quinta-feira, 21 de junho de 2007

PRESIDENTE WASHINGTON LUÍS PEREIRA DE SOUZA


Luís, Washington
(1869-1957): Nome completo Washington Luís Pereira de Sousa. Advogado, nascido na cidade de Macaé, estado do Rio de Janeiro. Foi Vereador, Prefeito em Batatais (1898-1899), Deputado Estadual pelo Partido Republicano Paulista - PRP (1904-1906), participando da Constituinte paulista. Prefeito de São Paulo-SP (1914-1919), quando enfrentou a greve geral de 1917. Foi presidente do estado de São Paulo (1920-1924). Chefiou o 3º Batalhão organizado em Batatais para combater os rebeldes paulistas (1924), os quais formariam, em 1925, a Coluna Miguel Costa-Prestes. Senador pelo Partido Republicano Paulista (1925-1926). Por meio de eleição direta, passou a exercer a presidência da República em 15 de novembro de 1926. Foi deposto pela Revolução de 1930, em 24 de outubro, e cumpriu exílio na Europa e nos Estados Unidos, retornando ao Brasil em 1947.Logo no início de seu mandato presidencial, chegou ao fim a Coluna Prestes, que com 620 homens entrou em território boliviano e, posteriormente, se dissolveu. O governo de Washington Luís não estava mais ameaçado pelas rebeliões tenentistas e pelo avanço do movimento operário, entretanto, para coibir novos movimentos de oposição, criou a Lei Celerada, em 1927, que impunha censura à imprensa e restringia o direito de reunião, levando para a clandestinidade o Partido Comunista Brasileiro, que havia sido reconhecido pelo governo no início do ano.O assassinato de João Pessoa, presidente da Paraíba e candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas à sucessão presidencial, em 26 de julho de 1930, foi um fato decisivo para o agravamento dos movimentos de oposição ao governo de Washington Luís, já desgastado pela crise do café. Reassumindo o governo do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas e outros políticos deram início à conspiração política que levou ao movimento de 3 de outubro de 1930, a Revolução de 1930, como ficou conhecido o episódio. O presidente Washington Luís foi deposto em 24 de outubro, pelos chefes das forças armadas, e uma junta provisória de governo assumiu o poder.
Washington Luís
Fonte: Arquivo Nacional

NOMEAÇÃO





MATÉRIA JORNALÍSTICA


O Instituto Histórico e Geográfico de Macaé foi fundado em 30 de setembro de 1993, com o objetivo de resgatar, através do material existente a através de pesquisas a memória da cidade e acompanhar seu desenvolvimento histórico e geográfico. A princípio a entidade funcionava na FAFIMA, seguido da Secretaria Municipal de Cultura e há cerca de 4 anos, a entidade está instalada em espaço cedido pela Centenária Sociedade Musical Beneficente Lira dos Conspiradores, na Rua do Sacramento n° 63 – Centro – Macaé/RJ.
O Instituto conta com um acervo, constituído de Livros Históricos, Teses de Mestrados e Trabalhos de Pesquisadores da própria Instituição.
Por ano, cerca de dois mil estudantes da rede escolar municipal, estadual e particular, Acadêmicos e Pesquisadores freqüentam a Biblioteca da Instituição para complementação aos seus trabalhos.
São parceiras da entidade, a Sociedade Musical Lira dos Conspiradores e a Prefeitura de Macaé.
A entidade está aberta a visitação e estudos de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 17 horas, com dois turnos de trabalho. Voltando ao atendimento ao público a partir de 26 de fevereiro de 2007.
Lá você encontra Livros de Alberto Lamego, Augusto dos Anjos, Antônio Alvarez Parada, entre outros; de Pesquisadores da própria entidade e material de Teses elaboradas por Acadêmicos, sobre o município de Macaé.
O Vice-Presidente da entidade, Mario Sergio Santos disse que a entidade tem passado um pouco de dificuldade para a sua manutenção, devido à falta de verba nos anos anteriores, tendo sido mantido por anuidades pagas pelos membros a instituição, o que não supria os gastos necessários, como:a confecção de material, elaboração de exposições, palestras, material de escritório, entre outros.
Para o ano de 2007, a Vereadora Marilena Garcia apresentou o projeto da entidade na Câmara Municipal de Macaé, tendo sido aprovada uma subvenção, para manutenção, a ser repassada através do FUNDEC/PMM. No projeto de plano de trabalho apresentado para este ano, está: a produção de material escrito e visual sobre a realidade Geo-Histórica de Macaé; a elaboração de material de divulgação do IHGM para maior visibilidade do mesmo; manter um maior intercâmbio com as escolas do município, disponibilizando material de pesquisa para os alunos e a promoção de encontros, palestras, exposições e cursos sobre temas ligados à história e a geografia de Macaé; ontem e hoje.
A Direção da Entidade solicita as empresas de Offshore, instaladas no município e ao Comércio Local, para nos ajudem neste importante trabalho de revitalização da História do município, lembrando que as doações serem deduzidas no Imposto de Renda.
O Instituto Histórico e Geográfico passa por necessidade básicas, material patrimonial, como de um computador, novas estantes e arquivos, TV e vídeo cassete, para melhor atender o público e espera em breve colocar na Internet um site para que as pessoas possam melhor se comunicar com a entidade e fazer pesquisas através dele.A entidade solicita ainda, a comunidade macaense, que colabore com a ampliação de seu acervo, doando xerox de documentos histórico que se encontram em poder de muitas famílias macaenses, para que possamos oferecer aos estudantes e pesquisadores acesso a um maior número de informações sobre o município, que por ser de grande valia para o acervo da memória permanente da cidade de Macaé.

NOSSOS AGRADECIMENTOS

Escola Estadual Mathias Neto / NEC - Macaé/RJ.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA)
Fundação Municipal de Cultura - Centro de Memória de Macaé
Sociedade Musical Beneficente Lira dos Conspiradores.
Estes locais estão intimamente ligados à história do IHGM.

O IHGM E AS DATAS COMEMORATIVAS

O Instituto Histórico e Geográfico de Macaé comemora anualmente as seguintes datas:
15/abril - Macaé é elevada a categoria de cidade:
29/ Julho - Fundação de Vila e Município;
30/Setembro - Fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Macaé
26/outubro - aniversário do Patrono do IHGM, Washingto Luís Pereira de Souza ( o Paulista de Macaé)

HISTÓRIA DO IHGM

Tudo começou com a formação de um núcleo formado por professores que haviam participado do PROJETO MACAÉ, se reunindo nesta época na Escola Estadual Mathias Neto - trabalho que resultou na publicação de Macaé síntese Geo-Histórica. Com o nome de GRUPO DE ESTUDOS E MEMÓRIA DE MACAÉ - GEMMA, o Grupo de Estudos e Memória de Macaé se reunia nas instalações da FAculdade de Filosofia e Letras de Macaé - FAFIMA.
A incorporação de novos interessados no assunto desta natureza e a necessidade de formalização do movimento impeliram na criação em 30 de setembro de 1993, o Instituto Histórico e Geográfico de Macaé, nos moldes dos existentes no país.
O IHGM é um instituto autônomo e independente, cujo trabalho é coluntário e valoriza a iniciativa própria. Consta como objetivos reuniões do acervo (originais e cópias) de material relativo à história de Macaé, desenvolvimento de materia didático para dar apoio ao ensino da história, geografia, geologia e aspecto sócio-econômico da região, estudar e estimular a pesquisa de aspectos históricos do Brasil, do Estado do rio de Janeiro e do município de Macaé.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

BLOG DO IHGM

Seja bem-vindo ao Blog do Instituto Histórico e Geográfico de Macaé!
Aqui você conhecerá um pouco da história do município!


Direção IHGM/ MACAÉ-RJ.