Tese de doutorado by Geraldo Magella de Menezes Neto
Dissertação de mestrado by Geraldo Magella de Menezes Neto
Monografia de graduação by Geraldo Magella de Menezes Neto
Papers by Geraldo Magella de Menezes Neto
Caderno de Pesquisa do CDHIS, 2019
O presente artigo busca discutir o lugar e o papel dos indígenas nas narrativas dos livros didáti... more O presente artigo busca discutir o lugar e o papel dos indígenas nas narrativas dos livros didáticos produzidos no Estado do Pará no início do século XX. A partir de fontes como os livros Apostilas de História do Pará, de Theodoro Braga, e Pontos de História do Pará, de Arthur Vianna, problematiza-se a construção de uma história regional paraense sob a influência do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) que intencionava ressaltar as contribuições e o protagonismo europeu na história do Pará, deixando os indígenas num segundo plano, ocultando suas lutas e resistências no processo de colonização.
Revista História em Reflexão, 2018
This article proposes an analysis from the memories of the Canudos War conveyed in the Pará state... more This article proposes an analysis from the memories of the Canudos War conveyed in the Pará state’s periodicals A Província do Pará and Folha do Norte in the year of 1897, and cordel booklets História de Antônio Conselheiro (Campanha de Canudos, narração completa) by Arinos de Belém. The periodical discourse and the cordel about Antonio Conselheiro and his followers and about the participation of the Military Police of Pará was analyzed, observing the permanences and changes in relation to the image constructed on these individuals. It can be seen from the research that these media vehicles reproduced a pejorative vision of the blessed and the Canudenses and portrayed the troops as heroic, sustaining the same discourse that it was necessary to defeat Canudos.
KEYWORDS: Canudos War, Cordel Literature; Press
O presente artigo objetiva analisar as práticas e desafios no ensino da História Medieval na educ... more O presente artigo objetiva analisar as práticas e desafios no ensino da História Medieval na educação básica a partir dos relatos de professores que atuam em escolas públicas de Belém do Pará. Por meio de entrevistas com professores, o trabalho analisa quais conteúdos de História Medieval são priorizados em sala de aula; o modo como os professores utilizam os livros didáticos nos conteúdos referentes à História Medieval; quais recursos didáticos são utilizados nas aulas de História Medieval nas escolas; os desafios de se ensinar esse tema na escola pública; e como os professores avaliam as contribuições da sua formação nos cursos de História nas práticas de ensino em História Medieval. Entendemos que para se falar em ensino de História Medieval é necessário ouvir aqueles que tem o desafio diário de ensinar na educação básica.
Resumo: Em setembro de 2015, o Ministério da Educação divulgou a primeira versão da Base Nacional... more Resumo: Em setembro de 2015, o Ministério da Educação divulgou a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem por objetivo deixar claro os conteúdos mínimos a serem ensinados em todo o país na educação básica. A disciplina de História foi a que mais gerou polêmicas, sendo alvo de muitas discussões nos meios acadêmicos, na imprensa e na sociedade em geral, devido a variados fatores, como a falta de conteúdos e a acusação de uma suposta tentativa de doutrinação pelo governo. Nesse sentido, o presente artigo objetiva analisar as repercussões da divulgação da versão preliminar na BNCC, problematizando os interesses em jogo e a exclusão do debate dos principais responsáveis em colocar em prática o novo currículo, os professores da educação básica. Palavras-chave: Currículo; Educação Básica; Ensino de História. Abstract: In September 2015, the Brazilian Ministry of Education released the first version of the National Curriculum Common Base (BNCC), which aims to clarify the minimum content to be taught throughout the country in basic education. The discipline of history
Resumo: O presente artigo analisa alguns conteúdos ensinados nas escolas públicas do Pará que pre... more Resumo: O presente artigo analisa alguns conteúdos ensinados nas escolas públicas do Pará que pretendiam consolidar os ideais e valores republicanos para a sociedade, na virada do século XIX para o século XX, por meio da educação moral e cívica, presente como disciplina ou nos estudos de " portuguez ". Assim, se pretenderia criar cidadãos úteis à pátria, por meio do discurso do amor à pátria, a instrução para a moral e para o trabalho. Tal debate é permeado pela análise de livros escolares e provas escritas do período.
Palavras-Chave: Educação moral e cívica; Instrução pública; Livros escolares.
Resumo: O presente artigo socializa um relato de experiência no ensino da Grécia Antiga em turmas... more Resumo: O presente artigo socializa um relato de experiência no ensino da Grécia Antiga em turmas de 5ª série/6ª ano do ensino fundamental em escolas públicas do Pará. Ao tratar do tema da mitologia grega, utilizamos a literatura de cordel, que apresenta uma linguagem em versos rimados, de fácil compreensão para os alunos. Destacamos que o cordel pode ser um recurso didático interessante para o ensino de História, ao estimular a leitura e possibilitar a relação passado-presente. Palavras-chaves: Ensino de História; Grécia Antiga; Literatura de Cordel. Abstract: This article socialize a report of experience in the teaching of ancient Greece in class of 5th grade / 6th grade of elementary school in the public schools of Pará state, Brazil. When we discuss the Greek mythology theme, we use the cordel literature that presents a language in verse rhymed, easy to understand for students. We emphasize that the cordel literature can be an interesting educational resource to the history teaching, to encourage reading and to allow past-present relationship.
Resumo: O presente artigo pretende tratar do ensino de História Medieval para o ensino fundamenta... more Resumo: O presente artigo pretende tratar do ensino de História Medieval para o ensino fundamental, sugerindo a abordagem de três temas: a alimentação, a moradia e o lazer. Entendemos que a Idade Média pode ser vista em sala de aula a partir do cotidiano, o que aproxima esse período histórico da realidade dos alunos e possibilita a relação passado-presente, tornando o aprendizado mais significativo. O artigo também relata uma experiência desenvolvida com alunos da 6ª série de escola pública em Belém do Pará, no distrito de Mosqueiro. Palavras-chave: Alimentação. Ensino de História. História Medieval. Lazer. Moradia. ________________________________________________________________________________________ Introdução Muitos professores consideram especialmente árdua a tarefa de ensinar História Medieval. A distância que separa os alunos de época tão remota, argumentam alguns, seria um dos principais obstáculos. Como despertar seu interesse por tema tão antigo? Como passar às novas gerações conceitos, ideias e fatos que, aparentemente, têm tão pouco a ver com o mundo de hoje? Mas seria bem diferente se eles mostrassem a seus discípulos que, como veremos a seguir, e embora muita gente não se dê conta, nosso próprio cotidiano está impregnado de hábitos, costumes e objetos que vêm de muito mais longe do que se pode imaginar (FRANCO JÚNIOR, 2008, s/p.). Iniciamos este artigo com as palavras de um dos maiores medievalistas brasileiros, Hilário Franco Júnior, como ponto de partida para uma questão importante para os professores de História e graduandos de licenciatura: como ensinar História Medieval nas escolas? À primeira vista, o Brasil não teria nenhuma ligação com uma história de que não faz parte, afinal, o Brasil 'não tem uma Idade Média'.
Uploads
Tese de doutorado by Geraldo Magella de Menezes Neto
Dissertação de mestrado by Geraldo Magella de Menezes Neto
Monografia de graduação by Geraldo Magella de Menezes Neto
Papers by Geraldo Magella de Menezes Neto
KEYWORDS: Canudos War, Cordel Literature; Press
Palavras-Chave: Educação moral e cívica; Instrução pública; Livros escolares.
KEYWORDS: Canudos War, Cordel Literature; Press
Palavras-Chave: Educação moral e cívica; Instrução pública; Livros escolares.
tema da Pré-História, os quadrinhos da Turma da Mônica, a partir de personagens como o Horácio e o Piteco, se apresentam como um recurso didático que podem auxiliar o professor no ensino.
Site: https://petletrasufcg.wixsite.com/pet-letras/v-jornada-nacional
didáticos de História da Amazônia em Belém no início do século XXI, a partir de algumas questões: qual o discurso das editoras que publicam livros didáticos regionais? Quais as estratégias que as editoras utilizam para atrair o público? Devido os limites de espaço deste trabalho, e por tratar-se de uma pesquisa em andamento, preferimos focar nosso texto na questão da propaganda dos livros didáticos. As fontes utilizadas são os próprios livros didáticos produzidos pelas editoras paraenses e os sites das editoras.
Palavras-chave: Amazônia; Ensino de História; História do livro; História oral; Livro paradidático.