Perguntas frequentes

Gerais
  1. Como a FGV está atuando durante a pandemia do coronavírus?

    Em face da pandemia de coronavírus (COVID-19), a Fundação Getulio Vargas tem tomado uma série de medidas a fim de reduzir os riscos de disseminação da doença e seguir com suas atividades. Para saber sobre como a FGV está atuando durante o distanciamento social, acesse aqui.

  2. A FGV possui programa de intercâmbio?

    Sim. Para mais informações, acesse o site.

  3. A FGV aceita o FIES??

    Não.

  4. A FGV considera a nota do ENEM para ingresso em seus cursos?

    Sim.

  5. FGV disponibiliza Wi-Fi em suas instalações?

    Sim. Basta pedir o login e a senha na portaria dos prédios da Fundação.

  6. A FGV tem estacionamento para os alunos?

    Não. No entanto, nas imediações da Fundação e nas unidades existem opções de estacionamentos particulares e estacionamentos rotativos.

  7. Não sou aluno ou professor da FGV. Posso utilizar a biblioteca?

    Confira as regras de funcionamento das bibliotecas da FGV.

    São Paulo – Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB)

    Somente alunos, ex-alunos, professores e funcionários da FGV podem ter acesso à Biblioteca Karl A. Boedecker (BKAB).

    Professores e alunos de pós-graduação de outras instituições de ensino e pesquisa devem solicitar o acesso com as devidas justificativas pelo e-mail: [email protected].

    Pode-se utilizar o serviço Empréstimo entre Bibliotecas, caso haja o interesse em solicitar a leitura de publicações de nosso acervo (mais orientações no site http://sistema.bibliotecas-sp.fgv.br/bkab_eeb_externo).

     

    Rio de Janeiro – Biblioteca Mario Henrique Simonsen (BMHS)

    Professor, pesquisador, aluno de pós-graduação de outras instituições de ensino e pesquisa podem utilizar a para . Basta apresentar a declaração da instituição a qual está vinculado. O acesso para a será liberado pelo bibliotecário por período determinado.

    Caso queira utilizar o de livros e revistas, além da declaração da instituição a qual está vinculado, o interessado deverá se cadastrar, apresentar um comprovante de residência e efetuar o pagamento de uma taxa anual de R$ 200,00. O interessado receberá uma carteirinha de que dará por 1 ano, incluindo os sábados em que a BMHS funcionar.

     

    Brasília – Biblioteca de Brasília

    Professor, pesquisador, aluno de pós-graduação de outras instituições de ensino da cidade de Brasília podem utilizar a biblioteca da FGV para consulta ao acervo de segunda a sexta. Empréstimo apenas para alunos e ex-alunos mediante o pagamento da taxa de R$ 100 por semestre.

    Mais informações pelo telefone 61 3799-8128.

     

    Biblioteca Digital FGV  

    Todos possuem acesso liberado no Repositório Digital FGV. Ele é um dos canais digitais de pesquisa da Biblioteca Digital FGV, cujo papel principal é indexar, preservar e compartilhar imagens, artigos, teses, dissertações, vídeos, relatórios de pesquisa e bancos de dados. O repositório é o ambiente virtual que concentra a produção acadêmica da FGV em um único local e tem como função a preservação e a disseminação da memória e identidade institucional. O acesso a todos os documentos do Repositório Digital é livre no site sistema.bibliotecas-bdigital.fgv.br/. Os interessados também podem acessar o link “Bases de Dados” da Biblioteca Digital, que conta com 154 bases de acesso livre no site http://sistema.bibliotecas-bdigital.fgv.br/bases-dados.

  8. A FGV disponibiliza alojamento para os alunos?

    Não.

  9. A FGV faz reserva de sala para evento?

    A FGV não disponibiliza aluguel de sala para terceiros. Os eventos realizados na Fundação são apenas institucionais.

  10. Qual o procedimento para fazer promoção dentro e fora da escola?
    • São Paulo: para promoção dentro e/ou fora da faculdade, entrar em contato pelo telefone 11 3799-4252 ou pelo e-mail [email protected]. Falar com a Diretoria de Comunicação e Marketing.
    • Rio de Janeiro: para promoção dentro e/ou fora da faculdade, entrar em contato pelo telefone 21 3799-5463. Falar com a Diretoria de Comunicação e Marketing.
  11. Como é a gestão de achados e perdidos na FGV?

    Todos os itens esquecidos nas dependências da FGV serão guardados por um período de até 90 dias para devolução e, caso não sejam reavidos, seguirão destinação legalmente fixada.

Programas e cursos

  1. Como estão sendo realizados os cursos presenciais durante a pandemia?

    Durante o período de pandemia do novo Coronavírus, as Escolas e Unidades da FGV adaptaram os seus programas, de forma a permitir, excepcionalmente, que as aulas sejam acompanhadas por todos, ao vivo, de suas residências, até que os encontros presenciais possam ser restabelecidos. A metodologia adotada prevê a utilização de aulas síncronas por meio da moderna tecnologia Zoom, combinada com materiais disponíveis on-line. A FGV está certa de que a oferta dessa tecnologia possibilitará que superemos o tempo de distanciamento social, sem perda de qualidade no atendimento ao estudante, até que tenhamos condições para a retomada de aulas presenciais.

  2. A FGV faz validação de diploma estrangeiro?

    A validação de diplomas expedidos por instituições estrangeiras é realizada pela universidade que ministra um curso reconhecido na mesma área de conhecimento ou em área afim. A FGV é faculdade, por esse motivo não realiza a validação.

  3. A FGV mantém parcerias com empresas para oferecer descontos nos cursos lato sensu?

    Sim. As empresas parceiras possuem desconto mediante regras estabelecidas pelo departamento financeiro do curso. Confira no RH da sua empresa se ela tem convênio com a FGV.

  4. A FGV oferece bolsas de estudo? Onde posso obter informações?

    Sim. No Rio, oferece bolsas nos cursos de Administração, Direito, Economia, Ciências Sociais e Matemática Aplicada. Em São Paulo, nos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Direito e Economia. Para mais informações, acesse o site vestibular.fgv.br/bolsas-de-estudo.

  5. É possível fazer pós/MBA sem ter concluído a graduação?

    Não. Segundo o artigo 9º, inciso VII, e 44, inciso III, da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e com fundamento no Parecer CNE/CES no 263/2006, homologado em 18 de maio de 2007, publicado no DOU de 21 de maio de 2007. Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.

  6. Com quem falar para fazer divulgação de vagas de estágio?
    • São Paulo

    Administração: Centro de Carreiras
    E-mail: [email protected]
    Telefone: 11 3799-7823  

    Direito: Núcleo de Prática Jurídica
    E-mail: [email protected]
    Telefones: 11 3799-2281 ou 11 3799-2282

    Economia:
    E-mail: [email protected]
    Telefone: 11 3799-3288

     

    • Rio de Janeiro

    Administração, Economia, Matemática, Ciências Sociais e História
    E-mail: [email protected]
    Telefones: 21 3799-5672 21, 21 3799-5437 e 21 3799-5478.

    Direito: Núcleo de Prática Jurídica
    E-mail: [email protected]
    Telefone: 21 3799-5915

    MBA
    E-mail: [email protected] e [email protected]
    Telefones: 21 3799-5858 ou 21 3799-5859

  7. Portador de diploma de curso de tecnólogo pode fazer MBA/pós-graduação?

    Pode se constar no certificado do curso a carga horária mínima de 1.600 h/aula.

  8. Como saber se os cursos ministrados nas escolas conveniadas e/ou corpo docente realmente possuem certificação da FGV?

    Os cursos oferecidos nas conveniadas que têm a marca FGV Management são certificados pela Fundação Getulio Vargas. Confira as conveniadas no site management.fgv.br/conveniadas. As instituições que fazem parte da rede são responsáveis pela comercialização, logística e operacionalização dos programas. O conteúdo, professores e a coordenação acadêmica são de inteira responsabilidade da FGV.

  9. A FGV oferece cursos gratuitos?

    Sim. A FGV oferece conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Para ter acesso aos cursos que o FGV Online oferece, acesse www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/.

  10. A FGV oferece curso preparatório para o exame da OAB?

    Não. O exame é organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil. Informações sobre o exame podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e através do e-mail [email protected].

    De segunda a sexta, das 8h às 17h30.

    Link: oab.fgv.br/

  11. É possível solicitar transferência entre as conveniadas?

    É possível, porém é necessário checar a disponibilidade do curso na unidade de destino, bem como as questões acadêmicas, financeiras etc. O aluno deve procurar a secretaria da conveniada para obter informações quanto aos procedimentos necessários para solicitar a transferência.

  12. É possível requerer transferência de outras instituições de ensino para a FGV?

    Sim. O candidato deve procurar a Secretaria de Registros Acadêmicos para obter informações quanto aos procedimentos necessários de cada escola e se informar sobre as exigências para a realização da transferência.

  13. Os cursos de pós-graduação lato sensu da FGV são aprovados e reconhecidos pelo MEC?

    Os cursos nesse nível independem de autorização prévia e de reconhecimento. Contudo, devem obedecer rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES 01/2018, em vigor a partir de 07/04/2018. Os cursos de pós-graduação lato sensu / especialização oferecidos pelas Escolas da FGV estão cadastrados no e-MEC, em consulta pública disponível no site: emec.mec.gov.br.

  14. Os cursos têm turmas iniciando a cada semestre letivo?

    Sim.

  15. Quais são as formas e condições de pagamento para a realização dos cursos CADEMP da FGV?

    O pagamento é feito através de boleto bancário ou cartão de crédito (*compra recorrente – VISA e MasterCard), após a realização da inscrição no site.

    O valor pode ser parcelado em até 3x para pessoa física.

    No caso de pessoa jurídica, é necessário encaminhar uma carta de autorização de faturamento emitida pela empresa. O faturamento será realizado 30 dias após o início do curso.

    E-mail RJ – [email protected]
    E-mail SP –­ [email protected]

    *A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.
  16. Onde posso registrar reclamações sobre as conveniadas da FGV?

    Através de um e-mail para a ouvidoria responsável pelas conveniadas: [email protected].

  17. Qual o prazo e onde posso retirar o certificado de participação dos eventos (palestras, seminários etc.) promovidos pela FGV?

    Para informações sobre prazos e local para a retirada do certificado, é necessário entrar em contato com a escola que organizou o evento.

  18. Onde solicitar 2a via de certificado de cursos concluídos na FGV?

    É necessário entrar em contato com a secretaria do curso realizado.

  19. Onde posso obter informações sobre os concursos organizados pela FGV?

    No site fgvprojetos.fgv.br/concursos e no telefone 0800-2834628.

  20. Onde posso saber mais sobre os eventos na FGV?

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.