Vini Jr. leva Prêmio Socrates em cerimônia da Bola de Ouro por ações com instituto e por luta contra o racismo

Atacante está presente na premiação em Paris

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro


Vini Jr. com Prêmio Socrates na cerimônia da Bola de Ouro Reprodução

Estrela do Real Madrid e da seleção brasileira, Vini Jr. recebeu nesta segunda-feira, durante a premiação da Bola de Ouro, o Prêmio Socrates. Criado pela revista France Football no ano passado para prestigiar ações sociais feitas por jogadores, o prêmio foi dado ao atacante brasileiro por suas ações em seu instituto e pela importante luta contra o racismo no futebol espanhol.

— Estou muito feliz de receber esse prêmio. Poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, é muito improvável chegar aqui. É um sonho e é muito especial para mim estar aqui com todos vocês — falou Vini Jr.

Presidido por Vini Jr. desde a criação, em 2020, o Instituto Vini Jr tem como propósito o uso do futebol para inovar no processo de ensino de crianças e adolescentes, em colaboração com escolas públicas do Brasil. Além disso, uma das diretrizes do instituto é a capacitação de professores em práticas pedagógicas antirracistas.

— Estou preparado para isso, sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar por ele, espero que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste toda vez ter que vir falar sobre racismo. Gosto de falar sobre futebol, grandes jogadores que estão aqui. Mas quero pedir a força de vocês para que as crianças que virão possam sofrer cada vez menos — disse o atacante.

Mais recente Próxima Finalista da Sul-Americana, Fortaleza se afirma como protagonista sob gestão de Marcelo Paz: 'Título é a consolidação'