Brasil
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 00:00

Clima no Brasil e legalização da maconha

Alerta de tempestades no Sul e acumulado de chuvas no Sudeste; baixa umidade no Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Mapa da maconha descriminalizada em 25 países. Previsão de chuvas e ventos moderados. Região Sul e Centro-Oeste com alertas de Perigo Potencial. Região Sudeste com chuvas moderadas e baixa umidade. Região Nordeste com chuvas na faixa leste. Região Norte com pancadas de chuva.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para tempestades nos estados da região Sul. Segundo o instituto, há previsão de chuvas e ventos moderados. Já na região Sudeste, há um aviso de "Perigo Potencial" para acumulado de chuvas, com foco no litoral paulista e sul fluminense. Uma área de baixa umidade segue atuando na porção central do país, entre o Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

Na porção central do país, uma área de baixa umidade segue atuando, apesar de ter reduzido sua faixa de atuação em relação à última semana. Nove estados estão dentro do alerta amarelo, que indica "Perigo Potencial", do Inmet: Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Goiás e pequenas porções de São Paulo, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O fim do alerta é para a noite desta quarta-feira. Veja abaixo:

Mapa mostra área de baixa umidade no centro do país — Foto: Reprodução
Mapa mostra área de baixa umidade no centro do país — Foto: Reprodução

Região Sudeste e Centro-Oeste

O avanço da frente fria em direção à região Sudeste pode provocar chuvas moderadas na parte leste da região, principalmente no litoral paulista, segundo o Inmet. O instituto emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para acumulado de chuvas para a região metropolitana de São Paulo, litoral paulista, Vale do Paraíba e no sul fluminense. Há previsão de chuva até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Na cidade de São Paulo, nesta quarta-feira, chuvas isoladas podem ocorrer ao longo de todo o dia. Os termômetros devem marcar entre 15°C e 18°C. No Rio, as temperaturas devem ficar entre 20ºC e 28ºC. Segundo o Alerta Rio, ao longo do dia, a nebulosidade estará variada e há previsão de chuva fraca isolada até o período da manhã. Os ventos estarão predominantemente moderados.

Já na região Centro-Oeste, há previsão de tempo quente e seco, mas podem ocorrer chuvas fracas a moderadas, em áreas do sul de Mato Grosso do Sul.

Região Sul

O Inmet emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para tempestades nos três estados. As chuvas podem atingir as regiões de Serrana, oeste, norte e sul catarinense, além da grande Florianópolis, Vale do Itajaí, noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul e região metropolitana de Porto Alegre e, sudeste e centro-sul do Paraná.

Em Curitiba, no Paraná, o dia deve ser de pancadas de chuvas. Durante a parte da manhã, há a possibilidade de ocorrerem também trovoadas. Ao longo da tarde e noite, devem ocorrer chuvas isoladas. Nesta quarta-feira, as temperaturas devem ficar entre 12°C e 16°C.

Em Florianópolis, o dia deverá começar com muitas nuvens. Segundo o Inmet, pancadas de chuvas isoladas e trovoadas devem ocorrer a partir da tarde. Na capital catarinense, de acordo com o Inmet, as chuvas devem durar até ao menos sexta-feira. Na capital gaúcha, Porto Alegre, chuvas isoladas devem acontecer também a partir da tarde. Os termômetros devem marcar entre 10°C e 17°C, com tendência de baixa.

Região Nordeste

Na região, há previsão de chuva na faixa leste da região, por conta do transporte de umidade do oceano para o continente, com isso pode ter a ocorrência de chuvas inferiores a 20 mm. Além disso, o instituto também não descarta possibilidade de pancadas de chuvas em áreas do litoral nordestino, nas regiões do extremo sul da Bahia, noroeste do Maranhão, leste de Alagoas e Pernambuco. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.

Os estados do Maranhão, Piauí e Bahia também estão com alerta de baixa umidade, que deve permanecer até às 15h desta quarta-feira.

Região Norte

Na região, a combinação do calor e alta umidade pode provocar pancadas de chuvas ao longo de toda semana, com valores maiores que 60 mm em áreas do noroeste do Amazonas e do Pará, e nos estados de Roraima e Amapá. Já em Tocantins, Rondônia, sul do Pará e do Amazonas e leste do Acre, o tempo segue firme, sem previsão de chuvas.

Mais recente Próxima STF define quantidade de maconha para diferenciar usuário de traficante
Mais do Globo

Parque não divulgou para onde animais serão levados; Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina afirmou que transporte das espécies é complicado e requer cuidado

Para onde vão os animais? Beto Carrero fecha zoológico e levanta dúvidas sobre destino de espécies

Benjamin Netanyahu argumentou que controle seria necessário para impedir que o Hamas tivesse acesso a novos armamentos via Egito

Premier de Israel exige controle sobre fronteira entre Gaza e Egito para discutir cessar-fogo

Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues teriam sido alvo de 'desinformação' de membros da Abin

PF indica que Ramagem determinou 'ações clandestinas' contra cúpula da CPI da Covid

Samuel Rosa apresenta a sua nova turnê “Samuel Rosa Tour” no dia 09 de agosto, no VIVO RIO.

Samuel Rosa no Vivo Rio: Assinante tem 50% de desconto

No mundo e no Rio de Janeiro, a discussão envolve direitos e liberdades, de turistas e moradores

Airbnb deve ser banido? Ou regulamentado?

Para a PF, Alessandro Vieira foi monitorado pela Abin paralela e se tornou alvo de ataques nas redes para dissimular ligação de núcleo político do esquema a condutas ilícitas

Gabinete do ódio mirou senador que convocou Carlos Bolsonaro para CPI da Covid

Além do clube gaúcho, Vasco, Fluminense, Athletico, Corinthians e Atlético-GO também demitiram seus treinadores

Com Coudet fora do Internacional, Brasileirão tem 30% dos times trocando técnicos nos últimos 20 dias

De acordo com projeções da ONU, cenário deve ocorrer no mesmo momento em que o número de pessoas no planeta atingirá seu pico, desafiando as estruturas de seguridade social dos países

Até 2080, população de idosos no mundo será maior que a de menores de 18 anos

Informações constam de relatório da Polícia Federal que baseou operação deflagrada hoje


'Abin Paralela' fez ações clandestinas contra coletivo Sleeping Giants Brasil, diz PF