Mundo
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

No cargo há menos de um ano, o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o posto cinco meses antes da deflagração de guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Com mais de 40 anos de carreira diplomática, ele chegou a representar o Brasil em sete países antes de Israel, onde nesta segunda-feira sofreu constrangimento ao ser levado ao Museu do Holocausto por representante do governo israelense. O episódio marca mais um capítulo da crise diplomática vivida entre os dois países após fala de Lula sobre o genocídio judeu durante a Segunda Guerra Mundial.

Meyer ingressou na vida diplomática em 1978, e desde então serviu em embaixadas de países como Iraque, União Soviética, Guiana e Cuba. Ele também já foi embaixador no Cazaquistão (2006-2011) e no Marrocos (2011-2015). Dentro do governo brasileiro, ele já foi assessor de gabinete de ministro, assistente do Departamento de Organismos Internacionais e porta-voz do Itamaraty.

Em 2023, Meyer passou por sabatina no Senado Federal para assumir o posto, e foi aprovado por ampla maioria. No documento em que pleiteia a vaga, ele defende como uma das metas principais de sua gestão a manutenção de contato permanente com o Escritório de Representação do Brasil em Ramallah e com autoridades israelenses para atender às demandas consulares de brasileiros que moram na Palestina e "necessitam ingressar em espaço sob jurisdição israelense".

Outra meta prevista envolve o apoio a plataformas para a "promoção de contatos entre israelense e palestinos" para promover ações que levem à paz. Já entre os indicadores para medir a eficácia de seu trabalho enquanto embaixador, estaria a participação de eventos que promovam contato entre israelenses e palestinos.

Ao tomar posse no cargo, em setembro de 2023, Meyer foi recebido pelo presidente de Israel, Isaac Herzog, que se referiu ao Brasil como um "país adorado entre os israelenses":

— O Brasil é um país popular e adorado entre o público israelense. Nós ficamos felizes em receber sua liderança em Israel e trabalhar na promoção de relações diplomáticas e comerciais entre os nossos países.

Constrangimento em Israel

Diante da crise diplomática entre o governo brasileiro e Israel, o ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz, levou Meyer ao Museu do Holocausto do país nesta segunda-feira. O movimento, visto com irritação por auxiliares de Lula, ocorreu horas após o petista comparar a atuação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto.

Na ocasião, ele afirmou que levou o embaixador ao local porque representa um testemunho do que os nazistas fizeram aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

— Eu trouxe você a um lugar que testemunha, mais do que qualquer outra coisa, o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família — disse o israelense a Meyer na manhã desta segunda. — A comparação entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as atrocidades de Hitler e dos nazis é uma vergonha.

Mais recente Próxima O que significa chamar um embaixador de volta? Entenda como medida do governo Lula afeta relação com Israel

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

Firjan's monitor aims to expand Brazilian business opportunities abroad

Platform offers trade data from G20 member countries

President scheduled to meet with UN Secretary-General, António Guterres

Group protests against G20 and pro-Palestine outside Lula's hotel

Panel held at Armazém da Utopia this Saturday, penultimate day of meeting

Mayors discuss US$ 800 billion annual investment for climate change adaptations

A detecção precoce do câncer de pulmão é uma prioridade para as organizações de saúde

Câncer de pulmão: pessoas com apneia do sono têm 9% mais chance de desenvolver a doença; entenda

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva trabalha com amostras de sangue ficam armazenadas a uma temperatura de 80 graus negativos

Corte de luz na UFRJ pode representar prejuízo de R$ 5 milhões para laboratório

Cineastas e produtores reclamam de ausência de regulação no streaming, dominado por empresas estrangeiras: 'Brasil está ficando para trás'

Profissionais do cinema criticam atual gestão do MinC e pedem ação urgente em carta a Lula

Monitor da Firjan pretende ampliar oportunidades empresários brasileiros no exterior

Plataforma disponibiliza dados comerciais de países participantes do G20

G20 Social's final declaration, presented by civil society representatives, advocates for progressive taxation of the super-rich

Lula meets Guterres and urges G20 Social at future summits

Museus no entorno da Zona Portuária têm filas para receber visitantes; previsão de chuva deve se manter pelo menos até o fim da tarde de sábado

Turistas buscam espaços culturais cobertos em meio à chuva e movimentação atípica da cidade durante o G20 Social

Brazil's secretary for International Affairs at the Ministry of Finance emphasizes inequality and super-rich taxation at G20

'Consensus at G20 would reshape future with Trump', says finance track coordinator Tatiana Rosito