Pular para o conteúdo
Mosaico BBB
{'isVisible': False}

Por gshow — Rio de Janeiro


Cena de Dancin Days — Foto: Memória Globo

Pensa o que faz de uma novela ser um fenômeno, daqueles que são lembrados décadas após a exibição? Disputa entre irmãs? Trilha sonora marcante? Tendências de moda vistas na rua? Pois bem, Dancin’ Days, de 1978, preenche todos esses requisitos e está de volta ao Globoplay a partir desta segunda-feira (13). O folhetim, escrito por Gilberto Braga e com direção-geral de Daniel Filho, faz parte do projeto de resgate dos clássicos da dramaturgia no Globoplay!

Sônia Braga, em Dancin' Days — Foto: Reprodução/Memória Globo

A história

Duas irmãs disputando uma filha. Esse é um resumão da trama principal de Dancin’ Days. De um lado, Júlia Matos (Sônia Braga). Do outro, Yolanda Pratini (Joana Fomm). Elas ficam um bom tempo distantes, já que Júlia é condenada a 22 anos de prisão, acusada de atropelar e matar um guarda. Na metade da pena, ela consegue a liberdade condicional. Uma vez livre, passa a ter alguns objetivos como acabar com o rótulo de ex-presidiária; reintegrar-se à sociedade e reconquistar o amor da filha Marisa, vivida por Glória Pires - com apenas 15 anos na época.

Sônia Braga Reginaldo Faria, Paulette, Milton Moraes, e Ary Fontoura, em Dancin' Days — Foto: Reprodução: Memória Globo

Claro que alcançar isso tudo não seria fácil para a mocinha da trama de Gilberto Braga. Marisa foi criada pela tia, Yolanda, que passa a fazer de tudo para dificultar a aproximação entre mãe e filha. No desenrolar dos capítulos, muita coisa acontece com Júlia: é renegada pela filha; volta para a prisão… Mas um casamento com o ricaço Ubirajara, vivido por Ary Fontoura , e uma viagem à Europa muda tudo. Tempo depois, Júlia retorna ao Brasil repaginada.

Dancin' Days: Júlia revela à Marisa que é sua mãe

Dancin' Days: Júlia revela à Marisa que é sua mãe

Nova mulher

Sabe a famosa frase: “vocês não imaginam o prazer que é estar de volta?!”. Júlia ganhou um banho de loja e retornou completamente transformada. Mexeu com a estrutura da novela e com os brasileiros, literalmente, colocando todo mundo para dançar. Na trama, a discoteca Frenetic Dancin’ Days era o cenário principal e no mundo real a disco music uma febre. E foi prometendo vingança, que a ex-presidiária se tornou o centro das atenções ao mostrar para todo mundo a sua nova personalidade.

Cacá (Antonio Fagundes) e Júlia Matos (Sônia Braga), em Dancin' Days — Foto: Reprodução/Memória Globo

Famosa meia de lurex

Muita gente pode se lembrar de Dancin’ Days como “a história de uma moça que usava uma meia de lurex”. Inclusive, o próprio autor, Gilberto Braga, brincou com essa definição. Além das meias soquetes que traziam um tecido metalizado e brilhante, viraram tendência no Brasil as sandálias de salto alto fino e a calça de jogging de cetim com listras laterais -peças usadas pela protagonista do folhetim. E claro: tudo assinado pela figurinista Marília Carneiro. Essa influência da novela nos hábitos de consumo dos brasileiros virou até tema de reportagem em uma revista norte-americana e em várias pesquisas acadêmicas.

Meias lurex com sandálias de salto alto fino em 'Dancin Days' — Foto: Acervo/Globo

Dancin' Days: Júlia dá um show de dança na pista da discoteca

Dancin' Days: Júlia dá um show de dança na pista da discoteca

Hino atemporal

É claro que com uma discoteca como cenário e uma protagonista baladeira, não poderia faltar uma boa trilha sonora - a internacional ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas. A girlband “As Frenéticas” foi a responsável por gravar a canção título da novela: "Dancin’ Days", escrita por Nelson Motta e Ruban. Versos como “dance bem, dance mal, dance sem parar…” ainda podem ser ouvidos até hoje em festas de casamentos, formaturas e casas noturnas.

Disco da novela 'Dancin' Days' — Foto: Chico Couto

Precisam de mais motivos para assistir a esse novelão? Vamos lá: o folhetim é um dos maiores sucessos de audiência da Globo; teve inspiração no clássico do cinema “Os Embalos de Sábado à Noite”; e marcou a estreia de Lauro Corona e Beatriz Segall na emissora… Então, é hora de correr para o Globoplay e começar a maratonar esse clássico que ainda tem no elenco Antonio Fagundes, Pepita Rodríguez, Reginaldo Faria, Lídia Brondi, Ary Fontoura , entre outros. Bora cair na pista!

Sonia Braga em 'Dancin' Days' (1978) — Foto: Acervo Globo

ABERTURA DANCIN' DAYS

ABERTURA DANCIN' DAYS

Mais de Mundo de Novela

Carregando Carregando
Mais do gshow