Mundo
PUBLICIDADE

Por AFP — Assunção

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 03:27

Postura regressiva da Argentina na OEA

A Anistia Internacional alertou para a postura regressiva da Argentina em questões de gênero e meio ambiente na OEA, colocando em dúvida seu apoio a projetos importantes. O país contestou resoluções ligadas a direitos humanos, democracia e perspectivas étnicas, gerando preocupação internacional.

A Anistia Internacional (AI) expressou nesta terça-feira sua preocupação com as objeções da Argentina a projetos vinculados a gênero e meio ambiente feitas em uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA), a um dia do início da Assembleia Geral do organismo em Assunção.

"A Anistia Internacional manifesta sua preocupação pela posição regressiva em consensos históricos em matéria de gênero, meio ambiente e defesa dos direitos humanos tomada pelo Estado argentino no seio da Organização dos Estados Americanos", escreveu a AI em um comunicado.

Entre 26 e 28 de junho, será realizada a 54ª Assembleia Geral do fórum multilateral, onde se buscará a aprovação definitiva desses projetos sobre os quais a Argentina colocou em dúvida seu apoio.

O episódio ocorreu em uma reunião ordinária do Conselho Permanente da OEA na terça-feira passada em Washington, quando a representante da Argentina, Sonia Cavallo, contestou projetos de resolução vinculados à democracia, aos direitos humanos, ao meio ambiente e à perspectiva de gênero e étnica nos assuntos abordados pela organização.

"É urgente que a Argentina reveja esta postura que derruba acordos básicos sustentados durante os últimos anos, como o absoluto repúdio à violência de gênero", afirmou Mariela Belski, diretora executiva da AI.

O encontro de chanceleres e representantes de países-membros — o último com Luis Almagro como secretário-geral — se concentrará em quatro áreas: defesa da democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento.

Belski destacou que o posicionamento argentino mostra "um preocupante retrocesso na política externa nacional" e que "esses antecedentes se somam ao anúncio da chancelaria de suspender a participação em eventos ligados à Agenda 2030 da ONU".

A Agenda 2030 tem como objetivos o fim da pobreza, a igualdade de gênero, a educação, a segurança alimentar, o crescimento econômico inclusivo e o combate urgente às mudanças climáticas e seus efeitos, entre outros temas. Mas o presidente argentino, Javier Milei, é seu firme detrator.

"Não vamos aderir à Agenda 2030, não aderimos ao marxismo cultural, à decadência", declarou Milei antes de ser eleito.

Mais recente Próxima Julian Assange: veja as condições do acordo para a libertação de fundador do Wikileaks
Mais do Globo

Ele ficou foragido por cinco meses até que foi preso ao visitar a família em fevereiro deste ano

Homem é condenado a 29 anos de prisão após matar influencer com tiros em Ipatinga (MG)

Ramon Souza foi atingido durante confusão no gramado depois do apito final e precisou ser atendido em UTI móvel

'Abalado psicologicamente', diz goleiro que levou tiro de bala de borracha de PM após jogo em Goiás

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) concedeu mais cinco dias para que a companhia entregue a documentação necessária para comprovar o cumprimento da decisão

Governo nega recurso da Meta, mas amplia prazo para empresa suspender uso de dados pessoais para treinar IA

Texto aprovado nesta semana também aumentou número de aulas de disciplinas traidicionais e criou diretrizes para a parte flexível do currículo

Novo Ensino Médio: reforma libera que escolas troquem trabalho remunerado ou voluntário por aulas em tempo integral

Parque não divulgou para onde animais serão levados; Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina afirmou que transporte das espécies é complicado e requer cuidado

Para onde vão os animais? Beto Carrero fecha zoológico e levanta dúvidas sobre destino de espécies

Benjamin Netanyahu argumentou que controle seria necessário para impedir que o Hamas tivesse acesso a novos armamentos via Egito

Premier de Israel exige controle sobre fronteira entre Gaza e Egito para discutir cessar-fogo

Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues teriam sido alvo de 'desinformação' de membros da Abin

PF indica que Ramagem determinou 'ações clandestinas' contra cúpula da CPI da Covid

Samuel Rosa apresenta a sua nova turnê “Samuel Rosa Tour” no dia 09 de agosto, no VIVO RIO.

Samuel Rosa no Vivo Rio: Assinante tem 50% de desconto

No mundo e no Rio de Janeiro, a discussão envolve direitos e liberdades, de turistas e moradores

Airbnb deve ser banido? Ou regulamentado?

Para a PF, Alessandro Vieira foi monitorado pela Abin paralela e se tornou alvo de ataques nas redes para dissimular ligação de núcleo político do esquema a condutas ilícitas

Gabinete do ódio mirou senador que convocou Carlos Bolsonaro para CPI da Covid