Negócios
PUBLICIDADE

Por Bloomberg — Nova York

A Pfizer está avançando nos estudos com uma pílula para perda de peso, numa tentativa da farmacêutica de entrar no mercado multibilionário de medicamentos para obesidade e se recuperar da estagnação pós-pandemia. A pílula é projetada para imitar os efeitos da injeção de semaglutida , vendida como Wegovy e Ozempic. Embora o Ozempic seja um medicamento com uso aprovado para diabetes tipo 2, é muito usado de forma off-label (finalidade diferente da bula) para o emagrecimento.

O tratamento diário, chamado danuglipron, avançará para um estudo de fase intermediária na segunda metade deste ano, informou a Pfizer nesta quinta-feira, tendo superado um obstáculo científico em um pequeno estudo.

O próximo ensaio será projetado para encontrar uma dose ideal da pílula, disse a farmacêutica, e o medicamento avançará para a fase final de desenvolvimento se for bem-sucedido.

Com o anúncio, as ações da Pfizer subiram quase 3% antes de reduzir os ganhos no início do pregão em Nova York.

A pílula está sendo projetada como uma alternativa sem agulha às populares injeções para perda de peso da Novo Nordisk A/S e da Eli Lilly & Co. A Pfizer disse que espera que as pílulas eventualmente capturem cerca de um terço do mercado de medicamentos para obesidade, que os analistas preveem que crescerá para cerca de US$ 130 bilhões até o fim da década.

A Pfizer tem enfrentado dificuldades para avançar no tratamento da obesidade. No fim do ano passado, a empresa interrompeu o desenvolvimento de uma versão de danuglipron de duas doses diárias depois que altas taxas de náusea e vômito levaram pacientes a abandonar um estudo de fase intermediária com cerca de 1.400 pessoas. Meses antes, abandonou outro medicamento oral para obesidade que mostrou efeitos preocupantes no fígado em um ensaio.

A empresa está anos atrás da Novo e da Lilly, cuja injeção semanal Zepbound está prestes a alcançar altas vendas após obter aprovação nos Estados Unidos no ano passado. A Lilly também tem um tratamento oral para obesidade na fase final de desenvolvimento. AstraZeneca, Structure Therapeutics e outras empresas também estão desenvolvendo medicamentos orais para o tratamento da obesidade.

Pequeno Estudo

A Pfizer estudou a versão de dose diária de danuglipron em um ensaio que inscreveu apenas 20 pessoas, de acordo com um registro federal, testando quatro formulações do medicamento para determinar qual poderia ser a mais eficaz. A empresa não divulgou resultados detalhados do estudo, dizendo apenas que estava avançando com uma delas.

Se a pílula for bem-sucedida, poderá aliviar parte da pressão sobre o CEO da Pfizer, Albert Bourla, que tem enfrentado dificuldades para convencer os investidores de que o portfólio de medicamentos da empresa pode eventualmente interromper seu declínio pós-pandemia.

Albert Bourla, diretor executivo da Pfizer — Foto: Bloomberg
Albert Bourla, diretor executivo da Pfizer — Foto: Bloomberg

As vendas caíram 20% no primeiro trimestre de 2024, à medida que a demanda por sua vacina e pílula contra a Covid-19 despencou. A previsão financeira da Pfizer para este ano ficou bem abaixo das expectativas de Wall Street e sua vacina para o Vírus Sincicial Respiratório(RSV) teve um desempenho abaixo do esperado.

A reação inicial dos analistas permanece moderada, no entanto. A atualização há muito esperada da Pfizer sobre sua pílula para obesidade revela pouco, e no melhor cenário possível, o medicamento só poderia ser lançado em 2028, "quando vários concorrentes já poderiam estar disponíveis", disse Sam Fazeli, diretor de pesquisa da Bloomberg Intelligence.

— O progresso aqui tem sido mais lento do que o esperado e não oferece nada por enquanto para avaliar o potencial posicionamento competitivo — disse Fazeli.

Webstories
Mais recente Próxima Sucessão na Vale: quem é quem no páreo para comandar a mineradora a partir de 2025
Mais do Globo

Nos três jogos com operação total, a média foi de 400 de acessos por minuto

São Januário se torna o primeiro estádio do Rio a operar 100% dos acessos por reconhecimento facial

Investigação contabilizou o prejuízo de mais de R$ 200 mil com os golpes

Polícia procura suspeito de integrar quadrilha de falsos vendedores de piscinas em Minas Gerias

Ferramenta teria sido utilizada para monitorar Alexandre de Moraes, de acordo com PF

Espionagem da Abin envolvia sistemas paralelos pagos em dólar e euro

Lula precisa sancionar logo as mudanças, para que comecem a ser implementadas em 2025

Lei do Novo Ensino Médio representa avanço que deve ser celebrado

Randolfe Rodrigues foi vice-presidente do colegiado

PF revela ‘sintonia fina' entre 'gabinete do ódio' e Abin paralela contra a CPI da Covid, diz líder governo

Vítimas são mulher e filhas de um comentarista de corridas da rádio BBC; ataque com 'besta' foi descrito como "direcionado"

Suspeito de matar mulher e filhas de comentarista da BBC com arma medieval está em estado grave, diz polícia

Investigado chegou a procurar senador do PT para falar sobre 'perseguição'

PF diz que agentes da Abin teriam atuado para embaraçar investigações sobre esquema de monitoramento

Ator de 'Uma linda mulher' passa verão europeu na região dos Açores

De mudança para a Espanha, Richard Gere passa férias com a família em Portugal