Futebol
PUBLICIDADE

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

Depois de ficar de fora da lista da Fifa, o atacante Vini Jr. foi eleito nesta segunda-feira pela revista France Football o sexto melhor jogador do mundo na cerimônia da Bola de Ouro. Em voto dado por jornalistas, treinadores e capitães de seleções, Vini ficou atrás de Rodri, De Bruyne, Mbappé, Haaland e Messi.

Um dos grandes líderes técnicos do Real Madrid, Vini Jr. teve grande desempenho na última temporada europeia, que é a levada como referência para a votação. Em 55 jogos pelo Real Madrid, foram 23 gols e 19 assistências. Além disso, o atacante foi titular da seleção brasileira ao longo da Copa do Mundo do Catar. No mundial, fez quatro jogos, com um gol e duas assistências.

Vencedor do Prêmio Socrates

Anteriormente, Vini Jr. foi condecorado com o Prêmio Socrates. Criado pela revista France Football no ano passado para prestigiar ações sociais feitas por jogadores, o prêmio foi dado ao atacante brasileiro por suas ações em seu instituto e pela importante luta contra o racismo no futebol espanhol.

— Estou muito feliz de receber esse prêmio. Poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, é muito improvável chegar aqui. É um sonho e é muito especial para mim estar aqui com todos vocês — falou Vini Jr.

Presidido por Vini Jr. desde a criação, em 2020, o Instituto Vini Jr tem como propósito o uso do futebol para inovar no processo de ensino de crianças e adolescentes, em colaboração com escolas públicas do Brasil. Além disso, uma das diretrizes do instituto é a capacitação de professores em práticas pedagógicas antirracistas.

— Estou preparado para isso, sempre poder falar quando for necessário. Vou lutar por ele, espero que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste toda vez ter que vir falar sobre racismo. Gosto de falar sobre futebol, grandes jogadores que estão aqui. Mas quero pedir a força de vocês para que as crianças que virão possam sofrer cada vez menos — disse o atacante.

Mais recente Próxima Vini Jr. leva Prêmio Socrates em cerimônia da Bola de Ouro por ações com instituto e por luta contra o racismo
Mais do Globo

Pedido partiu de vereador; medida visa a combater os furtos de cabos e reduzir a poluição visual

Com mais de 30 toneladas de material recolhidas só este ano, Niterói estuda reforçar Operação Fio Zero

Ação foi apresentada à Justiça do Rio de Janeiro esta semana

Empresa cita dívida de R$ 6,7 milhões do Estúdio Wolf Maya e recorre à Justiça

Para Alexandre Silveira, resultado mostra que centro e esquerda, juntos, formam a maioria

Ministro de Minas e Energia vê vitória de Fuad em Belo Horizonte como 'palanque forte' para Lula em 2026

Cruz-maltino necessita de arrancada que precisa começar pelo jogo desta segunda

Ainda dá? Vasco enfrenta Bahia para pensar em Libertadores com possível G8; entenda as contas

Com 150 obras e um trabalho de curadoria de três anos, mostra fica em cartaz até 2 de fevereiro

Tarsila do Amaral ganha exposição no 
Musée du Luxembourg, em Paris

A dor de ver uma pseudociência querida criticada pode ser demais para alguns

A mágoa do negacionista

Segundo relatório da Universidade de Harvard a fruta é uma das mais populares e está entre as três mais produzidas no mundo

Consumida desde a antiguidade: maçã ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol; entenda

Sistema deve voltar à normalidade a partir das 4h da sexta-feira.

Niterói e São Gonçalo: Cedae realizará manutenção no Imunana-Laranjal e recomenda economia de água