    SUMÁRIO

    RACIOCÍNIO LÓGICO

    1. INTRODUÇÃO E ESTRUTURAS LÓGICAS

    2. COMPREENSÃO E ELABORAÇÃO DA LÓGICA DAS SITUAÇÕES POR MEIO DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO

    3. CONCEITOS BÁSICOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO

    4. IMPLICAÇÕES LÓGICAS

    MATEMÁTICA FINANCEIRA

    MATEMÁTICA BÁSICA

    ESTATÍSTICA

    ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

    1. PRINCÍPIOS E NORMAS GERAIS

    2. LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA

    3. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL – LRF

    4. RECEITAS

    5. DESPESAS

    6. EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

    7. OUTROS TEMAS E COMBINADOS

    COMO USAR O LIVRO

    Para que você consiga um ótimo aproveitamento deste livro, atente para as seguintes orientações:

    1ª Tenha em mãos livros e anotações que normalmente utiliza ou um computador no qual você possa acessar e aprofundar as citações constantes das respostas.

    2ª Se você estiver estudando a teoria (fazendo um curso preparatório ou lendo resumos, livros ou apostilas), faça as questões correspondentes deste livro na medida em que for avançando no estudo da parte teórica.

    3ª Se você já avançou bem no estudo da teoria, leia cada capítulo deste livro até o final, e só passe para o novo capítulo quando acabar o anterior; vai mais uma dica: alterne capítulos de acordo com suas preferências; leia um capítulo de uma disciplina que você gosta e, depois, de uma que você não gosta ou não sabe muito, e assim sucessivamente.

    4ª Iniciada a resolução das questões, tome o cuidado de ler cada uma delas sem olhar para o gabarito e para os comentários; se a curiosidade for muito grande e você não conseguir controlar os olhos, tampe os comentários e os gabaritos com uma régua ou um papel; na primeira tentativa, é fundamental que resolva a questão sozinho; só assim você vai identificar suas deficiências e pegar o jeito de resolver as questões; marque com um lápis a resposta que entender correta, e só depois olhe o gabarito e os comentários.

    Leia com muita atenção o enunciado das questões. Ele deve ser lido, no mínimo, duas vezes. Da segunda leitura em diante, começam a aparecer os detalhes, os pontos que não percebemos na primeira leitura.

    Grife as palavras-chave, as afirmações e a pergunta formulada. Ao grifar as palavras importantes e as afirmações você fixará mais os pontos-chave e não se perderá no enunciado como um todo. Tenha atenção especial com as palavras correto, incorreto, certo, errado, prescindível e imprescindível.

    7ª Leia os comentários e também se aprofunde em relação aos temas que desconhecia; não tenha preguiça; leia as informações que explicam as alternativas corretas, como as que explicam o porquê de ser incorreta dada alternativa; mesmo que você já tenha entendido determinada questão, reforce sua memória e leia nos seus livros, anotações ou computador o tema indicado nos comentários.

    8ª Leia também os outros aspectos do tema que não foram abordados na questão; por exemplo, se aparecer, em Direito Internacional, uma questão cujo comentário remete ao instituto extradição, aproveite para ler também os outros institutos que cuidam da exclusão do estrangeiro; se aparecer uma questão, em Direito Constitucional, que trate da composição do Conselho da República, leia também as outras regras que regulamentam esse conselho.

    9ª Depois de resolver sozinho a questão e de ler cada comentário, você deve fazer uma anotação ao lado da questão, deixando claro o motivo de eventual erro que você tenha cometido; conheça os motivos mais comuns de erros na resolução das questões:

    DT – desconhecimento da teoria; quando a questão só puder ser resolvida com o conhecimento da teoria;

    DL – desconhecimento da lei; quando a questão puder ser resolvida apenas com o conhecimento do texto de lei;

    DJ – desconhecimento da jurisprudência; quando a questão só puder ser resolvida com o conhecimento da jurisprudência;

    FA – falta de atenção; quando você tiver errado a questão por não ter lido com cuidado o enunciado e as alternativas;

    NUT – não uso das técnicas; quando você tiver se esquecido de usar as técnicas de resolução de questões objetivas, tais como as da repetição de elementos (quanto mais elementos repetidos existirem, maior a chance de a alternativa ser correta), das afirmações generalizantes (afirmações generalizantes tendem a ser incorretas – reconhece-se afirmações generalizantes pelas palavras sempre, nunca, qualquer, absolutamente, apenas, só, somente exclusivamente etc.), dos conceitos compridos (os conceitos de maior extensão tendem a ser corretos), entre outras.

    Obs: se você tiver interesse em fazer o Curso de Técnicas de Resolução de Questões Objetivas, entre no site www.iedi.com.br.

    10ª Confie no bom-senso. Normalmente, a resposta correta é a que tem mais a ver com o bom-senso e com a ética. Não ache que todas as perguntas contêm uma pegadinha. Se aparecer um instituto que você não conhece, repare bem no seu nome e tente imaginar o seu significado.

    11ª Faça um levantamento do percentual de acertos de cada disciplina e dos principais motivos que levaram aos erros cometidos; de posse da primeira informação, verifique quais disciplinas merecem um reforço no estudo; e de posse da segunda informação, fique atento aos erros que você mais comete, para que eles não se repitam.

    12ª Uma semana antes da prova, faça uma leitura dinâmica de todas as anotações que você fez.

    13ª Para que você consiga ler o livro inteiro, faça um bom planejamento. Por exemplo, se você tiver 30 dias para ler a obra, divida o número de páginas do livro pelo número de dias que você tem, e cumpra, diariamente, o número de páginas necessárias para chegar até o fim. Se tiver sono ou preguiça, levante um pouco, beba água, masque chiclete ou leia em voz alta por algum tempo.

    14ª Desejamos a você, também, muita energia, disposição, foco, organização, disciplina, perseverança, amor e ética!

    Wander Garcia e Renan Flumian

    Coordenadores

    RACIOCÍNIO LÓGICO

    Enildo Garcia, Elson Garcia, André Braga Nader Justo e André Fioravanti*

    1. INTRODUÇÃO E ESTRUTURAS LÓGICAS

    (Agente de Polícia Federal – 2004 – CESPE) Quando Paulo estuda, ele é aprovado nos concursos em que se inscreve. Como ele não estudou recentemente, não deve ser aprovado neste concurso.

    Em cada um dos itens a seguir, julgue se o argumento apresentado tem estrutura lógica equivalente à do texto acima.

    (1) Quando Paulo gosta de alguém, ele não mede esforços para oferecer ajuda. Como Maria gosta muito de Paulo, ele vai ajudá-la a responder as questões de direito constitucional.

    r: Paulo gosta

    s: Paulo ajuda Então r → s.

    Mas a questão não diz que Paulo gosta de Maria. Logo não podemos concluir r → s. = > Item errado.

    Gabarito 1E

    (2) Quando os críticos literários recomendam a leitura de um livro, muitas pessoas compram o livro e o leem. O livro sobre viagens maravilhosas, lançado recentemente, não recebeu comentários favoráveis dos críticos literários, assim, não deve ser lido por muitas pessoas.

    A negação não implica que nenhum ou poucos livros serão lidos. Pode implicar que exista algum livro que será lido por muitos. = > Item errado.

    Gabarito 2E

    (3) Sempre que Paulo insulta Maria, ela fica aborrecida. Como Paulo não insultou Maria recentemente, ela não deve estar aborrecida.

    p: Paulo insulta

    q: Maria fica aborrecida

    p → q : V e ¬p → ¬q. Item correto.

    Gabarito 3C

    (4) Toda vez que Paulo chega a casa, seu cachorro late e corre a seu encontro. Hoje Paulo viajou, logo seu cachorro está triste.

    p: Paulo chega em casa

    q: cachorro late

    p → q : V e ¬p → ¬q.

    Então o cachorro não latiu, mas não quer dizer que está triste.

    Gabarito 4E

    (Escrivão de Polícia Federal – 2004 – CESPE) Pedro, candidato ao cargo de Escrivão de Polícia Federal, necessitando adquirir livros para se preparar para o concurso, utilizou um site de busca da Internet e pesquisou em uma livraria virtual, especializada nas áreas de direito, administração e economia, que vende livros nacionais e importados. Nessa livraria, alguns livros de direito e todos os de administração fazem parte dos produtos nacionais. Além disso, não há livro nacional disponível de capa dura.

    Com base nas informações acima, é possível que Pedro, em sua pesquisa, tenha

    (1) encontrado um livro de administração de capa dura.

    (2) adquirido dessa livraria um livro de economia de capa flexível.

    (3) selecionado para compra um livro nacional de direito de capa dura.

    (4) comprado um livro importado de direito de capa flexível.

    Solução das quatro questões.

    Ao fazer o diagrama de Venn, obtemos (Economia, Direito, Administração)

    1. Errado: não há livro de administração de capa dura.

    2. Certo: há livro de economia de capa flexível.

    3. Errado: não há livro nacional de direito de capa dura.

    4. Certo: há livro importado de direito de capa flexível.

    Gabarito 1E, 2C, 3E, 4C

    (Escrivão de Polícia/AC – 2008 – CESPE) Uma proposição é uma afirmação que pode ser julgada como verdadeira — V —, ou falsa — F —, mas não como ambas. Uma proposição é denominada simples quando não contém nenhuma outra proposição como parte de si mesma, e é denominada composta quando for formada pela combinação de duas ou mais proposições simples.

    De acordo com as informações contidas no texto, julgue os itens a seguir.

    (1) A frase Você sabe que horas são? é uma proposição.

    Errado porque a pergunta não pode ser julgada como verdadeira ou falsa, isto é, não é uma proposição.

    Gabarito 1E

    (2) A frase Se o mercúrio é mais leve que a água, então o planeta Terra é azul, não é considerada uma proposição composta.

    Errado porque temos a composta de duas proposições.

    Gabarito 2E

    (Agente de Polícia/ES – 2009 – CESPE) Julgue os itens a seguir, acerca de raciocínio lógico.

    (1) Considere que em um canil estejam abrigados 48 cães, dos quais:

    24 são pretos;

    12 têm rabos curtos;

    30 têm pelos longos;

    4 são pretos, têm rabos curtos e não têm pelos longos;

    4 têm rabos curtos e pelos longos e não são pretos;

    2 são pretos, têm rabos curtos e pelos longos.

    Então, nesse canil, o número de cães abrigados que são pretos, têm pelos longos mas não têm rabos curtos é superior a 3 e inferior a 8.

    Façamos a árvore binária

    I: pretos

    J: não pretos

    K,M: rabo curto

    L,N: rabo longo

    A,C,E,G: pelos longos

    B,D,F,H: pelos curtos

    Total 48

    Pede-se o valor de C, cães abrigados que são pretos, têm pelos longos e rabos longos.

    Então, como cães com pelos curtos, B + D + F + H = 48 – 30 = 18, temos

    2 + D + 4 + H = 18 = > D + H = 12 = > D = 12 – H = > D < 12 ou

    18 – C < 12 = > C > 6 e também C + D = 18 ou C < 18.

    Daí,

    6 < C < 18. => Item correto.

    Gabarito 1C

    (2) Na sequência numérica 23, 32, 27, 36, 31, 40, 35, 44, X, Y, Z, …, o valor de Z é igual a 43.

    Notamos que o segundo número é o primeiro mais 9 e o terceiro é o segundo menos cinco e assim por diante. Isto é,

    23,23 + 9 = 32,32 – 5 = 27,27 + 9 = 36,36 – 5 = 31,31 + 9 = 40, 40 – 5 = 35, 35 + 9 = 44, 44 – 5 = 39, 39 + 9 = 48, 48 – 5 = 43, … => Correto.

    Gabarito 2C

    (3) Considere que o delegado faça a seguinte afirmação para o acusado: "O senhor espanca a sua esposa, pois foi acusado de maltratá-la’’.

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1