Dasa | Nav
PUBLICIDADE

Por Dasa

Dr. Leonardo Vedolin(*) e Dr. Jadelson Andrade(**)

Milhares de profissionais da saúde de várias nacionalidades estarão no Rio de Janeiro, entre 13 e 15 de outubro, para acompanhar de perto o Congresso Mundial de Cardiologia - WCC 2022. Evento mais esperado e relevante do setor em âmbito global, o encontro abordará as principais inovações e pesquisas no campo da prevenção do tratamento dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortalidade mundial.

A edição deste ano é especialmente importante para a cardiologia brasileira. Ela ocorrerá em conjunto com o 77º Congresso Brasileiro de Cardiologia, que volta ao seu formato presencial depois de dois anos online, em razão da pandemia da Covid-19. A soma dos dois eventos leva os organizadores – a World Heart Federation e a Sociedade Brasileira de Cardiologia – a prever a participação recorde de mais de 30 mil médicas e médicos. O WCC 2022 marca também o retorno desse grande acontecimento à região. Antes, foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, em 2008, e na capital fluminense, em 1998.

Um dos destaques da programação oficial é o espaço reservado aos avanços em arritmias cardíacas, grupo de alterações no ritmo do coração que podem levar à morte súbita se não forem precocemente diagnosticadas e tratadas. A fibrilação atrial, a mais frequente, preocupa sobretudo porque sua incidência aumenta com a idade, afetando até 8% da população 80+, de acordo com alguns estudos. Além do mal-estar trazido por sintomas como a palpitação, a fibrilação atrial facilita o surgimento de coágulos que podem se desprender e dar origem a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Essa é a maior fonte de problemas cerebrovasculares em idosos na atualidade.

Na tarde de ontem (13/10), os maiores especialistas brasileiros estiveram reunidos no simpósio “Hot Topics em Arritmias Cardíacas”, promovido pela Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil. Foi uma oportunidade ímpar para discutir como e quando fazer o rastreamento da doença, a evolução de métodos diagnósticos (como os softwares de imagem que ajudam a identificar áreas com distúrbios elétricos e fibroses), o manejo dos novos medicamentos anticoagulantes e as indicações mais recentes de procedimentos como a ablação, entre outros temas.

O objetivo da Dasa em participar de eventos de natureza científica, que culmina com a sua presença no Congresso Brasileiro e no WCC 2022, está alinhado com o propósito de se constituir como uma referência em prevenção e assistência cardiovascular. Nessa direção, a Dasa não só investiu na formação de um robusto corpo de especialistas como está implantando um projeto de cuidado integral com a saúde cardiovascular dos pacientes em todas as suas unidades. O programa define uma jornada de exames e prevenção dos fatores de risco para os pacientes atendidos nos ambulatórios e guias de condutas assistenciais para casos de AVC, infarto, arritmias e outras complicações cardiovasculares.

Mais um braço do projeto é a navegação dos pacientes cujos exames, feitos na rede, apresentam resultados críticos. Assim que esses casos são identificados em um sistema de algoritmos desenvolvido pelo time de inovação, uma equipe de especialistas avalia a gravidade e pertinência do achado e entra em contato com o médico do paciente para alertar sobre a necessidade de cuidados intensivos ou imediatos. Iniciativas como essas evidenciam a preocupação em traduzir as conquistas da ciência em benefícios palpáveis para os médicos e pacientes no dia a dia do atendimento. Em um sentido mais amplo, é disso que trata o WCC 2022.

* Dr. Leonardo Vedolin é Diretor Geral, Médico e de Cuidados Integrados da Dasa

** Dr. Jadelson Andrade é Diretor Nacional de Cardiologia dos Hospitais da Dasa

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Pyongyang disse ter enfrentado chuva recorde em 27 de julho, que matou um número não especificado de pessoas, inundou moradias e submergiu áreas agrícolas no norte

Diretor de comunicações da presidência turca, Fahrettin Altun, afirmou que a plataforma 'impede pessoas de postarem mensagens de condolências pelo martírio do chefe do Hamas'

Turquia tira Instagram do ar após rede social censurar posts de condolências a líder do Hamas

Partida das oitavas de final termina em 2 a 0

Vôlei de praia: George e André perdem para alemães e estão eliminados da Olimpíada de Paris

Ela será motorista de coletivo e se inspirou numa mulher que trabalha numa viação de São Paulo

Juliana Alves passa o dia numa empresa de ônibus para o seu papel em 'Volta por cima'

Iniciativa faz parte de contrato firmado entre a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos e a empresa Huma e já beneficiou outros pontos da cidade

Entrada do Túnel Santa Bárbara ganha grafite de artista urbano; veja locais no Rio que também receberão pinturas

Novidades criadas para facilitar o atendimento dividem opiniões de frequentadores

Do cheque à criptomoeda: novas tecnologias convivem com antigas formas de pagamento nos bares e restaurantes do Rio