Saúde
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/06/2024 - 11:04

Dieta da Saúde Planetária: Benefícios para o Corpo e o Ambiente

Pesquisadores de Harvard revelam a Dieta da Saúde Planetária que promove a saúde do corpo e do meio ambiente. Redução de carnes vermelhas, aumento de grãos integrais e vegetais são essenciais. Estudo aponta benefícios para a saúde e redução do impacto ambiental.

A Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan realizou uma pesquisa revelando que há uma dieta específica que promove a saúde do corpo e melhora o equilíbrio do planeta. E ela não é tão difícil ou longe do nosso dia a dia como podemos imaginar.

Na publicação, os pesquisadores analisaram as recomendações do relatório EAT-Lancet de 2019, que trata sobre a Dieta da Saúde Planetária (PHD). Segundo eles, a dieta necessita ter uma redução no consumo de carnes vermelhas e aumento na variedade de grãos integrais, vegetais e nozes que reduz as chances de mortalidade por doenças cardíacas e pulmonares, além de câncer, como também garante um menor impacto ao meio ambiente.

“Mudar a forma como comemos pode ajudar a retardar o processo de mudança climática. E o que é mais saudável para o planeta também é mais saudável para os humanos”, diz Walter Willett, um dos autores do estudo.

Segundo especialistas, a dieta se baseia e tem semelhança com a dieta mediterrânea que ganhou popularidade por seus benefícios que vão desde perda de peso até redução do risco de doenças e aumento da longevidade.

Um cardápio típico da dieta mediterrânea é rico nesses alimentos: frutas, vegetais e grãos integrais. Feijões, sementes, nozes, castanhas, e azeite extra-virgem também são permitidos. A carne vermelha, o açúcar refinado e a farinha são itens que devem ser evitados. Para substituí-los, adiciona-se ovos, laticínios e carne branca, como frango e peixe – todos em porções menores do que na alimentação tradicional.

Uma dieta rica em grãos integrais, vegetais e nozes é essencial para prevenir doenças como câncer, visto que esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e compostos fitoquímicos, como antioxidantes.

A pesquisa computou os dados de saúde de mais de 200 mil homens e mulheres inscritos na pesquisa. Os especialistas descobriram que os participantes que seguiam a Dieta da Saúde Planetária (PHD) ofereciam menos impactos ao meio ambiente, incluindo a redução do desperdício alimentar e a melhoria das práticas agrícolas, como 29% menos emissões de gases com efeito de estufa, 21% menos necessidades de fertilizantes e 51% menos utilização de terras agrícolas.

O que é a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea é baseada nos alimentos tradicionais dos países que fazem fronteira com o Mar Mediterrâneo, incluindo França, Espanha, Grécia e Itália. Pesquisas indicam que as pessoas que vivem nessas regiões tendem a ser mais saudáveis e têm menor risco de muitas doenças crônicas.

Para quem é indicada a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea é indicada para todos que querem ter uma alimentação mais saudável e balanceada, com maior número de legumes, verduras e frutas, por exemplo. Mas essa alimentação também é uma boa opção para vegetarianos e para quem quer perder peso. Embora seu objetivo não seja o emagrecimento, o simples fato de comer melhor e de maneira mais saudável, em porções menores, já contribui para a perda de peso.

Mais recente Próxima Mulher desenvolve alergia após aplicação de extensão de cílios

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Em prisão domiciliar, Deolane fez post criticando decisão de não poder falar sobre caso

Deolane Bezerra: veja medidas cautelares impostas à prisão domiciliar da influenciadora, que violou ordem judicial logo após deixar presídio

Chefe do governo da Espanha visita a China em meio a fortes tensões comerciais entre Bruxelas e Pequim

Em Pequim, premier da Espanha, Pedro Sánchez, propõe ‘solução negociada’ para o conflito UE-China sobre carros elétricos

Jogo terá trio do Real Madrid no ataque da seleção brasileira

Paraguai x Brasil: horário e onde assistir ao vivo ao jogo das Eliminatórias

Alta nos casos de assédio mostra importância da conscientização e do acesso a canais de denúncia

Permanência de Silvio Almeida no governo era insustentável

Investigados pelo 8 de Janeiro devem ser condenados ou inocentados em julgamentos justos

Anistia a golpismo e impeachment no STF são absurdos

O banimento do X, no Brasil, não é um gesto isolado

Pintou um clima global contra as big techs

Assistimos a governantes recomeçando projetos a partir do zero, ignorando o que foi feito pela gestão anterior

Políticas de Estado, e não de governo

Pessoas humildes têm sido enganadas 24 horas por dia, com um turbilhão de anúncios na mídia, em jogos de futebol e nas redes sociais

É urgente dar fim à farra das bets

Veja o horóscopo do dia 10/9 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 10/9

Veja o horóscopo do dia 10/9 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 10/9