Cultura
PUBLICIDADE

Por AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/06/2024 - 17:55

Cyndi Lauper anuncia turnê de despedida e participação no Rock in Rio

Cyndi Lauper, aos 71 anos, anuncia turnê de despedida e será atração no Rock in Rio. Cantora fala sobre sua carreira, luta pelos direitos LGBTQ+ e importância de se manter fiel a si mesma.

Ela foi um ícone tanto por sua atitude punk e sincera como por seus sucessos que marcaram uma época, como "Girls Just Wanna Have Fun". Aos 71 anos, a cantora americana Cyndi Lauper embarca em uma turnê de despedida.

A série de shows a levará pela América do Norte a partir de outubro antes de seguir para a Europa em fevereiro. Antes disso, em 20 de setembro, ela será atração do Palco Mundo no "Dia Delas", data inteiramente dedicada a artistas mulheres no Rock in Rio. O festival, que completa 40 anos em 2024, será realizado nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

Lauper vendeu mais de 50 milhões de álbuns graças a sucessos como "Time After Time" e "True Colors", sem deixar de trabalhar apesar de estar menos nos holofotes. Em 2013, ganhou um prêmio Tony pela trilha sonora do musical da Broadway "Kinky Boots".

A cantora Cyndi Lauper em apresentação no Hollywood Boulevard, em Los Angeles — Foto: CHRIS DELMAS/AFP
A cantora Cyndi Lauper em apresentação no Hollywood Boulevard, em Los Angeles — Foto: CHRIS DELMAS/AFP

Você foi expulsa de duas escolas quando era jovem. De onde vem essa rebeldia?

Não fui eu, foram eles! Confrontei um padre que disse que minha mãe iria para o inferno. Que tipo de pessoa diz a uma menina de 8 anos que a mãe dela vai para o inferno? Na segunda vez, perguntei a uma freira se ela ainda menstruava e me expulsaram. Eu queria sair porque naquela escola... bem, algumas pessoas não deveriam cuidar de crianças.

Os sucessos ainda parecem novos quando você os toca ao vivo?

Cada vez é diferente, mas a razão pela qual as pessoas realmente vêm é para se conectarem ao passado. Elas querem ouvir suas lembranças. Se puder adicionar algo extra, isso é bom. Entre o ritmo e o som às vezes você consegue 'viajar'. Essa é a melhor parte de se apresentar porque acho que as pessoas cantam para 'viajar', para se sentir melhor, para voar.

Quando eu era criança, a vizinha fazia a mesma comida todos os domingos, limpava toda a casa e à tarde sentava com um acordeão e tocava "Volare". Eu era adolescente e pensava: 'Vão me matar... Quantas vezes preciso que me lembrem que sou italiana?' Mas agora percebo o que ela realmente dizia: "Tenho asas em meu coração". Quando os cantores dão tudo de si, internamente estão voando.

O que a motivou a lutar pelos direitos dos homossexuais?

Sou amiga e membro dessa grande família. E não é possível ficar parada assistindo enquanto discriminam sua família. Houve muitos progressos, mas agora há muitos retrocessos e novamente muito medo e ódio. Penso em minha irmã Ellen, que faz parte dessa comunidade. Nunca teria feito nada sem ela.

Qual a lembrança mais importante da sua carreira?

Tive que lutar por tudo o que queria, simplesmente porque não me dariam. Não aproveitei algumas oportunidades porque queria as coisas de uma determinada maneira. Não estava disposta a esquecer por que entrei neste mundo: para me sentir livre, não para ser um passarinho engaiolado.

O prêmio que mais significou para mim foi provavelmente o da revista Ms. [prêmio de Mulher do Ano], em 1984. A revista foi fundada por Gloria Steinem, uma grande líder dos direitos civis. Foi muito influente para mim enquanto eu crescia. Claro, o Tony foi importante, assim como os Grammy. Não tenho muitos Grammy, provavelmente porque nunca contei até dez antes de falar. Talvez tivesse sido uma boa ideia.

Mais recente Próxima Refilmagem do clássico de terror de 1922, 'Nosferatu' ganha seu primeiro trailer; veja o vídeo

Inscreva-se na Newsletter: Seriais

Mais do Globo

Agenda

Prisão se soma à de outro bombeiro e um funcionário florestal, que foram presos em maio por sua responsabilidade nos incêndios

Ex-bombeiro é preso acusado de ser 'autor material' de incêndio que deixou 137 mortos e milhares de casas destruídas no Chile

Sem um centroavante e sem Neymar, treinador tem tido dificuldades para encontrar a escalação ideal

Com trio do Real Madrid, ataque do Brasil terá 6ª formação diferente sob comando de Dorival Júnior

Blog apurou que consulados no Brasil começaram a liberar passaportes após meses de análise

Brasileiros comemoram chegada dos vistos para Portugal. Veja vídeo

Meteorologistas consideram o Yagi como o mais intenso tufão a atingir o Norte do Vietnã nas últimas três décadas

Supertufão Yagi deixa mais de 60 mortos e 40 desaparecidos no Vietnã; fotos

Titular absoluto no Flamengo, com 35 jogos consecutivos, meia só fez seis partidas pelo Brasil e será reserva contra o Paraguai

Afinal, o que falta para Gerson deslanchar na seleção brasileira? Especialistas opinam

Empresária voltou sua atenção para a curadoria de artes e é dona do Museu Crystal Bridges de Arte Americana, com acervos de Andy Warhol, Norman Rockwell e Mark Rothko

'Ultrapassou a herdeira da L'Oréal': Saiba de onde vem fortuna de R$ 500 bilhões da nova mulher mais rica do mundo

Em prisão domiciliar, Deolane fez post criticando decisão de não poder falar sobre caso

Deolane Bezerra: veja medidas cautelares impostas à prisão domiciliar da influenciadora, que violou ordem judicial logo após deixar presídio