Mundo
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi classificado como persona non grata em Israel até se retratar sobre a comparação que fez entre o desastre humanitário em Gaza e o Holocausto. A afirmação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz, ao repercutir a mais recente crise diplomática entre os dois países. Mas, na prática, o que significa ser persona non grata e qual a extensão legal da declaração?

Quando o integrante de um governo estrangeiro é considerado persona non grata, ele deixa de ser aceito pelo governo do Estado que o declarou. Apesar disso, a declaração de “persona non grata” não equivale à expulsão.

A declaração de persona non grata, instrumento jurídico amplamente reconhecido e utilizado nas relações internacionais, é prerrogativa que os Estados possuem para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo como tal em seu território, conferindo ao país que enviou tal representante a prerrogativa de retirá-lo do país receptor, explica o Itamaraty.

Classificado como persona non grata, o diplomata ou representante de um país não é reconhecido como membro da missão diplomática e não recebe o status diplomático ou consular, as imunidades e os privilégios garantidos internacionalmente para visitar aquele país.

Definir representantes estrangeiros como persona non grata é comumente utilizado para punir membros do corpo diplomático que cometeram infrações, para expulsar diplomatas acusados de espionagem e mostrar simbolicamente seu descontentamento. No contexto atual, o último fator é o que se encaixa para o presidente Lula.

Em entrevista coletiva neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou as mortes de palestinos em Gaza à matança de judeus na Alemanha nazista de Adolf Hitler. Pouco tempo depois, o governo de Israel anunciou que iria repreender o embaixador brasileiro em Tel Aviv. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves”.

"Não perdoaremos e não esqueceremos - em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é "persona non grata" em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras", afirmou em publicação no X — antigo Twitter.

Além do posicionamento público, o governo de Israel mudou o protocolo para encontros com diplomatas e representantes de nações estrangeiras e resolveu fazer a reunião com o embaixador do Brasil em Israel no museu do Holocausto, em Jerusalém. Normalmente, o encontro aconteceria no Ministério das Relações Exteriores.

“Esta manhã convoquei o embaixador brasileiro em Israel para o Museu do Holocausto, o lugar que testemunha mais do que qualquer outra coisa o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família” , afirmou o chanceler Israel Kantz no X — antigo Twitter.

As declarações de Lula foram feitas durante entrevista a jornalistas no hotel em que ele está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia. Lula foi convidado para discursar, no último sábado, na sessão de abertura da cúpula da União Africana. Ele também teve reuniões bilaterais com líderes do continente e com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh. No encontro, ele criticou tanto Israel quanto o Hamas.

"A comparação do presidente brasileiro Lula entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as acções de Hitler e dos nazis, que destruíram 6 milhões de judeus, constitui um grave ataque anti-semita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto", afirmou o chanceler nas redes.

Mais recente Próxima União Europeia lança missão no Mar Vermelho para proteger navegação internacional dos ataques dos Houthis

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

Troca de farpas em notas ocorre um dia após Zema e Kalil participarem da convenção do Republicanos que oficializou a candidatura de Mauro Tramonte à prefeitura de Belo Horizonte

Novo diz que foi 'surpreendido' com apoio de Kalil ao Republicanos e ex-prefeito rebate: 'Só está na chapa porque não vetei'

Sérvio conquistou ouro inédito na quinta participação olímpica

Mesmo com ouro em Paris-2024, Djokovic pretende estar nas próximas Olimpíadas: 'Eu amaria jogar Los-Angeles 2028'

Tilibra confirma montagens de internautas e vai produzir caderno com imagem de surfista, clicada no Taiti, que viralizou nas redes

Icônica foto de Gabriel Medina vai estampar capa de cadernos

A atleta é filha de pai argelino, mas nasceu na França e defendeu a seleção até 2021

Primeira ginasta africana a ganhar medalha olímpica, Kaylia Nemour trocou França por Argélia após briga com a federação; entenda

Influenciadora está de férias em Salvador, na Bahia, e abriu o álbum de fotos da viagem nas redes sociais

Fãs apontam magreza de Maya Massafera, e especialista fala sobre flacidez: 'risco da perda de peso rápida'

Hoje, a nadadora australiana Meg Harris, um dos sete nomes com deficiência auditiva, conquistou a medalha de prata nos 50 metros livres

Paris-2024: edição das Olimpíadas recordista em atletas surdos já conta com dois medalhistas

Músico baiano cantou 'Deus cuide de mim', do pastor Kleber Lucas, e falou sobre o crescimento da população evangélica no país: 'tem imensa importância pra mim'

Caetano e os evangélicos: em show com Bethânia, cantor surpreende com hit gospel; entenda relação com religião

Rubens Bomtempo (PSB) participou de convenção neste domingo; há três semanas, Castro esteve no município para declarar apoio ao vereador Hingo Hammes (PP)

Com Cláudio Castro na campanha de opositor, prefeito de Petrópolis oficializa candidatura e foca críticas em governador

Tempo de reação seria mais rápido, segundo dono da startup de chips cerebrais

Musk diz que pessoa com chip Neuralink poderá vencer um jogador profissional 'em alguns anos '

Por outro lado, tenista espanhol valorizou a medalha de prata conquistada e celebrou a possibilidade de ter feito dupla com o ídolo Rafael Nadal

Paris-2024: Alcaraz admite ter sentido pressão maior nas Olimpíadas que nas disputas de Grand Slams