Notícias da UFSC
  • Projeto de extensão Meninas na Tecnologia, da UFSC Joinville, premia finalistas da edição 2024

    Publicado em 14/11/2024 às 14:12

    Três equipes foram premiadas na categoria Ensino Médio. Fotos: divulgação

    O projeto de extensão Meninas na Tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou as vencedoras da edição 2024. Foram premiadas três equipes do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio. Coordenado pelos professores Carlos Maurício Sacchelli e Tatiana Renata Garcia, do Departamento de Engenharias da Mobilidade do campus Joinville, o projeto Meninas na Tecnologia surgiu para impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    A edição 2024 teve início em março, com 205 equipes participantes, oriundas de escolas de 10 cidades de Santa Catarina. As equipes, da rede pública e privada, são formadas por três alunas e uma orientadora (ou orientador). Nas diversas fases, as estudantes aprenderam temas como lógica, programação e robótica através de aulas on-line. As equipes classificadas na etapa inicial receberam kits de eletrônica para resolver um desafio tecnológico: construir uma casa inteligente. Os projetos foram apresentados em três mostras técnicas, sendo uma em Blumenau e duas em Joinville, no campus da UFSC.
    Continue a leitura » »


  • Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade da UFSC Araranguá abre inscrições para mestrado e doutorado

    Publicado em 14/11/2024 às 14:04

    O Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade (PPGES) do Campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu as inscrições para a seleção de mestrad0 e doutorado acadêmico, para ingresso em março de 2025. São ofertadas 20 vagas para o mestrado e 10 para o doutorado, com 30% delas destinadas a ações afirmativas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line pelo Cadastro Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG) até 29 de novembro. A divulgação do resultado final da seleção está prevista para 5 de fevereiro.

    São asseguradas no mínimo seis vagas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas, sendo pelo menos uma vaga para pessoa indígena; uma vaga para pessoas trans; e três vagas para pessoas com deficiência e outros grupos em vulnerabilidade social. Candidatos que não tiverem a validação de sua autodeclaração deferida concorrerão somente às vagas da ampla concorrência.

    Para conferir o edital completo e mais informações, acesse a página do PPGES.


  • Nota de pesar: falece Ernani Sebastião Sant’Anna, professor aposentado do CCA

    Publicado em 14/11/2024 às 11:38

    Ernani Sebastião Sant’Anna

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Ernani Sebastião Sant’Anna, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) nesta quinta-feira, 14 de novembro. Ernani faleceu aos 71 anos e deixa esposa, dois filhos e quatro netos.

    Ingressou como docente na UFSC em 1978 e exerceu diversas vezes o cargo de coordenador dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, além de ter sido chefe de Departamento e também vice-diretor do CCA de 2010 a 2012. Sua carreira acadêmica inclui o Mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1984). Além disso, fez Pós-Doutorado na Louisiana State University (Estados Unidos) em 1997. Atou como consultor ad hoc do CNPq, CAPES, e diversas fundações de fomento à Pesquisa como a Fapemig, Fapergs, Fapemat e Fapesc.

    Tinha larga experiência nas áreas de Microbiologia Industrial e Fermentação, atuando com processos convencionais de fermentação, pescados fermentados, carnes fermentadas, proteínas uni e pluri celular, bacterias lácticas, cultivos iniciadores e microalgas de interesse para a indústria de alimentos e insumos. Seguiu lecionando e pesquisando por mais de 10 anos após alcançar idade suficiente para aposentadoria, e em 2016 aposentou-se da UFSC, completando 38 anos de dedicação à docência.

    “Prof. Ernani foi um dos idealizadores e primeiro coordenador do programa de pós-graduação em Ciência dos Alimentos, do CCA/UFSC. Sua carreira acadêmica foi brilhante, ocupou todas as funções administrativas e foi pesquisador 1A do CNPq. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão. Ele foi meu professor na graduação e, depois, colega. Mais do que um Mestre, foi uma pessoa acolhedora com estudantes e colegas. Sua sabedoria e humanidade continuarão ecoando pelo Departamento, onde deixa uma profunda saudade”, disse o professor Pedro Manique Barreto, colega de Departamento do professor Ernani.

    Ernani será velado a partir das 14h no Crematório Vaticano do Itacorubi, em Florianópolis. Haverá uma cerimônia de despedida às 17h. Homenagens com flores podem ser solicitadas via WhatsApp para o número (48) 3236-3006.

    A comunidade universitária expressa seu pesar e tristeza com a partida do professor Ernani, e solidariza-se com a família e os amigos neste momento de dor e saudade.


  • Divulga UFSC – 14/11/2024 – Edição 2269

    Publicado em 14/11/2024 às 10:27

     

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 14/11/2024 – Edição 2269

    UFSC abre inscrições para bolsas do Programa de Monitoria Indígena e Quilombola
     

    A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), divulgaram o edital do Programa de Monitoria Indígena e Quilombola. O documento estabelece os critérios para distribuição das bolsas do programa para os semestres de 2025.1 e 2025.2, bem como da seleção de estudantes para a função de monitoria remunerada para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus de Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de novembro, por meio de formulário. Acesse o edital  .


    Vídeos contam a trajetória de pessoas com deficiência na UFSC

    A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE/UFSC) está lançando uma série em vídeos que apresentam as trajetórias de egressos com deficiência da Universidade. Em seis episódios, a série “Por onde anda você?”, disponível no YouTube, ex-alunos e alunos concluintes com deficiência compartilham rotinas, barreiras, momentos marcantes da época e oferecem conselhos aos interessados em iniciar a jornada universitária. Os vídeos têm cerca de 5 minutos cada um. Continue a leitura » ».

    Vídeo combate à desinformação sobre as universidades públicas

    O Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) e Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançaram vídeo, coproduzido e veiculado pela rede de universidades federais, para combater a desinformação e discursos que buscam deslegitimar o ensino público superior. O vídeo é um convite à sociedade a descobrir o que as universidades públicas produzem e contribuem para o desenvolvimento do país. Continue a leitura>>.


    Gestão

    UFSC lança edital para solicitações de bolsas de estágio não obrigatório em 2025

    O Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP/UFSC) divulgou o Edital PIBE 2025 para distribuição de bolsas de estágio não obrigatório na Universidade. As inscrições dos setores administrativos e acadêmicos para solicitação de bolsas devem ser feitas pelo sistema PIBE até 17 de novembro. Não serão aceitas solicitações após esse período. Neste ano haverá uma segunda etapa para ordenação das prioridades dos pedidos dentro de seus respectivos grupos.   Continue a leitura>>.

    Programa de intercâmbio para docentes está com inscrições abertas

    A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC) informa que estão abertas as inscrições para o Programa Escala Docente, promovido pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). O Programa oferece uma oportunidade para mobilidade acadêmica, com intercâmbio entre universidades-membro da AUGM na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. Podem participar professores da UFSC, cujas mobilidades deverão centrar-se nas funções de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. São ofertadas nove vagas, e as inscrições podem ser feitas até 18 de novembro, pelo e-mail [email protected] . O edital está disponível no site da Sinter.

    Inscrições abertas no processo seletivo do Programa Escala Gestores e Administradores 2025

    Estão abertas, até o dia 18 de novembro, as inscrições para o Programa Escala de Gestores y Administradores, conforme o Edital 10 SINTER 2024 – Escala Gestores y Administradores. Para essa chamada, há 8 vagas para servidores técnico-administrativos (STAEs) da UFSC, sendo uma dessas vagas reservada para servidores da SINTER e as outras sete destinadas aos demais setores da UFSC. Continue a leitura>>.


     

    Extensão

    Ciclo de Debates sobre Justiça Ecológica: Refugiados Ambientais

    O próximo encontro do Ciclo de Debates Sobre Justiça Ecológica ocorre na segunda-feira, 18 de novembro, das 12h45 às 14h, transmitido on-line pelo Zoom. A atividade é organizada pelo grupo de pesquisa Observatório de Justiça Ecológica, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). O encontro terá a participação da professora Thais Silveira Pertille, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. O tema abordado será o refúgio ambiental, a partir da discussão do texto das professoras Thais Silveira Pertille e Letícia Albuquerque, intitulado Do refúgio ambiental ao pertencimento ao ambiente: o Instituto do Refúgio como Fortalecimento do Estado e a Pertença Política como Fortalecimento da Comunidade Humana, publicado na Revista de Direito Ambiental. Continue a leitura>>.

    Minicurso on-line ‘Negacionismo e argumentação’, que ocorre nos dias 18 e 21 de novembro, está com inscrições abertas

    A Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD) da Biblioteca Universitária (BU/UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), está com as inscrições abertas para o minicurso on-line Negacionismo e Argumentação, ministrado pelo professor José Claudio Matos. Com carga horária total de 6 horas, o minicurso se divide em dois encontros, um em 18 de novembro e o outro em 21 de novembro, das 19h às 21h. As aulas serão realizadas em sala virtual divulgada aos inscritos. O minicurso é gratuito, aberto a todas as pessoas e emite certificados aos participantes. A inscrição deve ser feita através do link.
    Continue a leitura » ».

     


    Pesquisa

    Pesquisa da UFSC Blumenau desenvolve têxteis que repelem mosquito transmissor da dengue

    O projeto de pesquisa da UFSC Blumenau intitulado Têxteis sustentáveis no controle do Aedes aegypti: funcionalização de tecidos com repelentes naturais busca desenvolver artigos têxteis com atividade repelente contra o mosquito transmissor da dengue, utilizando compostos naturais. A pesquisa foi contemplada por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e receberá um financiamento no valor de R$ 986 mil. Continue a leitura>>.


    Ensino

    Colégio de Aplicação da UFSC abre inscrições para o ano letivo de 2025

     

    O Colégio de Aplicação (CA/UFSC) está com inscrições abertas para o sorteio de vagas e formação de listas de espera para o ano letivo de 2025. Há 37 vagas disponíveis para o 1º ano do ensino fundamental. As inscrições são gratuitas e vão até às 18h do dia 18 de novembro. Os interessados devem se inscrever de forma online através do formulário. Mais informações, acesse o edital ou o site do Aplicação.

     


    Cultura

    Fortalezas da UFSC abrem todos os dias a partir de 18 de novembro

    As fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim estarão abertas à visitação todos os dias a partir de 18 de novembro, segunda-feira. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30. A taxa de entrada custa 16,00 reais e a meia entrada custa 8,00 reais. O valor deve ser pago em dinheiro, ou em Pix somente na Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Pessoas acima de 60 anos, crianças de até 5 anos e estudantes de escolas públicas (municipais, estaduais, federais que façam uma viagem de estudos, com solicitação prévia) têm direito à isenção da taxa.. Continue a leitura>>.

    Projeto de extensão da UFSC divulga trabalhos culturais de estudantes em revista eletrônica

    O Caderno Cultural Expressões, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publica e promove trabalhos produzidos por estudantes da graduação e da pós-graduação do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Em formato de revista eletrônica, a publicação busca criar um espaço de divulgação da cena cultural local e das produções discentes. Os interessados podem enviar seus materiais, como resenhas críticas, textos de ficção e poesia, animações, fotografias, ilustrações, filmes, cartuns, charges, reportagens e crônicas, para o e-mail [email protected]ou preencher o formuláriodisponível no site do projeto. Continue a leitura>>.


    Comunidade

    “Vida, saúde e beleza “: HU-UFSC promove ação social em prol de pacientes da hematológicos

    Na próxima segunda-feira (18/11), o Hospital Universitário (HU-UFSC-Ebserh), realizará a segunda edição da ação social “Vida, saúde e beleza: um dia especial para pacientes Hematológicos”. O evento ocorrerá no auditório do Hospital, das 7h às 13h, e destina-se a acolher pacientes que estão ou já estiveram em tratamento no serviço de onco-hematologial. Após a primeira edição, realizada em abril, a iniciativa visa proporcionar momentos de cuidado e acolhimento para pacientes hematológicos e familiares. Continue a leitura>>.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    FacebookTwitterFacebook


    Para receber nossos boletins, clique aqui.
    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    [email protected] / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     


  • Pedidos de bolsas de estágio podem ser feitos até domingo, 17 de novembro

    Publicado em 14/11/2024 às 10:09

    O Departamento de Integração Acadêmica e Profissional da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (DIP/PROGRAD/UFSC) informa que as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Estágio (PIBE 2025) devem ser feitas até domingo, 17 de novembro. Confira o edital aqui.

    Servidores técnicos e docentes devem submeter seus pedidos diretamente no sistema PIBE e observar as regras constantes no Edital PIBE 2025.

    Mais informações na página do DIP ou pelo telefone (48) 3721-9296.


  • Restaurante Universitário estará fechado de 15 a 17 de novembro para manutenções

    Publicado em 14/11/2024 às 8:25

    Restaurante Universitário no Campus de Florianópolis, na Trindade. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

    A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE), informa à comunidade universitária que nos dias 15, 16 e 17 de novembro – de sexta a domingo – o Restaurante Universitário (RU) do campus Trindade estará fechado para realização do Plano de Manutenção Contínua, conforme divulgado na audiência pública com o Diretório Central dos Estudantes no dia 16 de outubro.
    Continue a leitura » »


  • UFSC abre inscrições para bolsas do Programa de Monitoria Indígena e Quilombola

    Publicado em 13/11/2024 às 17:06

    A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), por meio da Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP) e da Coordenação de Relações Étnico-Raciais (Coema), divulgaram o edital do Programa de Monitoria Indígena e Quilombola. O documento estabelece os critérios para distribuição das bolsas do programa para os semestres de 2025.1 e 2025.2, bem como da seleção de estudantes para a função de monitoria remunerada para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus de Florianópolis.

    > Acesse a íntegra do edital

    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 22 de novembro, por meio de formulário. Serão destinadas 30% das bolsas para a Política de Ações Afirmativas, sendo 20% para estudantes indígenas, quilombolas, pretos ou pardos; 8% para pessoas com deficiência; e 2% para pessoas trans.

    A seleção será feita com base no formulário de inscrição e entrevistas, avaliando o perfil, as intenções, a experiência e a disponibilidade de horário dos candidatos. O resultado final da seleção será divulgado dia 19 de dezembro, com ingresso dos selecionados previsto para 5 de março de 2025.

    A Monitoria Indígena e Quilombola tem como objetivo fortalecer a permanência e o aproveitamento acadêmico de estudantes indígenas e quilombolas, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades e integração ao ambiente universitário. 

    Mais informações sobre o processo seletivo no site da CAAP.

     


  • Alunos da UFSC são premiados por sistema para monitorar vida útil de ferramentas de usinagem

    Publicado em 13/11/2024 às 16:26

    Estudantes do curso de Engenharia Mecatrônica, da UFSC Joinville, venceram a 13ª edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (Jedi), na categoria Empreendedorismo, encerrada no último domingo, dia 10 de novembro. O time Tool Doctor recebeu a premiação de R$ 10 mil pelo desenvolvimento de um sistema para monitorar a vida útil de ferramentas de usinagem na indústria, por meio de inteligência artificial.

    A ideia surgiu da necessidade identificada no setor de usinagem: atualmente, 70% das falhas nos processos são causadas pelo desgaste não monitorado das ferramentas, gerando quebras inesperadas, aumento nos custos de produção e impactos significativos na eficiência industrial. Em entrevistas realizadas na fase de pesquisa, profissionais da área citaram a falta de monitoramento preciso como um problema recorrente, apontado como causa de prejuízos tanto financeiros quanto operacionais para as empresas.

    Assim, a Tool Doctor combina visão computacional com a metodologia SOAP (Subjetivo, Objetivo, Análise e Plano) para identificar, diagnosticar e tratar problemas de desgaste de ferramentas. O mercado-alvo inicial para a iniciativa é o setor metalomecânico de Joinville, com uma projeção de expansão para outras indústrias, como a automotiva, aeroespacial e metalúrgica.

    O time vencedor é formado por Douglas Lopes Maltezo Saiter, Welton Bill Dos Santos, Lucas Gabriel Barcaro e Nathã Correia. Para a equipe, a participação e a vitória no Jedi “fortalecem a posição da Tool Doctor como uma solução disruptiva para o monitoramento de ferramentas de usinagem, reafirmando o compromisso da equipe com inovação e eficiência no setor industrial. Essa conquista reflete a sinergia entre academia e indústria, demonstrando o potencial transformador da UFSC e do ecossistema de inovação de Joinville”.


  • Projeto de extensão da UFSC divulga trabalhos culturais de estudantes em revista eletrônica

    Publicado em 13/11/2024 às 15:49

    O Caderno Cultural Expressões, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publica e promove trabalhos produzidos por estudantes da graduação e da pós-graduação do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Em formato de revista eletrônica, a publicação busca criar um espaço de divulgação da cena cultural local e das produções discentes. Os interessados podem enviar seus materiais, como resenhas críticas, textos de ficção e poesia, animações, fotografias, ilustrações, filmes, cartuns, charges, reportagens e crônicas, para o e-mail [email protected] ou preencher o formulário disponível no site do projeto.

    A revista eletrônica é organizada por um conselho editorial, que realiza a curadoria dos materiais enviados e prepara os trabalhos para publicação nas redes sociais e no site. Além de incentivar a participação de estudantes de todos os cursos do CCE, o projeto acolhe as mais diversas formas de expressão cultural, ampliando o alcance das ideias e projetos acadêmicos. O projeto é coordenado pelas professoras Daisi Irmgard Vogel, Dirce Waltrick do Amarante e Clélia Maria Lima De Mello e Campigotto.

    Para mais informações sobre o projeto e formas de colaboração, acesse o site.


  • Pesquisa da UFSC Blumenau desenvolve têxteis que repelem mosquito transmissor da dengue

    Publicado em 13/11/2024 às 15:30

    Projeto foi contemplado por um edital da Fapesc e receberá financiamento no valor de R$ 986 mil. Foto: Divulgação

    O projeto de pesquisa da UFSC Blumenau intitulado Têxteis sustentáveis no controle do Aedes aegypti: funcionalização de tecidos com repelentes naturais busca desenvolver artigos têxteis com atividade repelente contra o mosquito transmissor da dengue, utilizando compostos naturais. A pesquisa foi contemplada por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e receberá um financiamento no valor de R$ 986 mil.

    Coordenado pela professora Andrea Cristiane Krause Bierhalz, do Departamento de Engenharia Têxtil da UFSC Blumenau, o projeto tem a participação dos professores Cristiane da Costa, Fernanda Steffens, Odinei Hess Gonçalves, Rita de Cássia Siqueira Curto Valle, José Alexandre Borges Valle e Joziel Aparecido da Cruz. Com duração de 24 meses, a pesquisa tem como propósito contribuir com medidas adicionais, simples e sustentáveis, para o combate à doença.

    A professora Andrea conta que um dos maiores desafios no uso dos repelentes naturais é que eles tendem a perder o efeito rapidamente, processo que é ainda mais acelerado pelo efeito das lavagens dos artigos têxteis. “A ideia então é encapsular o repelente em partículas de tamanho nanométrico e ligá-las quimicamente às fibras têxteis, para que o efeito seja prolongado e resistente às lavagens”, explica. Os insetos usados nos experimentos são criados em laboratório, para que se tenha certeza da idade, do estado fisiológico do mosquito e da ausência do vírus da dengue.
    Continue a leitura » »


  • Fortalezas da Ilha de Santa Catarina abrirão todos os dias a partir de 18 de novembro

    Publicado em 13/11/2024 às 14:24

    A partir de 18 de novembro, segunda-feira, as fortalezas ficam abertas à visitação todos os dias.

    As fortalezas de São José da Ponta GrossaSanto Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim, mantidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estarão abertas à visitação todos os dias a partir da próxima segunda-feira, 18 de novembro. O horário de funcionamento é das 8h30 às 18h30.

    A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, no Norte de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones ficam situadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. Neste caso, o acesso é realizado por meio de serviços náuticos privados, como escunas. A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) disponibiliza contatos de empresas que realizam o transporte náutico no site.

    A taxa de entrada custa R$ 16 e a meia entrada custa R$ 8. O valor deve ser pago em dinheiro, ou em Pix somente na Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Têm direito à isenção da taxa as pessoas acima de 60 anos, crianças de até 5 anos, e estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais que façam uma viagem de estudos, com solicitação prévia.

    Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3721-8302.


  • Pesquisadores da UFSC apresentam nova hipótese para extinção da megafauna nos últimos 60 mil anos

    Publicado em 13/11/2024 às 13:15

    Estudo refuta a hipótese mais defendida até então, de que os humanos foram o principal fator responsável pelo processo de extinção da megafauna no Quartenário tardio. Foto: Thomas T. (CC BY-NC-SA)

    Um estudo iniciado há 12 anos por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revelou que as causas da extinção global de animais de grande porte — com mais de 44 kg — , conhecidos como megafauna, estão diretamente relacionadas com mudanças climáticas naturais que ocorreram entre os últimos 60 e 10 mil anos, durante o período geológico do Quaternário tardio. A conclusão refuta a hipótese mais defendida até então, de que a chegada dos grupos humanos aos continentes e ilhas foi o principal fator responsável pelo processo de extinção da megafauna no planeta.

    O artigo Seasonality and desertification drove the global extinction of megafauna in the late Quaternary, ou Sazonalidade e desertificação levaram à extinção global da megafauna no Quaternário tardio em português, foi publicado em setembro deste ano na revista científica Quaternary Science Reviews. O estudo contou com a participação de seis pesquisadores brasileiros de universidades federais, três deles da UFSC: Maurício Graipel e Jorge Cherem, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), e Paul Momsen Miller, do Centro de Ciências Agrárias (CCA). 

    A pesquisa aponta que a dispersão humana nos continentes e ilhas ocorreu simultaneamente a momentos críticos nos parâmetros de obliquidade da Terra (ângulo de inclinação do planeta em relação ao Sol) e a baixos níveis atmosféricos de gás carbônico (CO2), que ocasionaram períodos de alta sazonalidade e desertificações no globo.
    Continue a leitura » »


  • Série de vídeos contam a trajetória de pessoas com deficiência na UFSC

    Publicado em 13/11/2024 às 11:41

    A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade da Universidade Federal de Santa Catarina (CAE/PROAFE/UFSC) produziu uma série em vídeos que apresentam a trajetória de cinco estudantes e uma professora com deficiência da Universidade. Em seis episódios, a série “Onde anda você?”, disponível no YouTube, apresenta membros da comunidade universitária com deficiência, que compartilham rotinas, barreiras, momentos marcantes, e oferecem conselhos aos interessados em iniciar a jornada universitária. Os vídeos têm cerca de 5 minutos cada um.
    Continue a leitura » »


  • Divulga UFSC – 13/11/2024 – Edição 2268

    Publicado em 13/11/2024 às 11:09

     

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 13/11/2024 – Edição 2268

    UFSC está entre as dez melhores universidades da América Latina

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) avançou para a 10ª posição no Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings 2024, subindo duas posições em relação ao ano passado, quando ocupava o 12º lugar. Com essa nova classificação, a instituição passa a integrar o grupo das dez principais universidades da América Latina – a única catarinense na posição e a terceira federal do país dentre as reconhecidas. O ranking do THE, que foi publicado nesta terça-feira, 12 de novembro,  avalia instituições acadêmicas em critérios como Qualidade de Pesquisa, Indústria e Ambiente de Pesquisa. A UFSC destacou-se nos critérios Indústria, em que ficou entre as seis melhores universidades, e Ambiente de Pesquisa, ficando entre as oito melhores. Continue a leitura>>.


    Seminário traz cenário atual das formas de ingresso na graduação na UFSC

    O primeiro seminário de avaliação e discussão para o ingresso de estudantes na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorreu dia 12 de novembro, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e também por Conferência Web. Esta etapa foi organizada pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) que, juntamente com setores da Universidade envolvidos detalharam o cenário atual das formas de ingresso na graduação da UFSC. Continue a leitura>>.

    Novembro Negro 2024: UFSC promove ações de conscientização

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza, ao longo do mês de novembro, uma série de atividades para fomentar o antirracismo na instituição. Durante o mês em que se celebra a Consciência Negra, a UFSC organiza uma Audiência Pública para discutir propostas de combate ao racismo institucional, cursos de capacitação e debates junto à comunidade, além de eventos culturais que abordem os temas das relações étnico-raciais. Continue a leitura » ».


    Extensão

    PROEX publica edital para apoio de atividades socioeducativas em gerontologia

    A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSC) publicou o Edital nº 15/2024/PROEX para apoio a projetos de extensão, com oferecimento de atividades socioeducativas a serem desenvolvidas na Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-UNAPI), na modalidade presencial, para desenvolvimento de ações na área da gerontologia. Cada projeto deverá ofertar no mínimo uma atividade socioeducativa a ser executada semanalmente no período de dois semestres (30 semanas), com carga horária total de no mínimo 45 horas. O edital prevê a seleção de até 10 projetos e o pagamento de bolsas de extensão para estudantes para o período de 01/03 a 30/11 de 2025. Inscrições abertas até o dia 15 de novembroContinue a leitura>>.

    Palestra sobre processos de geração de cheias fluviais com Günter Blöschl

    A palestra Processes of river flood generation: are they changing? vai ocorrer no dia 14 de novembro, às 15h30, no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS/UFSC). A palestra vai abordar os mecanismos de geração de eventos de cheia e suas mudanças ao longo das últimas décadas, bem como o impacto destas mudanças na magnitude e frequência de ocorrência de eventos de cheia. O palestrante será o professor Günter Blöschl, hidrólogo austríaco e diretor do Instituto de Engenharia Hidráulica e de Planejamento de Recursos Hídricos da Universidade Tecnológica de Viena. Continue a leitura>>.

    Projeto ‘Ampliando horizontes e transpondo fronteiras’ traduz textos jornalísticos do G20 para inglês e espanhol

    O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC) firmou uma parceria com a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) do Governo Federal, em agosto de 2024, para a tradução de textos jornalísticos do G20. O projeto “Ampliando horizontes e transpondo fronteiras” teve por objetivo possibilitar que informações relevantes do Grupo, que reúne as maiores economias mundiais para debater temas estratégicos, fossem disponibilizadas em inglês e espanhol, alcançando um público mais global. Continue a leitura » ».

    Conferência: ‘A política das zoonoses. Viver com os animais na era dos vírus pandêmicos’

    O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) realizam a conferência A política das zoonoses. Viver com os animais na era dos vírus pandêmicos na quinta-feira, 14 de novembro, a partir das 14h30, no auditório do bloco F do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH). O evento, mediado pela professora Márcia Grisotti, terá como convidado Frédéric Keck, pesquisador no Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS) do Collège de France e especialista em estudos sociais contemporâneos sobre biossegurança. A atividade é gratuita e dá direito à certificado de duas horas, sem necessidade de inscrição. Continue a leitura>>.


    Pesquisa

    Pesquisadores da UFSC revelam impactos das barragens na diversidade de florestas ribeirinhas da Mata Atlântica

    Um estudo traz novos dados sobre como as barragens afetam a diversidade de árvores em florestas ribeirinhas da Mata Atlântica no Sul do Brasil. A pesquisa, publicada em outubro na revista científica Scientific Reports, foi conduzida por Mariah Wuerges, Eduarda Mantovani-Silva, Nivaldo Peroni e Eduardo L. H. Giehl, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho faz parte da pesquisa de doutorado de Mariah e integra as investigações dos laboratórios de Diversidade e Conservação e de Ecologia Humana e Etnobotânica. O artigo examina como as barragens impactam a diversidade local e regional das florestas ao longo de uma bacia hidrográfica. Continue a leitura>>.


    Ensino

    UFSC recebe inscrições para mestrado e doutorado em Engenharia de Produção

    vO Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC) abriu inscrições para o processo de seleção de novos alunos de mestrado e doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2025. São oferecidas 27 vagas de mestrado e 15 de doutorado. As inscrições são gratuitas e vão até 17 de novembro, podendo ser realizadas pelo Formulário de Inscrição para Pós-Graduação. Continue a leitura>>.

    Pós-Graduação em Oceanografia da UFSC abre edital para mestrado e doutorado

    Está aberto o processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano/UFSC). São 20 vagas para mestrado e 18 para doutorado, com 50% das vagas reservadas para as ações afirmativas. A turma de doutorado será a primeira do programa na Universidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) até 15 de novembro para o doutorado e até 31 de janeiro para o mestrado. Acesse o edital na página do PPGOceano. Continue a leitura>>.

     


    Cultura

    Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC promove cerimônia de entrega do Troféu Açorianidade 2024

    O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), e a Prefeitura Municipal de Biguaçu promovem no dia 14 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu a cerimônia de entrega do Troféu Açorianidade de 2024. O evento marca também o lançamento oficial da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, festa que este ano comemora sua 30ª edição. Continue a leitura>>.

    Exposição: Seres Fantásticos

    O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a exposição Seres Fantásticos, com abertura em 14 de novembro, às 10h30. A mostra, que segue até 13 de dezembro no Espaço Estético do Colégio, reúne as produções realizadas pelos estudantes do 9º ano da oficina de Artes Visuais da professora Angélica D’Avila. Continue a leitura>>.

    Egressos de curso extracurricular de criação literária lançam e-book de contos

    Egressos do curso de Criação Literária do programa de cursos extracurriculares DLLV Comunidade, do Departamento de Língua e Literatura Vernácula (DLLV/UFSC), lançaram neste semestre o e-book de contos Artifícios. O volume, organizado pela ministrante do curso, Diedra Roiz, e pelo professor Márcio Markendorf, traz nove narrativas curtas. Baixe gratuitamente o e-book. Continue a leitura>>.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    FacebookTwitterFacebook


    Para receber nossos boletins, clique aqui.
    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    [email protected] / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     


  • Sala Verde UFSC completa 20 anos com programação especial de 25 a 29 de novembro

    Publicado em 12/11/2024 às 17:16

    Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.

    Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.

    Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.

    A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.

    As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.

    Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.


  • Peixes contaminados com mercúrio colocam saúde da população amazônica em risco, indica estudo

    Publicado em 12/11/2024 às 14:09

    Maioria dos peixes com maior concentração de mercúrio foi coletada em áreas de garimpo ilegal. Foto: Ibama

    Um artigo publicado na revista científica internacional Journal of Trace Elements and Minerals alerta para o alto risco que a população da Amazônia apresenta de contaminação por exposição crônica ao metilmercúrio, uma das formas mais tóxicas do mercúrio, por meio do consumo de peixes da região. O estudo investigou os níveis de mercúrio total e metilmercúrio em peixes da Amazônia brasileira e realizou uma avaliação de exposição e caracterização de risco da população local. Como resultado, todos os cálculos de ingestão diária excederam – e muito – a dose de referência considerada segura para o consumo de metilmercúrio. Os cientistas também elaboraram um mapa georreferenciado, no qual é possível observar a relação entre o grau de contaminação dos peixes e as áreas de atividade de garimpo – principalmente do ilegal.

    “O peixe faz parte da alimentação diária de boa parte da população amazônica, em especial a população ribeirinha. Dizer que há um elevado risco de exposição crônica ao metilmercúrio através do consumo de peixes amazônicos significa dizer que a população está ingerindo concentrações elevadas e diárias de metilmercúrio através do peixe, o que pode comprometer a sua saúde a longo prazo”, enfatiza a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Milena Dutra Pierezan, coautora do artigo.

    A exposição crônica ao metilmercúrio pode levar a danos neurológicos graves e comprometer o desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial, além de afetar a saúde cardiovascular e renal. A situação é ainda mais preocupante para gestantes e lactantes, já que o metilmercúrio pode atravessar a placenta e prejudicar o desenvolvimento do feto, levando à má-formação física ou funcional. O metilmercúrio também pode ser transferido ao leite materno e ser ingerido pelo bebê, que ainda não possui o organismo preparado para lidar com o contaminante.
    Continue a leitura » »


  • Divulga UFSC – 12/11/2024 – Edição 2267

    Publicado em 12/11/2024 às 12:46

     

    Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 12/11/2024 – Edição 2267
    UFSC é reconhecida por destaque em inovação de Santa Catarina

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi premiada em três categorias do Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer, entregue pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc) na última sexta-feira, 8 de novembro. A Fundação premiou 27 pessoas, instituições e empresas “na promoção do conhecimento e prática da inovação e na geração de processos, bens e serviços inovadores”. A UFSC foi premiada como a segunda melhor Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) de Santa Catarina e teve três professores e dois estudantes reconhecidos. Continue a leitura » ».


     

    Professora da UFSC representa Ministério do Meio Ambiente na COP 29

    A professora da coordenadoria de Oceanografia da UFSC, Regina Rodrigues, participa da Conferência Mundial do Clima, a COP 29, que começou dia 11 no Azerbaijão. Ela participará de discussões sobre oceanos, clima e a sociedade em uma das agendas científicas da COP. Regina representará a diretora do departamento de Oceanos do Ministério do Meio Ambiente, Ana Paula Prates. O debate deve lançar um olhar atento ao chamado “sul global”, países que sofrem as consequências mais alarmantes dos extremos climáticos, mesmo sendo os que menos emitem gases de efeito estufa. Esta seria uma das causas da injustiça climática. Continue a leitura>>.


    Equipes do ‘Meninas na Ciência’ são medalhistas em campanha de caça a asteroides da Nasa

    Quatro equipes do projeto de extensão Meninas na Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram premiadas no programa Caça Asteroides MCTI no último sábado, 9 de novembro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC) da Nasa, sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) e do Observatório Nacional (ON-MCTI). Continue a leitura>>.


    Gestão

    Prodegesp publica editais para remoção de docentes

    A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) publicou dois editais de remoção de professores do magistério superior. A remoção, a pedido ou de ofício, ocorrerá somente no âmbito das Unidades que compõem a estrutura da UFSC, distribuída nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. As inscrições estão abertas até o dia 01 de dezembro. Mais informações: Edital n 045/2024/DDP e  Edital n 046/2024/DDP (vaga reservada à indígena) ou pelo e-mail [email protected].

    Servidores de outras universidades podem submeter projetos para colaboração técnica na UFSC em 2025

    Está aberto o período para submissão de projetos de colaboração técnica para servidores técnico-administrativos de outras instituições federais de ensino superior (Ifes) que desejem atuar na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2025. Há vagas para contador, administrador e assistentes em administração. Os projetos podem ser submetidos até 13 de novembro. Os servidores poderão manifestar o interesse em realizar colaboração técnica na UFSC por meio de inscrição no formulário. O edital completo, a documentação exigida e demais informações sobre o processo podem ser conferidos no site da Coordenadoria de Dimensionamento e Movimentação. Projetos que não contemplem as necessidades informadas no edital poderão ser encaminhados a qualquer tempo, conforme as orientações para manifestar interesse em prestar colaboração. Continue a leitura>>.


    Extensão

    Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo organiza grupos gratuitos para quem deseja parar de fumar

    Estão abertas as inscrições para os grupos presenciais de cessação do tabagismo do projeto de extensão do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NET-Tab/UFSC). Sob coordenação da professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica, a ação conta com equipe multidisciplinar formada por pneumologistas, terapeuta, estudantes de Medicina e de Psicologia. A iniciativa é aberta a todo o público. As inscrições ocorrem de maneira contínua, e os participantes são chamados por ordem de inscrição para a participação nos grupos. O próximo grupo inicia em 18 de novembro, e recebe inscrições até dia 15. Continue a leitura>>.

    Sessões no Planetário, palestra e observação do céu

    O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas todas as quartas-feiras. Confira a programação de 13 de novembro. O Grupo de Astrofísica (GAS/UFSC) também promove, todas as quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 12h às 13h. Continue a leitura>>.

    Somos herança, na alma, na voz e na luta negra: Semana da Consciência Negra de Pedagogia

    O PET de Pedagogia promove, de 11 a 14 de novembro, atividades relacionados ao mês da consciência negra. A programação ocorre em diferentes espaços da universidade. Na terça, dia 12 de novembro, o coletivo negro da Pedagogia, Maria Firmino,  irá realizar uma atividade de integração. Na quarta, 13 de novembro, o grupo promove um cine com debate, com exibição do filme Black Rio, Black Power, no auditório do EFI, às 19h30.   Continue a leitura>>.

    Palestra: A filosofia e o africanismo brasileiro

    O Departamento de Filosofia, por meio da professora Claudia Drucker, promove, na terça-feira, 12 de novembro, às 18h30, a palestra “A Filosofia e os estudos africanistas brasileiros”, na Sala 321 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, em Florianópolis. A proposta é apresentar um panorama das relações possíveis entre a Filosofia as Ciências Sociais Africanistas, em especial a Psiquiatria, a Antropologia e a História. Será fornecido certificado mediante solicitação. Continue a leitura>>.


    Pesquisa

    TCC do curso da Química da UFSC Blumenau vira jogo sobre mulheres na ciência

    O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes Beatriz Fernanda da Silva e Karol Londero Buttchewits virou o jogo de tabuleiro comercializável Mulheres na Ciência: um percurso científico, que apresenta conquistas femininas na área. Ambas se formaram no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus de Blumenau. Beatriz conta que o trabalho foi inspirado pelo livro Mulheres e a Tabela Periódica: Caminhos que se cruzam, que também foi resultado de um TCC da Química, defendido no semestre 2022.2 pela egressa Raissa Souza Rezende. Continue a leitura>>.

    UFSC na mídia: reportagem destaca onipresença da poluição por plástico no litoral brasileiro

    O portal de notícias Deutsche Welle Brasil publicou no domingo, 10 de novembro, uma reportagem abordando a poluição por plásticos e microplásticos no litoral brasileiro, destacando a situação específica do Pântano do Sul. Recentemente, uma pesquisa divulgada pela ONG Sea Shepherd Brasil e pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) identificou que a praia localizada no extremo sul da ilha de Santa Catarina tinha a maior concentração de resíduos plásticos entre 306 praias analisadas. Continue a leitura » ».


    Cultura

    Cinema do(a) trabalhador(a): filme ‘Pedágio’

    O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola, exibe o filme Pedágio, que conta a história de uma mãe solo que se envolve em atividades ilícitas no trabalho para subsidiar um curso de “cura gay” para seu único filho. A exibição acontece nesta quarta-feira, 13 de novembro, às 19h, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), em Florianópolis. A sessão é gratuita e faz parte do projeto Sobre viver: O cinema do/a trabalhador/a. Há possibilidade de participar de forma remota clicando aqui para se inscrever e receber o link. Continue a leitura>>.

    .


    Comunidade

    Filósofo francês Gérard Wormser debate ascensão da direita em evento nesta quarta-feira, 13

    Acontece nesta quarta-feira, dia 13, a palestra “As direitas em foco: História e atualidade“, com o filósofo francês e fundador da Revista Sens Public, Gérard Wormser. O evento, que tem início às 18h30, no auditório da Federação dos Trabalhadores no Comércio no Estado de Santa Catarina (Fecesc), em Florianópolis, vai debater a ascensão e o fortalecimento das direitas a partir dos resultados das eleições na França, Brasil e Estados Unidos. A atividade, organizada pelo Instituto Humaniza SC com o apoio da Apufsc-Sindical, é gratuita e aberta ao público. Continue a leitura>>.

    Acompanhe outras notícias da UFSC
    noticias.ufsc.br

    Confira a programação da TV UFSC
    tv.ufsc.br

    Siga a UFSC nas redes sociais
    FacebookTwitterFacebook


    Para receber nossos boletins, clique aqui.
    Contatos com a produção deste informativo:
    Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
    [email protected] / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
    Acesse nossa Política Editorial
    Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

     


  • Novembro Negro 2024: UFSC promove ações de conscientização

    Publicado em 12/11/2024 às 12:02

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza, ao longo do mês de novembro, uma série de atividades para fomentar o antirracismo na instituição. Durante o mês em que se celebra a Consciência Negra, a UFSC organiza uma Audiência Pública para discutir propostas de combate ao racismo institucional, cursos de capacitação e debates junto à comunidade, além de eventos culturais que abordem os temas das relações étnico-raciais.

    “Este é um Novembro Negro com mais atividades de formação e de dar um passo adiante como uma universidade antirracista”, salienta a vice-reitora Joana Célia dos Passos. “São muitas as pautas em que precisamos avançar, a principal delas sendo as questões levantadas no Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC. Preocupada com o cenário apresentado sobre os concursos públicos e a não ocupaçao de vagas para docentes negros, a nossa gestão nomeou uma comissão para formular propostas que respondam a esse desafio. As propostas têm sido discutidas nas unidades de ensino e serão apresentadas à comunidade em geral. Todos(as) são convidados a participar”, reforça.
    Continue a leitura » »


  • Minicurso on-line ‘Negacionismo e argumentação’, que ocorre nos dias 18 e 21 de novembro, está com inscrições abertas

    Publicado em 12/11/2024 às 11:44

    Descrição da imagem: Cartaz do evento. O fundo é branco e na lateral direta está um desenho gráfico de um pé com uma flecha cravada no calcanhar. O título do curso está em caixa alta na parte superior. Abaixo está o nome do ministrante e, abaixo, a data e horário do evento. Na parte inferior do cartaz encontra-se o logotipo do CIDAD e o site "cidad.bu.ufsc.br".A Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD) da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), está com as inscrições abertas para o minicurso on-line Negacionismo e Argumentação, ministrado pelo professor José Claudio Matos. Com carga horária total de 6 horas, o minicurso se divide em dois encontros, um em 18 de novembro e o outro em 21 de novembro, das 19h às 21h. As aulas serão realizadas em sala virtual divulgada aos inscritos.

    O minicurso é gratuito, aberto a todas as pessoas e emite certificados aos participantes. A inscrição deve ser feita através do link.
    Continue a leitura » »


  • UFSC está entre as dez melhores universidades da América Latina

    Publicado em 12/11/2024 às 11:13

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) avançou para a 10ª posição no Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings 2024, subindo duas posições em relação ao ano passado, quando ocupava o 12º lugar. Com essa nova classificação, a instituição passa a integrar o grupo das dez principais universidades da América Latina – a única catarinense na posição e a terceira federal do país dentre as reconhecidas.

    O ranking do THE, que foi publicado nesta terça-feira, 12 de novembro,  avalia instituições acadêmicas em critérios como Qualidade de Pesquisa, Indústria e Ambiente de Pesquisa. A UFSC destacou-se nos critérios Indústria, em que ficou entre as seis melhores universidades, e Ambiente de Pesquisa, ficando entre as oito melhores.

    A pontuação em indústria, que subiu mais de dois pontos com  relação ao ano passado, verifica a capacidade de uma universidade ajudar a indústria com inovações, invenções e consultoria, buscando captar a transferência de conhecimento e observando as parcerias em relação ao número de pesquisadores.  “A métrica sugere até que ponto as empresas estão dispostas a pagar pela investigação e a capacidade de uma universidade atrair financiamento no mercado comercial – indicadores úteis de qualidade institucional”, registra o THE. Os dados deste indicador são fornecidos pela Elsevier e referem-se a patentes publicadas entre 2019 e 2023 .

    O avanço da UFSC no ranking reflete o desempenho da universidade em indicadores de ensino, pesquisa e formação de estudantes. A conquista é registrada pela comunidade universitária como um marco no posicionamento da UFSC na educação superior da América Latina. Segundo a metodologia do THE, a instituição catarinense subiu nos indicadores de ensino, ambiente de pesquisa, indústria e internacionalização.

    Para conferir o THE Latin America University Rankings completo, clique aqui.

    Leia a metodologia do Latin America University Rankings 2024.


  • Projeto ‘Ampliando horizontes e transpondo fronteiras’ traduz textos jornalísticos do G20 para inglês e espanhol

    Publicado em 12/11/2024 às 10:38

    O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC) firmou uma parceria com a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) do Governo Federal, em agosto de 2024, para a tradução de textos jornalísticos do G20. O projeto “Ampliando horizontes e transpondo fronteiras” teve por objetivo possibilitar que informações relevantes do Grupo, que reúne as maiores economias mundiais para debater temas estratégicos, fossem disponibilizadas em inglês e espanhol, alcançando um público mais global.

    A parceria envolve estudantes e professores da UFSC, que vêm atuando na tradução dos conteúdos oficiais do G20, disponibilizados no site e em boletins de rádio, atingindo efetivamente leitores e ouvintes de diversos contextos culturais. Além dos coordenadores, a professora Andréia Guerini e o professor Carlos Rodrigues, integram o projeto os doutorandos Emily Arcego, Oscar Xavier Meléndez Robles, Tuan Peres, Vitória Tassara Costa Silva e Willian Henrique Cândido Moura, e a pós-doutoranda Morgana Aparecida de Matos.
    Continue a leitura » »


  • Professora da UFSC representa Ministério do Meio Ambiente na COP 29

    Publicado em 11/11/2024 às 16:00

    Professora Regina vai à COP pela terceira vez (Foto: Mateus Mendonça)

    A professora da coordenadoria de Oceanografia da UFSC, Regina Rodrigues, embarcou na última quinta-feira, 7 de novembro, rumo à Conferência Mundial do Clima, a COP 29, que começa nesta segunda-feira no Azerbaijão. Ela participará de discussões sobre oceanos, clima e a sociedade em uma das agendas científicas da COP. Regina representará a diretora do departamento de Oceanos do Ministério do Meio Ambiente, Ana Paula Prates.

    O debate deve lançar um olhar atento ao chamado “sul global”, países que sofrem as consequências mais alarmantes dos extremos climáticos, mesmo sendo os que menos emitem gases de efeito estufa. Esta seria uma das causas da injustiça climática.

    “Os ecossistemas oceânicos e as comunidades costeiras estão entre os afetados pelas alterações climáticas, mas também oferecem ações de adaptação e mitigação. Mostraremos exemplos de oportunidades de adaptação, governança e financiamento”, indica a sinopse do evento, marcado para o dia 14 de novembro, com moderação do pesquiasdor Matt Frost, da Plymouth Marine Laboratory, na Inglaterra.

    A mesa também vai se ater a um tema que chegou a ser pauta em reuniões entre líderes do G20 – a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDCs) e como os oceanos podem ser incluídos nas discussões sobre os inventários de emissão de efeito estufa, já que são responsáveis por absorver parte dos gases presentes na atmosfera.

    Regina lembra que os oceanos ajudam a conter o calor da atmosfera, mas isso faz com que a sua temperatura aumente e volte a impactá-la. Sem estratégias para conter esse calor, é possível que fenômenos extremos se intensifiquem, inclusive em regiões que já sofrem com desastres climáticos, como é o caso de Santa Catarina.

    Esta não é a primeira participação de Regina na COP. No ano passado, ela fez parte do grupo de cientistas que lançou um estudo com alertas sobre o clima e o meio ambiente no mundo. Em 2022, ela palestrou, na programação do evento, junto à Organização Mundial de Meteorologia.

    Na edição de 2024, além de representar o Ministério do Meio Ambiente, Regina também irá mediar uma mesa no Pavilhão Brasil, que receberá debates sobre o combate à mudança do clima e a transição justa, entre outros temas, além de exposições e apresentações culturais. A proposta foi aprovada pelo Comitê Técnico do Pavilhão Brasil, formado por representantes do governo federal, de fóruns de governo, do setor privado e da sociedade civil envolvidos na organização do espaço.


  • Equipes do ‘Meninas na Ciência’ são medalhistas em campanha de caça a asteroides da Nasa

    Publicado em 11/11/2024 às 15:51

    Professora Débora Peres Menezes recebe medalhas em nome do projeto Meninas na Ciência da UFSC, em Brasília. Foto: reprodução/Instagram @meninasnaciencia_ufsc

    Quatro equipes do projeto de extensão Meninas na Ciência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram premiadas no programa Caça Asteroides MCTI no último sábado, 9 de novembro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC) da Nasa, sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) e do Observatório Nacional (ON-MCTI).

    Lideradas pelas estudantes de graduação e mestrado da UFSC Ana Lindsey Fernandes, Ana Isadora Martins, Anna Carolina Momm e Gabriela Gauche, as quatro equipes detectaram dez candidatos a asteroides durante o programa deste ano, que, se confirmados, poderão ser nomeados pelas participantes.

    Segundo a coordenadora do Meninas na Ciência, professora Gabriela Kaiana Ferreira, do Departamento de Física, as conquistas se somam a oito detecções realizadas no ano passado e já são um importante marco na história do projeto. “Esta não é apenas uma conquista do projeto Meninas na Ciência da UFSC, mas sim uma conquista de todas as meninas e mulheres que desejam seguir uma profissão e carreira científica nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e, ainda mais, uma conquista para a ciência”, afirma.
    Continue a leitura » »


  • UFSC na mídia: reportagem destaca onipresença da poluição por plástico no litoral brasileiro

    Publicado em 11/11/2024 às 15:32

    Garrafa plástica jogada na areia da praia do Pântano do Sul, em Florianópolis. Foto: Maurício Frighetto/DW Brasil.

    O portal de notícias Deutsche Welle Brasil publicou no domingo, 10 de novembro, uma reportagem abordando a poluição por plásticos e microplásticos no litoral brasileiro, destacando a situação específica do Pântano do Sul. Recentemente, uma pesquisa divulgada pela ONG Sea Shepherd Brasil e pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) identificou que a praia localizada no extremo sul da ilha de Santa Catarina tinha a maior concentração de resíduos plásticos entre 306 praias analisadas. Com o título “Pântano do Sul expõe desafio para manter praias limpas“, o texto explica que, apesar de alguns veículos de comunicação terem rotulado a região como a “praia mais poluída do Brasil”, os dados coletados são insuficientes para se fazer tal afirmação.
    Continue a leitura » »


  • TCC do curso da Química da UFSC Blumenau vira jogo sobre mulheres na ciência

    Publicado em 11/11/2024 às 13:35

    Beatriz Fernanda da Silva segurando o jogo “Mulheres na Ciência: um percurso científico”. Foto: Divulgação/ UFSC Blumenau

    O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes Beatriz Fernanda da Silva e Karol Londero Buttchewits virou o jogo de tabuleiro comercializável Mulheres na Ciência: um percurso científico, que apresenta conquistas femininas na área. Ambas se formaram no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus de Blumenau.

    Beatriz conta que o trabalho, orientado pela professora Keysy Solange Costa Nogueira e coorientado pela professora Patrícia Bulegon Brondani, foi inspirado pelo livro Mulheres e a Tabela Periódica: Caminhos que se cruzam, que também foi resultado de um TCC da Química, defendido no semestre 2022.2 pela egressa Raissa Souza Rezende. “Sempre tive interesse nessa temática e em jogos. Acredito que os jogos são uma forma envolvente de abordar temas relevantes no Ensino Médio, como esse. Inclusive, na escola onde apliquei o jogo, ele foi muito bem recebido”, relata.

    O trabalho foi inspirado no modo de jogar do Quest, que é um jogo de perguntas e respostas, separadas em categorias. Para a pesquisa, Beatriz utilizou alguns manuscritos sobre a vida das mulheres na ciência. “A literatura sobre mulheres e elementos da tabela periódica é escassa, então o livro da Raissa foi a base para a categoria ‘Mulheres e a TP’. As outras categorias foram desenvolvidas com base em pesquisas em literatura especializada em Química”, explica.
    Continue a leitura » »