Dasa | Nav
PUBLICIDADE

Por Dasa

Por Dr. Gustavo Fernandes, diretor nacional de Oncologia da Dasa

O câncer representa a próxima fronteira na extensão da estimativa de vida da população. É uma doença associada aos hábitos, a fatores heredtários, mas, principalmente, ao avançar da idade. No Brasil, estima-se que em cinco anos o câncer ultrapassará as doenças cardiovasculares como principal causa de morte.

A realidade apresentada nos chama a agir de forma transformacional. Pesquisas comprovam que o diagnóstico precoce e preciso, seguido de início rápido do tratamento, aumenta substancialmente as chances de cura. Evidências também mostram que um dos principais motivos para o desperdício de tempo e de recursos durante o tratamento da doença é a fragmentação da jornada do paciente, ou seja, a dificuldade encontrada pelas pessoas em dar sequência às várias etapas do cuidado, do diagnóstico, passando pelo tratamento e, em alguns casos, incluindo cirurgias.

Ciente do impacto negativo da insuficiente integração dos serviços, a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, assumiu o compromisso de garantir que a jornada dos pacientes na sua rede seja a mais fluida possível, removendo barreiras para melhorar o desfecho clínico. O nosso objetivo na área de Oncologia na Dasa é antecipar o diagnóstico, priorizar cirurgias e oferecer uma rede de saúde integrada. Já reduzimos de 60 para 15 dias o tempo médio para o início do tratamento.

E essa iniciativa envolve uma articulação de serviços em uma rede composta atualmente por 15 hospitais, 1.007 unidades diagnósticas e 14 clínicas oncológicas, distribuídos em 14 estados e no Distrito Federal. Além de contar com parque diagnóstico completo, com tomografia, ressonância, PET Scan, entre outros, a Dasa dispõe de serviço de patologia de alta qualidade e uma forte atuação em genética, realizando testes que contribuem para o refinamento do tratamento, dentro do que chamamos de medicina de precisão. Para um melhor cuidado e acolhimento dos pacientes, dispomos de cirurgias minimamente invasivas e robóticas, centros de oncologia que contam com unidades de infusão e centros de radioterapia de última geração.

Tudo isso nos permite atender nossos pacientes com a competência técnica imprescindível no combate à doença.

Na prática, reunimos as mais avançadas tecnologias disponíveis no país. A mais recente é um equipamento de última geração usado em radioterapia, o Acelerador Linear Edge, da Varian. Único do Brasil até o momento, com tecnologias e capacidades avançadas, o Edge está instalado em um espaço exclusivo, inaugurado ontem, 1º de dezembro.

Trata-se da unidade da Dasa Oncologia, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (foto). Com um projeto arquitetônico pensado para facilitar a jornada do paciente, a unidade tem 25 consultórios, núcleos de especialidades para atender a todas as necessidades vinculadas a prevenção, diagnóstico e tratamento de cada tipo de câncer, coleta laboratorial, 30 salas de infusão de quimioterapia e imunoterapia, salas de emergência e pequenas cirurgias, um auditório com equipamentos de última geração e um espaço redondo para pacientes, médicos e colaboradores.

Além desse novo espaço físico, conta com uma plataforma digital de gestão da saúde, o Nav, disponível para pacientes e profissionais de saúde (Nav Pro), que auxilia, facilita e agiliza o atendimento e o cuidado.

Agendamento de exames, acesso a resultados, consultas online, check-in a distância e histórico médico estão entre as funcionalidades do aplicativo. Isso é especialmente importante porque a Dasa definiu também uma linha de cuidados para dar encaminhamento a achados suspeitos em exames que dependeriam exclusivamente do paciente para levar seus laudos ao médico.

Com a ajuda de algoritmos, achados suspeitos em mamografia, tomografia ou ressonância magnética disparam um alerta para um núcleo de relacionamento médico que contata o profissional solicitante do exame. Além do investimento em tecnologia e estrutura de alto padrão, a Dasa oferece excelência assistencial, atraindo para o seu corpo clínico especialistas renomados, como os médicos dr. Daniel Tabak e dr. Luiz Henrique Araújo, ambos do Rio de Janeiro. É assim, de modo propositivo, aliando expertise profissional e alta tecnologia, que faremos diferença na luta contra o câncer.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Ana Peleteiro ficou em sexto lugar na final do salto triplo após conquistar bronze em Tóquio

Atleta alvo da extrema direita rebate críticas por esconder nome da Espanha em Paris-2024: 'Alfinetes cravaram na barriga'

Estados Unidos e Reino Unido pediram que seus cidadãos deixem o Líbano o quanto antes, e Canadá pediu que seus cidadãos evitem viagens a Israel


Domo de Ferro de Israel abate 50 foguetes do Hezbollah; escalada de ataques preocupa autoridades

Cantora britânica parou sua apresentação para ver a vitória de Julien Alfred, que deu à Santa Lúcia a primeira medalha em Olimpíadas da história do país

Adele interrompe show para assistir a final dos 100m feminino nos Jogos Olímpicos; vídeo

Para adeptos, contato com a natureza alivia o estresse e é a principal vantagem das modalidades

Windsurfe, wing foil e kitesurfe: saiba por que agosto marca o início da melhor época para praticar estes esportes náuticos

Viúva e os filhos do ex-morador da Rocinha acusam o ex-soldado Douglas Vital de espalhar desinformação sobre o caso

Condenado pela morte de Amarildo, ex-PM é processado pela família do pedreiro por 'fake news'

Espólio é disputado por filha e por irmãos e sobrinhos de Renê Senna. Milionário foi morto a tiros, em 2007

Casas de praia, sítios e até quadriciclo: veja lista de bens deixados por ganhador da Mega-Sena assassinado a tiros