Mundo
PUBLICIDADE

Por O Globo com agências internacionais — Tel Aviv

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/06/2024 - 23:07

Conflito entre Israel e Hamas

Exército de Israel afirma que não pode eliminar o Hamas, gerando debate com governo de Netanyahu que promete derrotar o grupo em ofensiva em Gaza. A guerra já causou milhares de mortes e sequestros.

O principal porta-voz do Exército de Israel, o contra-almirante Daniel Hagari, afirmou na quarta-feira que não é possível eliminar o Hamas por meio de uma guerra, por se tratar de uma ideologia. A fala do militar pareceu contrariar um dos objetivos traçados por Israel no começo da guerra, de erradicar o grupo palestino que controla Gaza, provocando uma reação imediata do governo do premier Benjamin Netanyahu, que reiterou o compromisso de destruir o movimento.

— O Hamas é uma ideologia, não podemos eliminar uma ideologia. Dizer que vamos fazer o Hamas desaparecer é jogar areia nos olhos das pessoas — declarou Hagari em entrevista à emissora israelense Canal 13. — Se não oferecermos uma alternativa, no final, teremos o Hamas no poder em Gaza.

Os comentários foram rapidamente rebatidos pelo Gabinete de Netanyahu, cujo governo declarou que a ofensiva em Gaza não terminaria antes da derrota total do Hamas.

"O Gabinete político e de segurança liderado pelo primeiro-ministro Netanyahu definiu como um dos objetivos da guerra a destruição das capacidades militares e governamentais do Hamas", manifestou em um comunicado. "As FDI [Forças de Defesa de Israel, o Exército] estão, obviamente, comprometidas com isso", acrescentou.

O Exército emitiu outro comunicado no qual sublinhou que Hagari falou "sobre a destruição do Hamas como ideologia e ideia". Suas palavras foram "claras e explícitas", sustentou. "Qualquer outra declaração seria tirar as coisas de contexto", insistiu.

A eliminação total do Hamas e a proposição de um plano para Gaza ao fim da campanha militar, é uma das principais pressões recentes sobre Netanyahu e sua cúpula política. Ao desembarcar do Gabinete de guerra, dissolvido no começo da semana pelo premier, o líder opositor Benny Gantz mencionou a incapacidade do governo de propor um plano para o enclave palestino.

Nesta quinta-feira, o Exército israelense voltou a bombar a Faixa de Gaza. No campo de refugiados de Nuseirat, no centro do território palestino, duas pessoas morreram em um bombardeio, segundo fontes médicas. Testemunhas também relataram disparos de tanques em Zeitun, bairro da Cidade de Gaza, no norte, e nos campos de Bureij e Maghazi.

Em Rafah, no extremo sul do território, uma fonte do braço armado do Hamas confirmou que há confrontos ativos entre soldados israelenses e combatentes palestinos.

A guerra começou em 7 de outubro, quando integrantes do Hamas mataram 1.194 pessoas, na maioria civis, e sequestraram 251 no sul de Israel, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelenses. O Exército israelense estima que 116 pessoas permanecem sequestradas em Gaza, 41 das quais teriam morrido.

Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que já deixou pelo menos 37.396 mortos em Gaza, também em sua maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território, governado pelo Hamas.

Mais recente Próxima Equador sofre apagão geral por falhas na rede de fornecimento

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

Em nova mansão da filha, Margareth Serrão reclamou do funcionamento do eletrodoméstico luxuoso

Mãe de Virginia se irrita com geladeira de R$ 50 mil : 'arrancar e trazer outra'

Deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) será a vice do petista; na capital, esquerda permanece dividida com oficialização da pedetista prevista para o final da tarde

Após negativas de Duda Salabert, PT oficializa Rogério Correia em BH com presença de Gleisi e Marina Silva

Cantora faz show após maratona com convidadas e lembra participantes de usar a pulseirinha do evento: 'se não vai ter que cantar 'Catedral' na entrada', brinca

Zélia Duncan madruga para corrida de celebração de seus 60 anos e dá dicas: 'não coma demais'

Segundo as mães de Alyne Moura e Alex Maciel, ambos com 19 anos, os dois começaram a trabalhar recentemente na empresa suspeita de lesar financeiramente vários clientes e não sabiam dos crimes cometidos

Familiares de jovens presos em operação contra golpistas na Zona Norte manifestam na porta da delegacia; veja o vídeo

Atriz gravou vídeo nas redes sociais lendo um livro intitulado de 'Guia para Adultos de Como Soltar Pum'

Demi Moore lança campanha para acabar com o silêncio em torno de 'soltar pum': 'todos nós fazemos isso'

Advogados do partido reclamam que o prefeito usou adesivo com número de sua chapa durante convenção

PSB de Tabata Amaral aciona Justiça Eleitoral contra Nunes por propaganda antecipada

Bia Ferreira conquistou o único pódio do país na modalidade em Paris-2024

Depois de quebrar jejum de 44 anos, boxe masculino fica sem medalha pela primeira vez em 12 anos

Cantora e compositora hispano-americana tem sido vista frequentemente com o astro de 'Missão Impossível'

Novo affair de Tom Cruise? Quem é Victoria Canal, cantora 37 anos mais nova que o astro

Até as 9h, atletas brasileiros já tinham sido eliminados ou ficado sem medalhas em tiro com arco, tênis de mesa, vôlei de praia e boxe

Acordou com o pé esquerdo? Brasil vive manhã de decepções sucessivas em Paris-2024

Volante brasileira esbanjou experiência ao 'matar' contra-ataque puxado por uma das craques da seleção francesa

Entenda por que falta feita por Angelina em Brasil e França tem sido tão comemorada nas redes sociais