Intercolegial
PUBLICIDADE
Por , O Globo — Rio de Janeiro

Com a abertura das inscrições no dia 1º de abril — encerramento no próximo dia 19 —, a expectativa para o Intercolegial de 2024, que tem realização do jornal O GLOBO e apresentação do Sesc-RJ, começa a virar realidade. O Congresso de Abertura será em 24 de abril, enquanto as competições se iniciam em maio (futsal) e vão até o fim de novembro (vôlei de praia).

Somente no primeiro dia, 61 escolas já se garantiram na 42ª edição. Ao todo, são sete modalidades: futsal, skate, basquete, xadrez, handebol, vôlei e vôlei de praia. A previsão para 2024 é igualar ou superar o ano passado, que contou com 124 instituições de ensino. O regulamento só permite a inscrição de oito colégios por categoria nos esportes coletivos. Já nos individuais, não existe limite.

— O grande valor do Intercolegial é na parte social, com o aumento do mercado de trabalho dos professores de educação física, além do número crescente de bolsas de estudos para os alunos atletas — disse Roberto Garofalo, diretor-geral do Intercolegial.

Para seguir no topo

Em 2023, o Santa Mônica Rede de Ensino foi hexacampeão. Para manter a sede por títulos, o coordenador esportivo da escola, Luiz César Soares, destacou o nível de dificuldade do Intercolegial, o que engrandece uma possível sétima conquista seguida na disputa deste ano.

— A expectativa é sempre grande. Que a gente consiga o heptacampeonato do Intercolegial, mas é uma competição bem difícil — avisou Luiz César Soares.

Quem pode ameaçar essa sequência vitoriosa é o Loide Martha, de Duque de Caxias. Vice no ano passado, o colégio busca o troféu inédito em 2024. Rodrigo Rizzon, coordenador esportivo da escola, vê o Intercolegial como uma oportunidade de crescimento para os jovens.

— O esporte trabalha o aluno como um todo, desde a parte física até a mental e a social. Também ensina a ganhar e perder, além de tratar o adversário como oponente em vez de inimigo — destacou Rodrigo Rizzon.

Terceiro colocado em 2023, o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, também está animado para mais uma edição do Intercolegial.

— A expectativa é sempre a melhor possível. Muitas experiências positivas, aprendizado e conquistas. O Intercolegial é uma competição muito aguardada por todos nós, onde os alunos podem colocar em prática todo o aprendizado e dedicação que foram realizados nos treinamentos ao longo dos anos — disse Rodrigo Vallois, coordenador esportivo do GEO Doutor Sócrates.

Mais recente Próxima Intercolegial já vive a expectativa pelo início das competições em 2024
Mais do Globo

O GLOBO elencou alguns dos melhores endereços da cidade para celebrar nesta quarta-feira

Dia da pizza: Rio tem pizzarias premiadas e para todos os gostos;  confira

A Polícia Civil investiga vídeo publicado nas redes sociais e não constatou, até o momento, o uso de drones em ataques de quadrilhas. "Às vezes uma notícia como essa acaba incentivando, ainda que não seja verdade", disse o governador Cláudio Castro

Licitação do Estado do Rio para compra de 'fuzis anti-drone' está em fase final

Lista conta com três brasileiros e é dominada por times da Premier League

Maiores transferências da janela já movimentaram R$ 2,5 bilhões; veja top-10

Texto que vai à sanção de Lula amplia carga horária de disciplinas obrigatórias, como Matemática, Português, Inglês, Ciências Humanas e da Natureza. O Espanhol será optativo

O que muda com novo ensino médio a partir de 2025? Entenda itinerários e carga horária

Atacante japonês Kazuyoshi Miura já deixou claro que seu sonho é jogar até os 60 anos

Saiba os segredos do jogador de futebol mais longevo da história para continuar competindo como profissional aos 57 anos

Seleção argentina se classificou para a final da Copa América nesta terça-feira

'São as últimas batalhas e estou aproveitando ao máximo', diz Messi após classificação para final

Uruguai e Colômbia entram em campo nesta quarta-feira (10), às 20h (de Brasília), partida terá transmissão da TV Globo e Sportv

Uruguai x Colômbia na Copa América: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo

Homem de 64 assediava vítima pelas redes sociais; ele confessou o crime

'Obsessão doentia': 'stalker' mata mulher com tiro no rosto após rejeição, na Argentina

Ideia levantada por Lewandowski já está na lei, mas resistências impedem que tenha sido posta em prática

É vital para a segurança unificar ocorrências e antecedentes criminais

Jogador já assinou contrato, mas clube inglês ainda não

Vasco espera documento para anúncio de Coutinho nesta quarta-feira