Esportes
PUBLICIDADE

As manhãs de segunda a sexta-feira têm sempre um gostinho de olhar para uma banca de jornal ou sintonizar o rádio para quem liga no Sportv. Sob o comando de Marcelo Barreto, o “Redação Sportv” completa 20 anos hoje com a ideia de mostrar ao público o “fazer” do jornalismo esportivo em suas mais variadas formas. A data vem sendo marcada pela exibição de matérias especiais sobre o programa, que seguem nesta quarta.

Numa bancada formada pelo apresentador e outros dois comentaristas que se revezam, além de participação de praças regionais, o programa mergulha na cobertura diária de veículos impressos, de rádio e na internet.

— Desde o começo, há essa ótica. O “Redação” não está interessado só em apresentar o noticiário esportivo, mas também em apresentar a forma como esse noticiário esportivo foi apresentado por outros veículos — explica Barreto.

O jornalista e apresentador Marcelo Barreto comanda o "Redação" — Foto: Divulgação
O jornalista e apresentador Marcelo Barreto comanda o "Redação" — Foto: Divulgação

Marcelo assumiu a bancada de forma permanente em 2018, substituindo André Rizek, que hoje comanda o “Seleção Sportv”. O “Redação” também foi apresentado, em seu início, pelo narrador Luis Roberto.

Barreto explica que a participação de diferentes comentaristas, que vão desde o jornal impresso — com representantes do GLOBO— à visão internacional, é a chave da dinâmica do matinal.

—É essa a nossa tentativa de ampliar, de diversificar e não ter sempre o mesmo olhar. Lógico que os comentaristas da casa participam, são parte fundamental do programa, mas a gente gosta desse intercâmbio, dialogar com outras áreas do jornalismo e da sociedade.

Em 2015, ainda sob o comando de Rizek, o programa passou a ser apresentado em novo estúdio, diretamente da redação do canal. Em conversa com o GLOBO, Rizek lembra que um de seus maiores orgulhos durante sua passagem foi ser procurado por gigantes da cultura brasileira que eram fãs do programa.

André Rizek no estúdio do Redação em 2015 — Foto: Divulgação/Sportv
André Rizek no estúdio do Redação em 2015 — Foto: Divulgação/Sportv

— O Hugo Carvana, que já nos deixou, entrou em contato e falou “eu adoro o programa, vocês não vão me convidar?”. Ele foi, e foi bastante emocionante. Outro foi o (ator e diretor) Luís Carlos Miele. Ele também curtia o programa, nos procurou e foi demais.

O jornalista e comentarista lembra que sua primeira aparição no canal foi justamente no “Redação”, comentando sua série de reportagens sobre a “máfia do apito” na Revista Placar.

— O “Redação” tem uma leveza, desde o Luis Roberto, que gosto muito, acho admirável.

Especiais relembram a história do 'Redação'

Ao longo da semana, o Redação vem exibindo matérias especiais sobre a história do programa. Nesta quarta-feira, reportagem lembra dos apresentadores que já passaram desde a estreia, em 2004. Rizek, que comandou a atração entre 2010 e 2018, é um dos convidados de Barreto. Além dele, Luis Roberto, o primeiro apresentador, relembra como foi a edição de estreia.

Na quinta, o programa recordará esportistas que já passaram pela bancada. Já na sexta, é a vez de convidados ilustres, como o escritor Ferreira Gullar, o cartunista Ziraldo, o publicitário Washington Olivetto e o personagem “Zé do Caixão”, interpretado por José Mojica Marins.

Mais recente Próxima Dez anos depois da Copa-2014, veja como estão os estádios do Mundial e o que deu certo e errado na 'era das arenas'
Mais do Globo

Entre os dias 12 e 18 de setembro, os combos de pipoca também terão desconto especial

Semana do Cinema: com ingressos a R$ 12 em todo o Brasil, promoção ganha nova edição

'O abismo do esquecimento', que que tem a guerra civil como pano de fundo, resgata a tocante história do homem que tentou dar dignidade aos assassinados pela ditadura na província de Valência

Sucesso na Espanha, HQ narra luta real de uma mulher para recuperar os restos mortais do pai, vítima do franquismo

Poderoso presidente da Motion Pictures Association defendia os interesses do audiovisual dos EUA; no Brasil, dois projetos de lei para regular a comercialização do streaming estão parados no Congresso

Artigo: Onde está nosso Jack Valenti?

De acordo com o TSE, ao menos 155 mil eleitores que pertencem a povos originários estão registrados para votar neste ano

Candidaturas indígenas aumentam após cartilha da Justiça Eleitoral para incentivar participação desses grupos

Brasil não tem a geração com mais jogadores extraclasses de sua história. Tampouco faliu. Há material humano para construir time capaz de competir com as demais seleções da elite

A encruzilhada vivida pela seleção brasileira

Ato elevou a temperatura na eleição da cidade, onde Nunes e o ex-coach disputam o voto conservador

Marçal 'arregão' e Bolsonaro 'curvado ao comunismo': entenda como o Sete de Setembro agrava o racha da direita em SP

A um mês do pleito, igrejas evangélicas estão em clima eleitoral

Pregação política: pastores contrariam lei eleitoral e fazem cultos com apoio a Nunes em SP e pedidos de voto pelo país

Preterida por Bolsonaro após críticas à gestão do ex-presidente durante a pandemia virem à tona, Adeliana Dal Pont vem disputando o eleitorado à direita com o atual prefeito de São José, Orvino Coelho (PSD)

Candidata do PL em SC é cobrada por apoio a Dilma em 2014 e justifica: 'Aécio também tinha uma lama de corrupção'

Ex-delegado, Pazolini (Republicanos) pode ser reconduzido já no 1º turno; João Coser (PT) é seu principal concorrente

'O GLOBO nas capitais': prefeito de Vitória lidera com folga contra petista enquanto o bolsonarismo patina