Brasil
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/06/2024 - 12:45

Emergência devido às queimadas no Pantanal

Mato Grosso do Sul decreta situação de emergência devido às queimadas no Pantanal. A seca intensificou os incêndios, aumentando os focos de calor. O governo federal irá enviar apoio para combater as queimadas.

O governo de Mato Grosso do Sul decretou, nesta segunda-feira, situação de emergência nos municípios afetados pelos incêndios no Pantanal. A medida vale por 180 dias. Neste domingo, viralizaram imagens das celebrações do Arraial do Banho de São João em Corumbá, no interior do estado, no momento em que ocorria um incêndio de grandes proporções na região.

Eduardo Riedel (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul, justificou a medida no fato de as condições de seca no estado terem se intensificado e acarretado em um "aumento exponencial dos focos de calor".

Conforme o decreto, três municípios sul-mato-grossenses estão em condições de seca severa. O documento também destaca a "situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos" na bacia do Rio Paraguai.

Em situação de emergência, o governo de Mato Grosso do Sul autoriza "a mobilização de todos os órgãos Estaduais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MS), nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução".

Também fica permitida a entrada nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação, e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, com a indenização do proprietário em caso de dano.

Vídeo mostra incêndio no Pantanal

Vídeo publicado por uma moradora da cidade nas redes sociais mostra uma vasta trilha de fogo a poucos quilômetros das celebrações, que começaram na sexta-feira e se encerram neste domingo, na orla do Porto Geral, em Corumbá.

As imagens do fogo consumindo a vegetação enquanto as pessoas se divertem na festa, que é considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil, provocaram críticas nas redes sociais. Nos perfis da Prefeitura de Corumbá, diversos internautas reclamaram pela opção de manter a celebração a despeito da situação no Pantanal.

“A fogueira acessa faz horas no Pantanal”, ironizou uma usuária do Instagram. “O São João é uma festa maravilhosa da nossa cultura. Mas manter a festa no estado em que a cidade está, cheia de fuligem e fumaça, olhando alguns metros dali uma cortina imensa de fogo, como se nada tivesse acontecendo?! Não dá pra acreditar!”, publicou outra.

Os moradores de Corumbá têm convivido com a fumaça provocada pelas queimadas desde o fim do mês passado. A cidade está há 72 dias sem chuvas, segundo o governo estadual. Conforme mostrou o GLOBO, o número de focos de incêndio nesse período que antecede o auge da temporada de fogo no Pantanal aumentou quase 1000% neste ano.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de calor detectados no bioma até o dia 10 de junho se multiplicaram por mais de dez, saltando de 133, durante o mesmo recorte do ano passado, para 1.388 em 2024. A última vez que o Pantanal teve um início de temporada seca tão incendiário foi no ano que acabou sendo o pior de sua história, em 2020.

O governo do Mato Grosso do Sul solicitou apoio do governo federal para combater os incêndios florestais no Pantanal. O Exército irá disponibilizar quatro aeronaves de grande porte, e há também a sinalização de que 50 agentes da Força Nacional serão enviados ao estado para realizar ações por terra. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também cederá três aeronaves para os trabalhos de combate ao fogo.

Mais recente Próxima Participação de evangélicos em festa junina divide opiniões nas redes: 'Adoração a santos'; veja vídeo

Inscreva-se na Newsletter: Jogo Político

Mais do Globo

Quase 160 mil migrantes desembarcaram nas costas italianas no ano passado, contra 105 mil no ano anterior, de acordo com dados do Ministério do Interior

Em iniciativa inédita na Europa, Itália envia imigrantes ilegais para a Albânia; entenda

'Beatles' 64' estreia no streaming no dia 29 de novembro

Documentário produzido por Martin Scorsese mostra bastidores de turnê dos Beatles nos EUA, com imagens inéditas

Versão australiana da publicação "Rolling Stone" destacou a última edição do evento

Após edição de 40 anos, Rock in Rio é definido como o 'Super Bowl' dos festivais

Roberto Cláudio publicou nota afirmando que apoiar o PT seria endossar 'fórmula que já se provou fracassada'; internautas resgataram questionamentos de André Fernandes contra pedetista em 2020

Ex-prefeito de Fortaleza declara 'voto útil' em bolsonarista, e seguidores resgatam atritos durante a pandemia

Rede social pede remoção apenas de conteúdo específico ou definição de prazo máximo para medida

X recorre de decisão de Moraes que suspendeu conta de Allan dos Santos

Paulistanos mudaram suas rotinas para se adaptar à falta de luz - e, em alguns casos, de água - desde o temporal da última sexta-feira; 430 mil clientes permanecem sem energia elétrica

Banho de caneca e filho sem aula: o drama do apagão na vida dos paulistanos

Aos 73 anos, veterano tem fim de semana apoteótico em disputas nas duas escolas que já lhe renderam Estandartes de Ouro

O feito de Feital: compositor vence finais de Mocidade e Viradouro em menos de 24 horas