Pular para o conteúdo

Por Gabi Duarte, gshow — Rio de Janeiro


Reveja cena de Zinha em Renascer

Reveja cena de Zinha em Renascer

Quem vê Samantha Jones brilhando em Renascer como Zinha, não imagina que a sua vida deu uma reviravolta digna de novela das 9. A atriz teve que batalhar muito para conquistar um dos papéis mais queridos pelo público na trama de Bruno Luperi, momento que ela não poderia imaginar há alguns anos.

Samantha Jones fala no podcast Papo de Novela sobre a Zinha de Renascer — Foto: Reprodução/Instagram e Globo/Fábio Rocha

No podcast Papo de Novela, Samantha conta qual foi o maior plot twist da sua vida, ou seja, a ocasião em que foi surpreendida por algum acontecimento inesperado, fazendo com que tudo se transformasse. Além desse relato, a atriz também relembra cena que fez todo o set chorar e fala da importância de ter uma personagem que é a cara da contemporaneidade.

🎧 Ouça o papo completo:

A volta por cima

Samantha cresceu no sertão na Bahia e foi lá que ela começou a mergulhar no mundo da arte.

"Comecei a escrever porque gostava de literatura de cordel, então, comecei a compor por causa disso, porque também tinha uma musicalidade. E tem a poesia, o ritmo e a declamação, que tem a ver com atuação. E eu fazia teatro também."

Samantha Jones como a Adel em Um Lugar ao Sol, sua primeira novela — Foto: Globo

Da Bahia, veio ao Rio de Janeiro, onde ingressou na Escola de teatro da Unirio e depois se formou. Com o diploma em mãos, Samantha participou de peças de teatro, mas a situação financeira ainda estava longe de ser a ideal:

"No ano da pandemia, eu estava: ‘Meu deus, será que volto para a Bahia? Não tenho dinheiro para ficar aqui’. Do nada, passei para a novela das 9, que foi Um Lugar ao Sol, minha primeira novela. Era próximo do meu aniversário, minha mãe me ligou e falei: ‘Agora consegui um trabalho’. E ela não estava ouvindo, pediu para repetir. Eu estava no mercado, saí do mercado com coisa na mão, aí apitou. Depois fui devolver e falei: ‘Oi mãe, consegui trabalho mesmo, na novela das 9’. Ela ficou muito feliz. Desde então, minha vida mudou consideravelmente. Foi o primeiro contato que tive com uma possibilidade de uma estabilidade financeira na minha vida. E uma coisa foi puxando a outra."

De Zinho para Zinha

Cosme dos Santos interpretou Zinho Jupará na primeira versão de Renascer — Foto: Jorge Baumann/Globo

Na versão original de Renascer, exibida em 1993, o melhor amigo de João Pedro (Marcos Palmeira) era o Zinho Jupará (Cosme dos Santos). Contudo, no remake da novela, Bruno Luperi decidiu colocar esse papel como uma personagem de gênero feminino. Samantha fala da importância de toda essa mudança:

"Acho muito importante retratar o feminino nesse lugar. Lá em Ilhéus, quando a gente foi fazer preparação, a gente fez alguns dias intensivos na fazenda pra aprender como colhe e poda o cacau. E pedi, se possível, uma referência de uma mulher que estivesse lá fazendo aquilo. Então, trabalhei lá com uma moça e a tive como referência. E acho muito curioso essa Zinha que eu faço. A figura dela, que tem 1,59m, com um facão do lado e as contradições que isso tem. [...] Ela não é só rabugenta, é amarga, por um lado, e infantil com João Pedro. Então, acho a contradição, tanto imagética quanto subjetiva, muito interessante."

Cena emocionante com Jackson Antunes

Deocleciano pede desculpas a Zinha e apoia a afilhada

Deocleciano pede desculpas a Zinha e apoia a afilhada

Na trama, Deocleciano (Jackson Antunes) tem uma relação paternal com Zinha, mesmo não sendo um pai biológico. Em umas das cenas, depois de dar um sermão na jovem, ele a encontra para uma conversa franca e cheia de ternura.

O momento foi bastante enaltecido pelo público nas redes sociais. No podcast, Samantha confessou que a emoção tomou conta da gravação e que alcançou, até mesmo, a equipe que estava no set.

"Essa cena foi muito emocionante. Sabe quando você acaba de gravar, olha para o set e as pessoas estão com um lenço? Isso aconteceu. O Jackson já fez alguns personagens cruéis ou de homens agressivos, e ele é a pessoa mais gentil, o cristalzinho da novela. E aí, quando ele foi duro com a Zinha, ele já desmonta pela própria cena fictícia, fica se culpando mesmo por essa atitude, revisando isso e identificando em algumas pessoas essa atitude. Foi uma cena bem forte de fazer. Aquele abraço no final não estava previsto."

Veja também:

Carregando Carregando
MAIS PODCASTS

No podcast Papo de Novela, saiba o que vai acontecer na semana das tramas que estão no ar

Na semana de Renascer: Ritinha se separa, Mariana jura Inocêncio de morte e Dona Patroa realiza fantasia com Rachid - Programa: Gshow - Renascer

No podcast Papo de Novela, ator fala sobre torcida para a trama do seu personagem ter um final feliz

Renascer: Guilherme Fontes comemora volta de Humberto e torce por redenção

No Podcast Papo de Novela, ator fala sobre repercussão de Plutão, seu personagem em Família é Tudo

Galã de Família é Tudo relembra início de carreira como cover de Michael Jackson

No podcast Papo de Novela, atriz conta sobre sucesso da personagem e conta: 'Foi baseada nas mulheres da minha vida'

Edvana Carvalho exalta trajetória da Inácia em Renascer: 'Jamais faria se não fosse uma mulher com vida própria'

No podcast Papo de Novela, saiba o que vai acontecer na semana das tramas que estão no ar

Renascer: sexo de Eliana e Egídio, encontro de Teca com Maria Santa e resultado de DNA marcam a semana

No podcast Papo de Novela, saiba o que vai acontecer na semana das tramas que estão no ar

Na semana de Renascer, Zinha se encanta por Joana, Eliana seduz Egídio e João abriga José Bento - Programa: Gshow - Renascer

No Podcast Papo de Novela, ator fala sobre a construção do seu personagem na trama das 6

Em No Rancho Fundo, Eduardo Moscovis conta que quase foi Seu Tico Leonel e defende Ariosto: ‘Não é vilão’