CRISE DE AUDIÊNCIA

SBT vira programação de ‘ponta a cabeça’ após crise de audiência

Emissora paulista está virando a sua grade de cabeça para baixo, devido aos baixos índices de audiência da nova aposta infantil

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

O SBT está virando a sua grade de programação de cabeça para baixo a partir da próxima semana, devido aos baixos índices de audiência da nova aposta da emissora, “A Caverna Encatada”. O fracasso de público fez com que a rede do Homem do Baú tomasse a decisão de reiniciar a novela na próxima segunda-feira (5).

Com a mudança, a história protagonizada por Mel Summers passará a ser exibida na faixa das 18h, ocupando parte do espaço do “Tá na Hora”, que perderá a sua edição local para a Grande São Paulo. No entanto, o folhetim continuará em cartaz na faixa que sucede o SBT Brasil, com os capítulos de sua segunda semana.

As informações foram cedidas em primeira mão pelo site TV POP e confirmada pelo EM OFF. De acordo com o site, o horário alternativo de “A Caverna Encantada” é um teste para uma possível mudança definitiva do espaço de teledramaturgia para o fim de tarde. Parte da cúpula do canal defende que o gênero não está exaurido, e sim que perdeu público por conta da forte concorrência dos folhetins adultos da Record e da Globo.

Nos bastidores da emissora paulista, há o entendimento de que o folhetim poderá performar melhor em um horário que será o único produto destinado ao público jovem. Com a decisão de reapresentar o seu recém-estreado folhetim, o SBT tirará — em partes — espaço do “Tá na Hora”.

A atração jornalística de Marcão do Povo e Márcia Dantas continuará sendo produzida em seu horário normal, entre 17h30 e 19h45, mas terá os seus últimos 75 minutos optativos. A faixa horária, que já era destinada para a produção regional das afiliadas, segue sendo de escolha das parceiras do canal de Silvio Santos, que poderão optar entre a versão nacional do programa, a reexibição da novela ou pela exibição de programas locais.

Programação teste

A programação é um teste, de acordo com o site. Não existem garantias que a grande seguirá da mesma maneira durante toda a próxima semana — até por isso não houve uma desmobilização da equipe do horário regional do “Tá na Hora”. Caso o resultado agrade a alta cúpula da emissora, a tendência é de que o teste se torne definitivo. Na hipótese dos índices de “A Caverna Encantada” não reagirem, há uma grande possibilidade de que tudo seja modificado novamente antes mesmo da próxima sexta-feira (9).