Leite
Por — Florianópolis

O World Cheese Awards 2024, um dos principais concursos do setor de queijos do mundo, aconteceu neste fim de semana, entre os dias 15 e 16 de novembro, em Viseu, Portugal. Considerado o ‘Oscar dos Queijos’, o evento, que reuniu mais de 4 mil concorrentes de 47 países diferentes, teve um brasileiro entre os principais destaques.

O queijo Passionata, da Biopark, produzido em Toledo, no Paraná, foi o único representante da América Latina na categoria super ouro. Com toque inovador e autêntico, o produto feito com leite de vaca pasteurizado é parte envolvido em polpa de maracujá e parte em flor de calêndula.

A iguaria garantiu espaço no Top 15, ocupando o 9° lugar na competição e se colocando entre os dez melhores queijos do mundo.

Carolina Trombini, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão da marca, entende que o reconhecimento coloca o Oeste do Paraná em destaque no cenário global. “Ao competirmos com três queijos finos em um evento tão relevante, estamos evidenciando a força da colaboração entre pesquisa, inovação e a vocação queijeira da nossa região”, vibra.

Um dos nomes envolvidos na criação do Passionata é o pesquisador Kennidy de Bortoli, um dos Melhores Queijeiros do Brasil, segundo o 3º Mundial do Queijo do Brasil. "Ele foi criado por brasileiros, para brasileiros, e agora conquistam o paladar de jurados de todo o mundo. Ver o nosso trabalho valorizado em um cenário tão competitivo mostra que o que nós fazemos aqui no Biopark tem uma relevância além das nossas fronteiras”, disse.

Quem ficou em primeiro lugar foi o ‘Queijo de Ovelha Amanteigado’, da marca portuguesa Quinta do Pomar, feito com leite de ovelha cru e possui casca lavada, cor marfim e textura macia e amanteigada. Conforme a Guild of Fine Food, organizadora da 36ª edição do evento, o produto chamou a atenção dos jurados pelo sabor suave, amanteigado e pegajoso e o amargor herbáceo, além de poder ser consumido com colher.

Queijo português ficou em primeiro lugar na competição — Foto: Divulgação/Guild of Fine Food
Queijo português ficou em primeiro lugar na competição — Foto: Divulgação/Guild of Fine Food

“Esta é uma vitória muito emocionante para nós, pois a criação resultou de muito trabalho de equipe e dedicação”, celebra a queijeira Sónia Marroyo. Além de Portugal e do Brasil, queijos da Suíça, Espanha, Estados Unidos, Itália, Noruega e Alemanha foram premiados. Veja abaixo na lista:

  1. Queijo de Ovelha Amanteigado, Quinta do Pomar (Portugal);
  2. Tea Fondada, Chascharia Val Müstair (Suíça);
  3. Alpenhorn Mifroma, Elsa Group (Suíça);
  4. La Cava Barus García-Baquero, Lacteas Garcia Baquero S.A. (Espanha);
  5. Bayley Hazen Blue, Cellars at Jasper Hill (Estados Unidos);
  6. Pecorino Bislacco al Rum e Tabacco, F.lli Petrucci (Itália);
  7. Blugins, La Casearia Carpenedo (Itália);
  8. Affineur Walo Creamy Lion Cheese de Thurgau, Walo von Mühlenen (Suíça);
  9. Passionata, Biopark (Brasil);
  10. Snertingdal ysteri Godbiten, Snertingdal ysteri drift AS (Noruega);
  11. Alte Hexe 9 Monate Gereift, Bodensee Käse (Suíça);
  12. Valleclaro, Quesos y Besos (Espanha);
  13. Baldauf 1862 Meisterstück Alpkäse, Baldauf Käse (Alemanha);
  14. Tatie, Latteria Moro di Moro Sergio (Itália).

Mais destaques brasileiros

Outros três queijos brasileiros receberam medalha de ouro, o Gigante do Bosque Florido (Capril do Bosque), o Granito (Pé do Morro) e o Sol do Japi (Pé do Morro). Representantes do país ainda receberam nove medalhas de prata e 22 de bronze.

A marca Capril do Lago, de Valença (RJ), ganhou duas medalhas em Portugal – prata (Queijo Cabra Negra) e bronze (Queijo Cabra Branca) – e celebrou muito a conquista, pois a queijaria foi a primeira do Rio de Janeiro a ser destaque no World Cheese Awards.

De acordo com Fabrício Lê Draper Vieira, proprietário e queijeiro da Capril do Lago, as duas iguarias são feitas com leite de cabra e possuem massa cozida e prensada com tempo de maturação curto (45 dias).

Enquanto um deles tem a casca natural, o outro apresenta casca de cacau orgânico com o fruto que é produzido na própria agrofloresta.

“No processo do Queijo Cabra Negra, a gente fermenta e torra o cacau. Com 15 dias de maturação, fazemos o primeiro banho para ir formando a casca. Até o fim, são mais dois. No último, ele é embalado a vácuo, o que forma uma película biológica comestível que dá o sabor adocicado com a picância do próprio cacau, além de fazer uma proteção para não perder umidade”, explica à Globo Rural.

Como funciona o ‘Oscar dos Queijos’?

Neste ano, o World Cheese Awards reuniu 240 jurados de 40 países, entre tecnólogos, varejistas, compradores, chefs e jornalistas, que avaliaram os queijos com base na aparência, aroma, textura, sabor e sensação na boca.

Após a degustação às cegas, as notas recebidas dividiram os queijos em ouro, prata e bronze e também ‘super ouro’. Em outro momento, os 104 ‘super ouro’ foram julgados novamente até a definição dos 14 melhores do mundo.

Mais recente Próxima Brasil eleva exportação de tecnologia para melhoramento de gado leiteiro
Mais do Globo Rural

Iguaria produzida no Paraná feito com leite de vaca é envolvido em polpa de maracujá e flor de calêndula

Queijo brasileiro feito com maracujá é eleito um dos melhores do mundo; conheça

Segundo o Ministério da Agricultura, ação envolveu 14 mil mudas de espécies frutíferas e mais de 8 mil litros de suco

Fiscalização apreende mudas e sucos irregulares no Vale do Paraíba, em São Paulo

Chuva segue espalhada por todo o Brasil em forma de pancadas ao longo da semana

Frente fria chega ao Sul e espalha chuva pelos Estados da região

"Nunca estivemos tão perto", disse o ministro da Agricultura do Brasil. "Sou um defensor explícito dos chamados acordos exclusivos da UE”, enfatizou Olaf Scholz

Fávaro se diz otimista e chanceler alemão defende acordo Mercosul-União Europeia

Atenções do mercado seguem voltadas para a produção brasileira no ciclo 2025/26

Após pico em Nova York, preço do café recua

Para analista de mercado, condições de safra na América do Sul ainda são favoráveis para a produção

Preço da soja avança em Chicago, mas viés de baixa deve continuar

Evento é dedicado à cadeia produtiva da carne bovina

Depois de dez anos de interrupção, Feicorte inicia nesta terça-feira

Recuperação de pastagens degradadas e o aumento da produtividade das culturas por meio de práticas sustentáveis estão no foco das medidas

Quais os compromissos do agro para atingir as metas climáticas assumidas pelo Brasil?

Raça bovina de corte tem origem na Escócia

Boi Angus: conheça características da raça famosa por sua carne

Festa do fim do ano já representa 18% do faturamento da empresa, enquanto a data mais tradicional do comércio de chocolates responde por 21% do total

Natal já é quase uma Páscoa para a Cacau Show