Esportes
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 01:26

Atletas pedem reforma na WADA.

Michael Phelps e Allison Schmitt pedem reforma na WADA após escândalo de doping chinês. Atletas criticam falta de punição e confiança abalada no órgão antidoping global. Phelps pede ação do Congresso para tornar a WADA independente e eficaz.

Os ícones da natação americana Michael Phelps, atleta olímpico com mais medalhas na história, e Allison Schmitt pediram nesta terça-feira a reforma da Agência Mundial Antidoping (WADA) após a forma como a entidade lidou com o escândalo de doping de nadadores chineses em 2021. Phelps e Schmitt, que é tetracampeão olímpico, falaram em depoimentos escritos publicados antes de comparecerem a uma audiência do Subcomitê de Supervisão e Investigações do Congresso dos EUA, realizada em Washington.

Ambos, juntamente com o diretor executivo da Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA), Travis Tygart, atacaram a WADA pelas recentes revelações de que 23 nadadores chineses testaram positivo em 2021 para trimetazidina (TMZ), um medicamento para o coração proibido desde 2014.

Os atletas, alguns dos quais competiram e conquistaram medalhas nos Jogos de Tóquio em 2021, não foram suspensos ou sancionados, uma vez que a WADA aceitou as explicações das autoridades chinesas de que os resultados foram resultado da contaminação de alimentos em um hotel. Na semana passada, o New York Times anunciou que três desses nadadores – incluindo dois medalhistas de ouro em Tóquio e um recordista mundial – já tinham testado positivo para substâncias proibidas vários anos antes.

A WADA defendeu-se das acusações de encobrimento, e a China também negou qualquer irregularidade nesta matéria, que explodiu na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que se realizarão de 26 de julho a 11 de agosto. Nos seus depoimentos, Phelps e Schmitt criticaram a forma como a WADA lidou com o caso e alegaram que o escândalo prejudicou a confiança dos atletas no órgão de vigilância antidopagem global.

Phelps, detentor de um recorde de 23 medalhas de ouro olímpicas, comparou a situação atual com a de 2017, quando apelou a mudanças na WADA durante uma audiência perante legisladores dos EUA sobre o escândalo de doping russo, em 2014.

“É claro para mim que qualquer tentativa de reforma da WADA fracassou e que continuam existindo problemas sistêmicos profundos que minam a integridade do desporto internacional e o direito dos atletas a uma competição leal, uma e outra vez”, disse Phelps. “Peço o Congresso a usar a sua influência considerável sobre a WADA para tornar a organização independente e eficaz”, exigiu.

Phelps disse que “amigos próximos” foram potencialmente afetados pela decisão de permitir que nadadores chineses competissem em Tóquio.

"Muitos deles viverão com 'e se' pelo resto de suas vidas", disse Phelps. "Como atletas, a nossa fé não pode mais ser cegamente colocada na Agência Mundial Antidopagem, uma organização que demonstra continuamente que é incapaz ou não quer aplicar as suas políticas de forma consistente em todo o mundo."

Mais recente Próxima Julgamento de homem acusado de assediar filho de ex-campeão do UFC tem data marcada
Mais do Globo

Parque não divulgou para onde animais serão levados; Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina afirmou que transporte das espécies é complicado e requer cuidado

Para onde vão os animais? Beto Carrero fecha zoológico e levanta dúvidas sobre destino de espécies

Benjamin Netanyahu argumentou que controle seria necessário para impedir que o Hamas tivesse acesso a novos armamentos via Egito

Premier de Israel exige controle sobre fronteira entre Gaza e Egito para discutir cessar-fogo

Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues teriam sido alvo de 'desinformação' de membros da Abin

PF indica que Ramagem determinou 'ações clandestinas' contra cúpula da CPI da Covid

Samuel Rosa apresenta a sua nova turnê “Samuel Rosa Tour” no dia 09 de agosto, no VIVO RIO.

Samuel Rosa no Vivo Rio: Assinante tem 50% de desconto

No mundo e no Rio de Janeiro, a discussão envolve direitos e liberdades, de turistas e moradores

Airbnb deve ser banido? Ou regulamentado?

Para a PF, Alessandro Vieira foi monitorado pela Abin paralela e se tornou alvo de ataques nas redes para dissimular ligação de núcleo político do esquema a condutas ilícitas

Gabinete do ódio mirou senador que convocou Carlos Bolsonaro para CPI da Covid

Além do clube gaúcho, Vasco, Fluminense, Athletico, Corinthians e Atlético-GO também demitiram seus treinadores

Com Coudet fora do Internacional, Brasileirão tem 30% dos times trocando técnicos nos últimos 20 dias

De acordo com projeções da ONU, cenário deve ocorrer no mesmo momento em que o número de pessoas no planeta atingirá seu pico, desafiando as estruturas de seguridade social dos países

Até 2080, população de idosos no mundo será maior que a de menores de 18 anos

Informações constam de relatório da Polícia Federal que baseou operação deflagrada hoje


'Abin Paralela' fez ações clandestinas contra coletivo Sleeping Giants Brasil, diz PF