Época
PUBLICIDADE

Por O Globo com agências internacionais — Santa Cruz

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/06/2024 - 00:00

Resgate incrível após 10 dias perdido nas montanhas

Aventureiro sobrevive 10 dias perdido em montanhas nos EUA bebendo água da sua bota. Resgatado após se perder em Santa Cruz, contou com ajuda de drones e sobreviveu com dieta líquida.

O americano Lukas McClish, de 34 anos, resgatado após ficar perdidos por dez dias em montanhas da Califórnia, nos Estados Unidos, sobreviveu bebendo água com ajuda da sua bota. Ele saiu para uma caminhada de três horas pela paisagem de Santa Cruz, no último dia 11 de junho, e foi dado como desaparecido depois de não comparecer à festa de Dia dos Pais da família, no dia 16. Com os recentes incêndios florestais na região, parte dos marcos históricos que orientam os aventureiros foi destruída, e ele se perdeu.

Em entrevista a veículos de imprensa americanos, McClish contou que se concentrou em consumir ao menos, por dia, 3,8 litros de água, que ele coletava com a ajuda de sua bota. Com o passar dos dias, sentiu fraqueza e passou a colher as poucas frutas silvestres que encontrava pelo caminho. Ao The New York Times, ele afirmou que basicamente precisou fazer a "dieta da água" durante o tempo que ficou perdido. Neste período, ele perdeu 4,5 quilos.

— Eu estava meio que fazendo a coisa da dieta da água. Se você beber um galão e meio de água todos os dias, você não precisa de comida até acabar com os carboidratos — disse ao jornal americano.

O desaparecimento de Lukas McClish mobilizou as autoridades da região de Santa Cruz. Os bombeiros receberam uma série de relatos de pessoas que ouviam alguém pedir socorro nas montanhas, mas demoraram a estabelecer exatamente onde ele estava. O aventureiro foi encontrado após uma varredura da área com o drone do Gabinete do Xerife de Santa Cruz.

Fotos divulgadas pela imprensa local mostram o reencontro emocionado do homem com parentes. Lukas McClish estava sujo e debilitado, mas não tinha ferimentos graves, de acordo com as autoridades.

Numa entrevista a uma afiliada da ABC News, McClish disse que saiu para caminhar com "apenas um par de calças, um par de sapatos de caminhada e um chapéu".

— Eu tinha uma lanterna e uma tesoura dobrável, como uma ferramenta Leatherman. E foi isso — lembrou ele. — Eu apenas me certifiquei de beber um galão de água todos os dias, mas depois, chegando perto do fim, meu corpo precisava de comida e algum tipo de sustento.

Lukas McClish agradeceu ao trabalho dos serviços de resgate e disse que não sairá para caminhar pela natureza de novo tão cedo.

— Fiz caminhada suficiente provavelmente para o resto do ano — destacou.

Mais recente Próxima Americana está desaparecida após viajar para retiro de ioga em Bahamas
Mais do Globo

Ramon Souza foi atingido durante confusão no gramado depois do apito final e precisou ser atendido em UTI móvel

'Abalado psicologicamente', diz goleiro alvo de tiro com bala de borracha de PM após jogo em Goiás

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) concedeu mais cinco dias para que a companhia entregue a documentação necessária para comprovar o cumprimento da decisão

Governo nega recurso da Meta, mas amplia prazo para empresa suspender uso de dados pessoais para treinar IA

Texto aprovado nesta semana também aumentou número de aulas de disciplinas traidicionais e criou diretrizes para a parte flexível do currículo

Novo Ensino Médio: reforma libera que escolas troquem trabalho remunerado ou voluntário por aulas em tempo integral

Parque não divulgou para onde animais serão levados; Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina afirmou que transporte das espécies é complicado e requer cuidado

Para onde vão os animais? Beto Carrero fecha zoológico e levanta dúvidas sobre destino de espécies

Benjamin Netanyahu argumentou que controle seria necessário para impedir que o Hamas tivesse acesso a novos armamentos via Egito

Premier de Israel exige controle sobre fronteira entre Gaza e Egito para discutir cessar-fogo

Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues teriam sido alvo de 'desinformação' de membros da Abin

PF indica que Ramagem determinou 'ações clandestinas' contra cúpula da CPI da Covid

Samuel Rosa apresenta a sua nova turnê “Samuel Rosa Tour” no dia 09 de agosto, no VIVO RIO.

Samuel Rosa no Vivo Rio: Assinante tem 50% de desconto

No mundo e no Rio de Janeiro, a discussão envolve direitos e liberdades, de turistas e moradores

Airbnb deve ser banido? Ou regulamentado?

Para a PF, Alessandro Vieira foi monitorado pela Abin paralela e se tornou alvo de ataques nas redes para dissimular ligação de núcleo político do esquema a condutas ilícitas

Gabinete do ódio mirou senador que convocou Carlos Bolsonaro para CPI da Covid