Economia

Por Luciana Franco — São Paulo

Você já deve ter percebido que a agropecuária usa diversos tipos de unidade de medida: de área – como alqueire, hectare -, massa e volume. Essas unidades podem variar de acordo com o segmento e a região. Quanto pesa uma arroba? A quanto equivale um bushel? E uma libra-peso? Pode parecer simples, mas as medidas são fatores importantes para a formação de preços dos produtos.

Leia também

Um contrato futuro de um produto agrícola, por exemplo, tem como principal característica a padronização. Deve ter definidos prazo, preço e a quantidade negociada. Na B3, o contrato de boi gordo tem como referência bovinos machos de, no mínimo, 16 arrobas e até 42 meses de idade. Cada papel equivale um lote de bovinos que soma 330 arrobas, sendo que uma arroba pesa 15 quilos.

Nos bovinos a arroba serve de referência na parte final da cotação. Para se chegar ao preço, o animal vivo é pesado em quilogramas. Depois, calcula-se o peso da carcaça, a carne com o osso (sem sebo, couro, patas, cabeça e entranhas). Calcula-se que a carcaça responda por 50% do peso do boi vivo. Assim, se um boi vivo registrar o peso de 300 quilos na balança, 150 quilos de carcaça. Dividindo-se por 15 quilos, resultará em 10 arrobas.

No caso do cacau, a pesagem é feita em arrobas apenas na Bahia, maior estado produtor do Brasil. No Pará, a amêndoa é cotada em quilos, e no Espírito Santo, em sacas. No algodão, a arroba é usada como referência para a comercialização e também para medir o rendimento das lavouras, em arrobas por hectare. O volume em arrobas pesa o algodão já em pluma, resultado do beneficiamento do algodão em caroço após a colheita.

Na cultura do algodão, arroba serve como peso para volumes comercalizados e para o rendimento das lavouras — Foto: Abapa/Divulgação
Na cultura do algodão, arroba serve como peso para volumes comercalizados e para o rendimento das lavouras — Foto: Abapa/Divulgação

A arroba é uma das medidas mais antigas em transações comerciais. De origem árabe, perdeu um pouco de sua importância a partir da década de 1960, com a adoção do Sistema Internacional de Unidades. Mas ainda é usada em países como Portugal, na Espanha e no Brasil.

Na sua origem, uma arroba pesa cerca de 12 quilos, mas a medida nunca foi padronizada. Assim, a depender da região, a equivalência pode variar de 10,4 quilos a 22,7 quilos. A referência mais comum é a de que uma arroba pesa 15 quilos.

Na Espanha, a arroba é usada como unidade de medida para vinho e azeite, com a equivalência de peso em líquidos variando de acordo com a região. Em Portugal, é usada para pesar cortiça, cereais e cortes de carne. No agro português, uma arroba pesa 15, assim como no Brasil, onde a unidade é aplicada, principalmente nos segmentos de bovinos e suínos, além de culturas como cacau e algodão.

Outras unidades de medida

No mercado nacional e internacional de produtos agropecuários, outras unidades de medida servem de referência para informar volumes e rendimento de campo. Saiba mais sobre algumas

Saca

Referência de volume comum em culturas como grãos, café e também no cacau capixaba. A unidade de referência é o quilograma. Uma saca de soja, de milho ou de café têm 60 quilos. No arroz e no açúcar, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), utiliza a saca de 50 quilos.

Bushel

Medida de volume usada como referência do mercado futuro de grãos na bolsa de Chicago. Equivale a 27,2 quilogramas de soja e de trigo e 25,4 quilos de milho. Os valores de negociação desses contratos são em centavos de dólar por bushel.

Libra-peso

É padrão em contratos futuros de açúcar, café, algodão e suco de laranja na bolsa de Nova York. Equivale a 0,453 quilos ou 453 gramas. Os contratos negociados na bolsa são em centavos de dólar por libra-peso. Aqui no Brasil, o Cepea adota a libra-peso como medida padrão de seu indicador de preços de algodão em pluma. E faz o cálculo do valor de referência em centavos de real por libra-peso.

Mais recente Próxima Inflação pelo IPCA desacelera para 0,21% em junho