Sustentabilidade
Por — São Paulo

A falta de dados de satélite de alta precisão tem travado o avanço da validação automática dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) no Brasil, prejudicando a aplicação efetiva do Código Florestal mais de uma década após sua aprovação. É o que aponta nota técnica elaborada pelo Instituto Centro de Vida (ICV) em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e com financiamento do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

Leia mais

De acordo com o documento, a necessidade de bases de dados geográficos em alto nível de detalhamento, isto é, em grandes escalas, é o desafio comum para os três sistemas automatizados em operação hoje no país: AnalisaCAR, do Serviço Florestal Brasileiro; o CAR 2.0, resultado de uma cooperação entre o governo do Pará e o Centro de Inteligência Territorial da UFMG; e o CAR Digital, implementado pelo governo de Mato Grosso.

“As bases aplicadas em geral precisam ser confeccionadas na escala de 1:25.000 ou melhor. E essas escalas são escassas no território nacional. Estão disponíveis em sua maioria nos grandes centros urbanos onde se concentram grandes empresas e/ou instituições de pesquisa e ensino”, explica o analista de geotecnologias do ICV, Weslei Butturi.

Ainda de acordo com o especialista, a confecção destas bases exige um grande esforço e corpo técnico especializado, demandando alto nível de interpretação de feições de imagens de satélite.

A nota técnica, por outro lado, ressalta que os sistemas automatizados de validação do CAR são uma evolução na forma de analisar esses cadastros e recomenda ações para que eles funcionem de forma plena. Isso inclui, além do fortalecimento das bases cartográficas digitais com os detalhamentos necessários, a realização de uma força-tarefa para incluir os demais Estados nos módulos e a integração dos diferentes sistemas em uma base nacional.

“Seu bom funcionamento ao longo dos próximos anos poderá garantir os avanços necessários para a efetiva aplicação do Código Florestal em todo território nacional”, completa o documento.

Mais recente Próxima Não há consenso do porquê queremos mercado de carbono, diz professor da FGV
Mais do Globo Rural

Iguaria produzida no Paraná feito com leite de vaca é envolvido em polpa de maracujá e flor de calêndula

Queijo brasileiro feito com maracujá é eleito um dos melhores do mundo; conheça

Segundo o Ministério da Agricultura, ação envolveu 14 mil mudas de espécies frutíferas e mais de 8 mil litros de suco

Fiscalização apreende mudas e sucos irregulares no Vale do Paraíba, em São Paulo

Chuva segue espalhada por todo o Brasil em forma de pancadas ao longo da semana

Frente fria chega ao Sul e espalha chuva pelos Estados da região

"Nunca estivemos tão perto", disse o ministro da Agricultura do Brasil. "Sou um defensor explícito dos chamados acordos exclusivos da UE”, enfatizou Olaf Scholz

Fávaro se diz otimista e chanceler alemão defende acordo Mercosul-União Europeia

Atenções do mercado seguem voltadas para a produção brasileira no ciclo 2025/26

Após pico em Nova York, preço do café recua

Para analista de mercado, condições de safra na América do Sul ainda são favoráveis para a produção

Preço da soja avança em Chicago, mas viés de baixa deve continuar

Evento é dedicado à cadeia produtiva da carne bovina

Depois de dez anos de interrupção, Feicorte inicia nesta terça-feira

Recuperação de pastagens degradadas e o aumento da produtividade das culturas por meio de práticas sustentáveis estão no foco das medidas

Quais os compromissos do agro para atingir as metas climáticas assumidas pelo Brasil?

Raça bovina de corte tem origem na Escócia

Boi Angus: conheça características da raça famosa por sua carne

Festa do fim do ano já representa 18% do faturamento da empresa, enquanto a data mais tradicional do comércio de chocolates responde por 21% do total

Natal já é quase uma Páscoa para a Cacau Show