Flamengo
PUBLICIDADE
Por

De olho na final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, o Flamengo ainda não sabe em que pé está no Campeonato Brasileiro, e a próxima rodada pode ser definidora para saber qual é seu principal objetivo na competição. Tudo vai depender dos resultados do seu jogo, e os dos primeiros colocados, Botafogo e Palmeiras. A equipe comandada por Filipe Luís enfrenta o Juventude, hoje, às 16:30, no Maracanã.

A nove desafios de terminar sua participação no torneio, as esperanças por uma conquista são poucas no Ninho do Urubu. Caso vença a partida atrasada, contra o Internacional, ainda estaria com sete pontos a menos em relação ao líder, seu rival estadual. Segundo os dados da Bola de Cristal do O Globo, fornecidos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de título são de apenas 0,75% — neste momento.

Enquanto almeja uma improvável primeira posição, o Flamengo se vê ameaçado por outro objetivo: o G-4, que garante uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Atualmente em 4º na tabela, está um ponto na frente do São Paulo, com um jogo a menos, e dois do Internacional. Para garantir o posto, o desempenho recente na competição precisa melhorar.

Nos últimos seis duelos, foram apenas duas vitórias e um aproveitamento de 39%. Os ânimos até se renovaram com a chegada do novo técnico. No entanto, a decisão da Copa do Brasil aparece como uma possível barreira para, pelo menos, seguir onde está no Brasileirão. Vale lembrar que o campeão garante um lugar na fase de grupos da Libertadores.

O caminho mais curto, apesar da missão ser dura, seria derrotar o Atlético na grande decisão. Mesmo assim, o rubro-negro está em uma posição sutilmente confortável no objetivo de manter-se no G-4: as chances, segundo a UFMG, são de 47%. Para melhorar sua situação, os dois próximos confrontos são de extrema importância.

Contra o Juventude, Filipe Luís irá promover algumas trocas na equipe titular, todas por necessidade. A grande surpresa fica pela provável entrada do jovem Evertton Araújo no lugar de De la Cruz, que sofreu lesão na coxa direita. Ayrton Lucas substitui Alex Sandro, que está se recuperando de um desconforto na mesma região do uruguaio. Já para ocupar a vaga de Bruno Henrique, suspenso, Michael deve ser o escolhido.

Provável escalação do Flamengo:

Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Evertton Araújo, Arrascaeta, Gerson, Michael e Gabigol.

Depois desta partida, o treinador do rubro-negro vai viver um grande dilema para a seguinte. O jogo atrasado com o Internacional será disputado quatro dias antes da ida da final da Copa do Brasil. Sendo, provavelmente, o único título de expressão que o Flamengo ainda tem chances de conquistar, em 2024, não seria nenhuma surpresa se alguns jogadores fossem poupados contra o colorado.

Mais recente Próxima Luiz Araújo, do Flamengo, celebra nascimento de sua segunda filha: 'Chegou para mudar nossas vidas'
Mais do Globo

Pedido partiu de vereador; medida visa a combater os furtos de cabos e reduzir a poluição visual

Com mais de 30 toneladas de material recolhidas só este ano, Niterói estuda reforçar Operação Fio Zero

Ação foi apresentada à Justiça do Rio de Janeiro esta semana

Empresa cita dívida de R$ 6,7 milhões do Estúdio Wolf Maya e recorre à Justiça

Para Alexandre Silveira, resultado mostra que centro e esquerda, juntos, formam a maioria

Ministro de Minas e Energia vê vitória de Fuad em Belo Horizonte como 'palanque forte' para Lula em 2026

Cruz-maltino necessita de arrancada que precisa começar pelo jogo desta segunda

Ainda dá? Vasco enfrenta Bahia para pensar em Libertadores com possível G8; entenda as contas

Com 150 obras e um trabalho de curadoria de três anos, mostra fica em cartaz até 2 de fevereiro

Tarsila do Amaral ganha exposição no 
Musée du Luxembourg, em Paris

A dor de ver uma pseudociência querida criticada pode ser demais para alguns

A mágoa do negacionista

Segundo relatório da Universidade de Harvard a fruta é uma das mais populares e está entre as três mais produzidas no mundo

Consumida desde a antiguidade: maçã ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol; entenda