Saúde
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

Para os frequentadores de academia, o Whey Protein, que é feito com a proteína do soro do leite e ajuda no aumento da massa muscular, é um dos itens mais desejados. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou um concentrado um concentrado proteico a partir do feijão carioca que promete ser uma substituição para o suplemento.

Os grãos, cultivados em solo brasileiro, são um ingrediente proteico de alta qualidade. Além disso, serão 80 gramas de proteína para cada 100 gramas do produto, o que representa 80% da sua composição. Como o Whey, o produto desenvolvido pode complementaa a alimentação, oferecendo uma alternativa a quem necessita ou deseja aumentar a ingestão de proteínas.

Como resultado, vai ser possível acrescentar o concentrado em alimentos à base de vegetais — também chamados de plant-based — que são similares a produtos de origem animal como hambúrgueres, empanados, salsichas, linguiças, leites vegetais e iogurtes, assim como alimentos panificação, bebidas e suplementos alimentares.

“O fato de o feijão ser uma das leguminosas mais representativas para o país influenciou a ideia de obter um concentrado proteico de outra leguminosa, que não a soja e a ervilha. Como temos grande produção nacional de feijão, inclusive para exportação, consideramos que é uma matéria-prima ideal para obter esses concentrados proteicos”, explica pesquisadora Janice Lima, em comunicado.

Outro ponto de interesse é que os aminoácidos essenciais, responsáveis pela formação de proteínas dentro do organismo, contidos no grão do feijão são mantidos no concentrado proteico. Mas nenhuma dessas propriedades afeta o sabor.

A partir de avaliações realizadas no laboratório, foi verificado que ele tem características clean taste, ou seja, um sabor neutro que influencia menos no gosto, como outros produtos encontrados no mercado brasileiro.

“Usando o concentrado proteico que obtivemos e um já comercializado no mercado, não houve diferença de aceitação pelos participantes. Ficamos muito satisfeitos com o resultado alcançado”, afirma a pesquisadora Ilana Felberg.

A pesquisa realizada pela Embrapa também estudou formas de aproveitamento dos resíduos gerados pela extração da proteína dos grãos de feijão carioca. Foram encontradas três alternativas pela equipe de pesquisadores: o primeiro, com 30% de fibra, pode ter uma função parecida com a dos farelos de cereais.

Já o segundo, o amido de feijão, mostrou um total de 91% de pureza após ser processado com água e sem o uso de reagentes químicos. Estudos voltados para esse ingrediente específico ainda estão em andamento. Por fim, o terceiro, foi o resultado da extração da proteína e do amido, com um teor de fibra de 64%.

“Essa quantidade é muito interessante e a fibra avaliada tem a capacidade de reter cinco vezes o seu peso em água, o que é uma característica muito desejada pela indústria de alimentos”, pontua Melicia Galdeano, cientista parte da equipe da Embrapa.

Webstories
Mais recente Próxima Ainda sou contagioso? Saiba pelo tipo de sintoma de 6 infecções: gripe, Covid, conjuntivite, norovírus, VSR e de garganta

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Francês teme que posição de argentino em relação à mudanças climáticas possa levar à saída da Argentina do Acordo Climático de Paris

Macron afirma esperar que Milei se una a 'consenso internacional' antes da reunião de cúpula do G20

Astro canadense também investiu quase R$ 3 milhões em Jon Jones que encara Stipe Miocic neste sábado (16)

Rapper Drake perde mais de R$ 2 milhões após apostar em Mike Tyson contra Jake Paul

Seguidores de atleta indiano condenam atitude em disputa contra o influenciador digital brasileiro: 'Pode assediar no meio da luta?'

Após 'sarrada' em luta contra Whindersson Nunes, boxeador Neeraj Goyat vira alvo de críticas: 'Envergonhou o esporte'

Cidade recebe eventos neste sábado (16) e no domingo (18); a reunião de cúpula acontece no início da próxima semana

Rio tem chuva e temperaturas mais baixas no fim semana com eventos do G20; saiba previsão para os próximos dias

Presidente tem encontro marcado com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres

Grupo faz manifestação contra G20 e pró-Palestina na porta de hotel de Lula

Gracie, de 27 anos, alegou que também foi submetida a body-shaming durante uma viagem recente à Disneylândia, e acusou um parque temático de discriminação

Modelo com 140cm de quadril revela que companhias aéreas se negam a tê-la como passageira por falta de assento

Apresentador deseja levar seu 'Contando histórias' para outros países, além da Terra do Tio Sam e do Brasil

André Marques roda cidades dos EUA em motorhome para gravar programa

Pesquisadores analisaram medicamentos agonistas do receptor GLP-1 que impediria o excesso da bebida ao atingir o centro de recompensa do cérebro

Medicamentos usados para diabetes podem reduzir consumo de bebidas alcoólicas, diz novo estudo; entenda

Apresentada, de 55 anos, foi convidada do Vênus Podcast

Luciana Gimenez revela detalhes de vida amorosa e se nega a namorar com homens de 20 anos: 'Não serve'

Em contraponto, o presidente ucraniano afirmou que o líder russo, Vladimir Putin, não estaria procurando paz

Zelensky quer que guerra contra Rússia acabe em 2025 por 'meios diplomáticos'