O Brasil será o palco da série em que os repórteres Carol Barcellos e Clayton Conservani desafiam a natureza em paraísos espalhados pelo país - é a Expedição Brasil. Ao longo dos últimos meses, a dupla realizou quatro viagens em solo brasileiro, com roteiros que incluem stand up paddle, mergulho, canionismo e corrida. A Expedição Brasil vai ao ar em quatro capítulos no Esporte Espetacular a partir do próximo domingo, 28 de outubro.
A primeira parada dos aventureiros é a Amazônia. Após chegarem a Manaus, Clayton e Carol viajam por via terrestre a Novo Airão-AM, de onde começa a travessia de 120km de stand up paddle até a capital amazonense. O percurso será feito em cinco dias com paradas em povoados quase isolados como Tiririca, Tumbira, Santo Antonio e Lago Acajatuba. Para a aventura, Clayton e Carol contam a ajuda de Lena Ribeiro, bicampeã brasileira de SUP, e de Pablo Cassado, atleta local da modalidade. O Alto Rio Negro é o tema do episódio de estreia da Expedição Brasil, que vai ao ar em 28 de outubro, próximo domingo.
Vencido o desafio na Amazônia, a dupla de repórteres viaja para Bonito-MS. No local, os dois realizam um rapel de 72m no Abismo Anhumas, chegando a um lago de água cristalina onde os repórteres-aventureiros mergulham a uma profundidade de mais de 15m. Localizada a 23km de Bonito, o Abismo Anhumas foi descoberto em 1970 e aberto à visitação apenas em 1999. O episódio de Bonito da Expedição Brasil irá ao ar em 4 de novembro.
A terceira parada da Expedição Brasil é a Serra da Canastra-MG, numa viagem que vai exigir muita técnica e coragem para desbravar os cânions secretos do local. O esporte da vez é o canionismo, que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos. A aventura na Serra da Canastra será exibida no Esporte Espetacular em 11 de novembro.
Por fim, a Expedição Brasil chega ao litoral do Piauí, o menor do país. Desta vez sem a companhia de Carol Barcellos, Clayton começa a aventura percorrendo a chamada Rota das Emoções (Jeri, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses) com uma parada para o último desafio. Ao chegar à cidade de Cajueiro, o repórter-atleta irá percorrer os 66km da faixa litorânea piauiense em três dias. O Esporte Espetacular mostra o último episódio da Expedição Brasil, na Rota das Emoções, em 18 de novembro.
Veja também