SUSTENTABILIDADE
No Politécnico de Setúbal acreditamos que a adoção das melhores práticas de sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, social/cultural e económica, não se podem limitar aos campi, devendo antes constituir-se como um processo coletivo que potencia um impacto positivo em toda a sociedade. Este compromisso com o presente e futuro, colocou o Politécnico de Setúbal entre as 10 instituições de Ensino Superior portuguesas mais sustentáveis, segundo o “The University Impact Rankings”, ranking mundial do prestigiado Times Higher Education, sendo o único politécnico nacional a integrar esta lista.
Trabalhamos ativamente para construir uma instituição de Ensino Superior de referência, coesa e focada na criação de valor para a comunidade envolvente. A nossa presença e atividade deve favorecer a melhoria de todas as vertentes da vida em sociedade, em particular na região de Setúbal.
Somos um dos principais motores do sistema de inovação regional, mantendo um forte sentido de responsabilidade social.
No âmbito da nossa atuação, procuramos promover a sustentabilidade e a inclusão social, através de uma formação de alto nível que agrega as componentes técnica e científica, aliadas às vertentes cultural, ética e humanista, incutindo os valores imprescindíveis da cidadania.
Para além de profissionais de excelência, formamos cidadãos/ãs socialmente responsáveis, dotados/as de competências transversais para um futuro mais solidário, inclusivo e sustentável.
POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE
O nosso compromisso no domínio da sustentabilidade está alicerçado num conjunto de critérios e medidas de atuação que visam a adoção de valores e práticas transversais a toda a organização.
Deste modo, procuramos incentivar e inspirar toda a comunidade académica a criar um futuro que garanta a inclusão social, solidariedade e sustentabilidade.
Articulada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos na “Agenda 2030” das Nações Unidas, a Política de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Politécnico de Setúbal engloba seis vetores.
1. ENVOLVIMENTO
De forma inclusiva e dinâmica, da comunidade académica em ações que produzam melhoria efetiva do desempenho ambiental e social.
2. EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
Da comunidade académica para os desafios da sustentabilidade, através do incentivo e reforço de comportamentos e medidas adequados, influenciando também a sociedade envolvente.
3. CRIAÇÃO E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
Fazendo uso dos valiosos recursos humanos e tecnológicos disponíveis no Politécnico de Setúbal, no âmbito dos domínios científicos e técnicos.
4. MELHORIA NO IMPACTO AMBIENTAL E NA QUALIDADE DE VIDA
Nos campi de Setúbal e do Barreiro, através de uma gestão eficaz dos recursos, materiais, energéticos e hídricos e da redução significativa de resíduos e emissões.
5. CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS LEGAIS
E promoção da associação a redes que potenciem a partilha de experiências, o desenvolvimento coletivo de atividades, práticas e políticas adequadas, com aplicabilidade a cada entidade.
6. MONITORIZAÇÃO
De forma contínua e criteriosa, do desempenho sustentável nas dimensões ambiental, social/cultural e económica. Pomovendo a divulgação pública dos dados enquanto ferramenta de comunicação da política e compromisso de responsabilidade social e sustentabilidade do Politécnico de Setúbal.
COMISSÃO DE SUSTENTABILIDADE
A aplicação da política de sustentabilidade é garantida pela Comissão de Sustentabilidade do Politécnico de Setúbal que planeia e propõe as ações e medidas e assegura a sua correta implementação.
projetos e atividades
aMBIENTAL
Desenvolvemos ações nas áreas dos resíduos, água, energia, floresta, mar, mobilidade sustentável e vida saudável, entre outras, tendo como denominador comum a promoção da mudança de comportamentos para uma melhoria do desempenho ambiental, quer internamente ao nível da comunidade e vida académica, quer na comunidade envolvente da região de Setúbal.
A biodiversidade tem sido outra das áreas desenvolvidas, através do envolvimento da comunidade académica e outros parceiros e com ações como o estudo e divulgação do património natural, que permitiu conservar e restaurar os ecossistemas terrestres presentes nos campi, e do aumento dos espaços verdes com a plantação de espécies autóctones.
SOCIAL E CULTURAL
Promovemos atividades de cariz formativo, social, desportivo e cultural, através da criação de parcerias, destinadas a diversos públicos-alvo da comunidade académica e local, visando a criação de uma sociedade mais coesa, solidária e inclusiva, através dos seguintes eixos de atuação:
- Promover a justiça social, a igualdade de oportunidades e a diversidade cultural;
- Contribuir para o desenvolvimento do sentido de responsabilidade social e cívica;
- Estabelecer dinâmicas de cooperação social e comunitária no IPS;
- Organizar, gerir e desenvolver atividades no âmbito do voluntariado.
o nosso contributo para as metas dos ods
O Politéncico de Setúbal é uma das 130 entidades que integram a Aliança para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Portugal, rede criada pela UN Global Compact Network Portugal com o objetivo de criar parcerias para a implementação em território nacional dos 17 ODS aprovados em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
O Politécnico de Setúbal continua a apostar no cinema enquanto importante veículo de sensibilização para os ODS, nomeadamente através do ciclo CO2 – Conversa, Olha, Ouve, dirigido aos/às estudantes e especialmente aos/às recém-chegados/as, como contributo para a sua boa integração social e sucesso académico.
Com o concurso IPS Sustentável pretendemos reconhecer a inovação na sustentabilidade no Politécnico de Setúbal, estimulando o envolvimento criativo e social de toda a comunidade académica para contribuir com ideias e ações que promovam uma instituição mais sustentável, nas vertentes ambiental, social e económica.
A candidatura ao concurso IPS Sustentável pode ser feita em nome individual ou em grupo, composto no máximo por cinco elementos: estudantes, docentes, investigadores/as, não docentes ou membros da Rede Alumni.
Para a implementação da “Ideia Mais Sustentável do Ano” é disponibilizada uma verba de 10 mil euros, atribuída no âmbito do concurso de ideias.
4.ª EDIÇÃO – 2024 | CANDIDATURAS EM ANÁLISE
As candidaturas para o concurso decorreram até 21 de outubro de 2024, estando atualmente em análise por parte do júri.
3.ª EDIÇÃO – 2023 | PROJETOS VENCEDORES
Horto IPS6: Criação de uma horta biológica comunitária no espaço exterior da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS). Sustentável, Sociável, Solidário, Subsistente, Saudável e Sereno são os seis pilares em que assenta esta ideia, que pressupõe a preparação de vários talhões cultiváveis, a atribuir a horticultores/as candidatos/as, mediante a frequência de uma formação nos princípios da sustentabilidade agrícola. O “Horto IPS6” será também um espaço pedagógico, pressupondo a partilha inter-geracional de conhecimentos e práticas de produção sustentável de alimentos, com base numa economia circular e sem gerar desperdícios.
Mobilidade Soft: A ideia vencedora pretende promover formas de mobilidade suave junto da comunidade académica, nomeadamente o uso da bicicleta no acesso ao campus, através de várias medidas de melhoria da segurança no parqueamento. O projeto pretende fomentar, em simultâneo, a eficiência energética global das deslocações de e para o IPS e os níveis de atividade física, contemplando igualmente a criação de um posto de trabalho self-service para pequenas reparações, como é o caso da mudança de pneus.
2.ª EDIÇÃO – 2022 | PROJETO VENCEDOR
BookSpot: Instalação de cinco mini bibliotecas que possibilitarão a qualquer elemento da comunidade IPS doar, partilhar e desfrutar de livros, num espaço ao ar livre no campus ou num local calmo e sossegado dentro da sua escola. As BookSpot são pequenas caixas em formato de “casa”, abertas, construídas a partir de materiais ecológicos e sustentáveis. O design de cada uma será pensado para ser completamente integrado com a natureza e a envolvente do IPS. O projeto pretende estimular os/as estudantes a ler no ambiente do seu Campus IPS, a desfrutar da envolvente da natureza, acedendo, partilhando e até doando os livros de forma gratuita.
1.ª EDIÇÃO – 2021 | PROJETO VENCEDOR
Eco-trilhos Cool: Criação de um Eco-Trilho, um percurso no campus de Setúbal, que poderá vir a evoluir para outras áreas do distrito, de forma a promover o conhecimento do património ambiental, cultural, e natural, através da sugestão de experiências saudáveis, incluindo a prática de atividade física, potenciando os recursos existentes.
Criação de uma loja/feiras mensais, ou através de uma aplicação móvel, potenciar a aquisição de produtos produtos doados, vendidos ou trocados.
O projeto tem como objetivos:
- Promover a sustentabilidade no IPS;
- Criar “um espaço” de trocas/vendas a preços reduzidos para a comunidade académica IPS;
- Desenvolver uma cultura de economia circular/ reusar ou reutilizar (emergente e urgente) na comunidade IPS;
Criação de um pequeno bosque segundo o método Miyawaki (criação de pequenos bosques de flora autóctone) com o envolvimento de estudantes e a participação de parceiros do IPS. Este método permite:
- Recuperação da diversidade genética da flora autóctone;
- Fixação de carbono;
- Promoção da biodiversidade;
- Combate às alterações climáticas;
- Melhoria da qualidade do ar;
- Aumento da capacidade de retenção de água no solo e recuperação paisagística de terrenos alterados pelo homem.
Os benefícios são inúmeros e refletem-se direta e indiretamente na qualidade de vida das pessoas. Paralelamente, pretendemos instalar placas de identificação das espécies.
A pretexto do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, Politécnico de Setúbal arrancou em 2024 com um conjunto diversificado de atividades sob o teto comum da Semana da Sustentabilidade, um evento cuja organização envolve toda a comunidade académica com a contribuição de várias empresas e organizações parceiras.
Ao longo de sete dias, abordou-se o tema “Geodiversidade em Setúbal” numa conferência, foram dinamizadas oito conversas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e uma ação de sensibilização ambiental a bordo do barco “Maravilha do Sado”.
Sessões de cinema, uma feira sustentável e solidária, uma exposição de fotografia sobre a biodiversidade nos campi do IPS e um pedipaper para trabalhadores alusivo este tema foram outras das várias atividades realizadas nesta edição de estreia.
REDES E PARCERIAS
Privilegiamos a associação a redes e formalização de parcerias que promovam a partilha de experiências e o desenvolvimento coletivo no que respeita a atividades, práticas e políticas adequadas à sustentabilidade.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul e Ambiente e Educação (ABAAE), às cinco escolas do Politécnico de Setúbal, pelo conjunto de boas práticas ambientais desenvolvidas ao longo do ano letivo 2023/2024, com o envolvimento das comunidades académica e local.
O projeto “A Bio e Geodiversidade da Minha Escola”, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em parceria com várias outras organizações não governamentais, distinguiu a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) com o 2.º lugar, no escalão 3, referente ao Ensino Secundário, Profissional e Superior.
Distinção atribuída pela Foundation for Environmental Education (FEE) e Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), pelas boas práticas ambientais nas cinco escolas superiores do Politécnico de Setúbal.
O projeto “Ativa-TE!”, que resulta de uma parceria entre o Politécnico de Setúbal (IPS) e a associação cultural Festroia, foi este ano a iniciativa distinguida pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), no âmbito da 9.ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RPRSS).
O Politécnico de Setúbal foi uma das instituições distinguidas, com o Selo de Excelência “Alimentação Saudável no Ensino Superior”, atribuído pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.
O Politécnico de Setúbal foi uma das entidades distinguidas pela Câmara Municipal de Setúbal com o Selo Verde, um certificado de qualidade ambiental implementado numa parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.
O Selo Verde representa o reconhecimento das boas práticas e ações promotoras da qualidade ambiental, do Politécnico de Setúbal, nomeadamente quanto à gestão eficiente de resíduos, da energia, da água, da mobilidade e do consumo, com consequente impacto na redução das emissões de dióxido de carbono.
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro foi um dos estabelecimentos de ensino premiados no âmbito do projeto “A Biodiversidade da Minha Escola”, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em parceria com várias outras organizações não governamentais de ambiente (ONGA).
O desafio, enquadrado no programa Eco-Escolas, propôs a alunos/as e professores/as, do Pré-escolar ao Ensino Superior, que explorassem e documentassem de várias formas a biodiversidade na envolvente dos seus estabelecimentos de ensino.
O Selo de Qualidade Academia Voluntária foi atribuído pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, entidade responsável pela prossecução de políticas na área do voluntariado, representando o reconhecimento das práticas, dinâmicas e instrumentos criados, pelo Politécnico de Setúbal, em prol da promoção da prática do voluntariado.
O Selo de Qualidade Academia Voluntária visa reconhecer e dar a conhecer o trabalho levado a cabo pelas instituições de Ensino Superior em prol do voluntariado.
A aliança universitária E³UDRES² e o projeto IPS ComVida, desenvolvidos pelo Politécnico de Setúbal, foram distinguidas pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, no âmbito da 8.ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Estes prémios reconhecem as boas práticas do Politécnico de Setúbal no âmbito do Eixo II – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente nas categorias Educação de Qualidade (ODS 4) e Proteger a Vida Terrestre (ODS 15).
Os campi de Setúbal e do Barreiro foram reconhecidos pela boa gestão ambiental, com a atribuição de duas bandeiras EcoCampus, que premeiam as boas práticas ambientais.
O EcoCampus, galardão entregue pela primeira vez em Portugal em 2022, integra um novo programa da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que pretende promover a sustentabilidade nas instituições de ensino superior. É coordenado a nível internacional pela Foundation for Environmental Education e constitui um processo suplementar ao programa Eco-Escolas e à sua metodologia dos “7 passos”, ao promover a melhoria contínua da gestão ambiental dos campi.
Politécnico de Setúbal foi distinguido pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, pelas suas boas práticas na área da Responsabilidade Social e Sustentabilidade tendo recebido uma menção honrosa pelo projeto “IPS ECO”, enquadrado no Eixo I – Responsabilidade Social e na categoria Comunidade.
O Politécnico de Setúbal (IPS) volta a ser distinguido pelo trabalho de educação e gestão ambiental para a sustentabilidade, renovando o Galardão Eco-Escolas, pelo terceiro ano letivo consecutivo, às suas cinco Escolas Superiores.
A atribuição do galardão, pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), é o reconhecimento das ações desenvolvidas, com impacto não só na requalificação paisagística dos seus campi, como também na identificação e caracterização da biodiversidade.
O Politécnico de Setúbal foi distinguido com dois prémios no âmbito da 6.ª edição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RPRSS), promovido pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE).
Com estes galardões, a APEE reconhece vários projetos desenvolvidos no âmbito do projeto “IPS Solidário”, em estreita ligação com a comunidade envolvente (Eixo 1 – Responsabilidade Social), e todo o conjunto de ações de apoio à educação no contexto de pandemia (Eixo II – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
O Politécnico de Setúbal foi um dos vencedores dos Prémios de Voluntariado Universitário, uma iniciativa do Santander Universidades.
A distinção incluiu a atribuição de um prémio ao projeto “Comunidade para uma Vida Saudável”, desenvolvido por estudantes da licenciatura em Desporto, e uma menção honrosa enquanto “Instituição de Ensino Superior + Voluntária”.
As cinco escolas do Politécnico de Setúbal foram distinguidas com galardões Eco-Escolas, atribuídos pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), como resultado das práticas sustentáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao longo do ano letivo 2018/2019, envolvendo as comunidades académica e local.