Capital
PUBLICIDADE
Capital

Informações exclusivas, análises e bastidores do mundo dos negócios.

Informações da coluna

Mariana Barbosa

No GLOBO desde 2020, foi repórter no Brazil Journal, Folha, Estadão e Isto é Dinheiro e correspondente em Londres.

Rennan Setti

No GLOBO desde 2009, foi repórter de tecnologia e atua desde 2014 na cobertura de mercado de capitais. É formado em jornalismo pela Uerj.

Por

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que o aplicativo StopClub pode seguir operando normalmente enquanto tramita a ação que vai julgar o mérito de uma demanda movida pela Uber.

No ano passado, a Uber entrou com ação e chegou a obter uma liminar para tirar do ar a calculadora de ganhos, ferramenta do StopClub que permite aos motoristas calcular o lucro efetivo com cada nova corrida, recusando automaticamente as viagens que ficarem abaixo de um patamar mínimo.

A StopClub é uma plataforma que oferece diferentes serviços para trabalhadores de aplicativos. A empresa conseguiu derrubar a liminar da Uber — mas esta recorreu da decisão. Hoje, os desembargadores do TJSP rejeitaram o recurso da Uber por 3 votos a zero.

— Nosso objetivo sempre foi ajudar os trabalhadores a conquistarem mais qualidade de vida, segurança e rentabilidade por meio de soluções tecnológicas. Essa decisão garante que motoristas e entregadores continuem a ter mais transparência em sua rotina de trabalho — diz Luiz Gustavo Neves, co-CEO da StopClub.

A Uber alega que o uso de ferramentas automáticas “viola os termos de uso da plataforma” e “prejudica usuários e motoristas parceiros”.

“A Uber usa todos os recursos possíveis, sejam tecnológicos ou jurídicos, para proteger a integridade da plataforma e manter a experiência dos usuários que buscam viagens em níveis satisfatórios. Nesse sentido, não é permitido o uso de sistemas ou ferramentas de automação durante o uso do aplicativo, como robôs que fazem intervenções no lugar de ações humanas. Por exemplo, decidir seguidamente, em centésimos de segundos, a recusa automática de solicitações de viagens”, disse a empresa em nota.

Mais recente Próxima Dono da Nortec, indústria farmacêutica carioca, compra pedaço detido pelo grupo Monteiro Aranha

Inscreva-se na Newsletter: Capital