ILIMITADO

Revista de Vinhos

TEJO O APRENDIZ E O MESTRE

HUGO MENDES

UM ESPÍRITO LIVRE

Hugo Mendes gosta de livros e de palavras. Diz-nos mesmo que é um “escritor frustrado”. Também gosta de vinho e, neste capítulo, não parece haver frustração que lhe toque. Mas todas as histórias têm um início e só assim percebemos como é que um investigador na área da biomedicina se torna enólogo. Estudou biotecnologia e queria descobrir a cura para o cancro. Há um misto de ambição e sonho neste desejo, faceta que de certo modo encontramos também nos seus vinhos.

Quando tomou consciência que para praticar investigação teria que sair do país, preferiu não o fazer. E uma primeira experiência de vindima aliciou-o para continuar. Para experimentar e estudar, como gosta. Foi adegueiro, fez estágios e começou a trabalhar como enólogo na região de Lisboa, com incidência em Bucelas (na Quinta da Murta, por exemplo). Diz-nos que “está na moda desvalorizar o trabalho de adega”, mas essa é também uma forte inspiração para a sua vontade de fazer vinho. É um trabalho duro, sobretudo na vindima, que o fascinou e que o levou a apaixonar-se pela ideia de superação física, pelo ultrapassar de limites que achava definitivos. Orgulha-se ao conseguir ultrapassar essas barreiras do esforço físico.

Uma conversa com Hugo Mendes vai-se desmultiplicando em assuntos vários, rumando neste sentido ou naquele, há medida dos seus gostos e vários interesses. É um pensador, também.

Você está lendo uma prévia, inscreva-se para ler mais.

Mais de Revista de Vinhos

Revista de VinhosLeitura de 4 mins
São José Do Barrilário
O grupo Terras & Terroir tem tido uma dinâmica em Portugal que é digna de boa nota. Depois da Quinta da Pacheca, são várias as compras e em várias regiões do país. O Douro regressa à carteira de compras com o São José do Barrilário. Na verdade, a com
Revista de VinhosLeitura de 3 mins
Espumantes, Para Que Te Quero!
Vinho Verde (Monção e Melgaço) / Espumante / Rui Esteves Quatro anos de estágio, degorgado em setembro. Tom dourado, brilhante, com laivo verdeal. Bolha fina, abundante e regular. Muita expressão de autólise, notas de mel, noz. Flores secas, alperce.
Revista de VinhosLeitura de 1 mins
Assine Já!
Lugar Couto do Saramago | 7430-019 Crato – Portugal Receção e reservas: +351 925572976 (chamada para rede móvel nacional) [email protected] https://herdadedarocha.pt 24 EDIÇÕES POR APENAS 96,00€ Assine a Revista de Vinhos pelo período de do

Livros e audiolivros relacionados