TIMES

Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Reuters

Um dos esportes mais tradicionais do cronograma olímpico, o levantamento de peso consiste em duas provas: o arranco e o arremesso. Ganha o atleta que levantar mais peso no somatório das duas. Em Mundiais e competições continentais, há premiação separada por prova, o que não acontece na Olimpíada.

Para Tóquio 2020, a classificação vai ser feita pelo ranking da Federação Internacional (IWF) de 30 de abril de 2020, com cotas continentais. Em cada prova se classificam os oito melhores do ranking e mais cinco vagas destinadas aos melhores de cada continente ainda não classificados.

A competição olímpica de levantamento de peso terá sete categorias masculinas e sete femininas, alteradas recentemente pela IWF. As divisões de peso entre os homens são: 61kg, 67kg, 73kg, 81kg, 96kg, 109kg e acima de 109kg. Já entre as mulheres as categorias são: 49kg, 55kg, 59kg, 64kg, 76kg, 87kg e acima de 87kg.

Cada país só pode classificar no máximo quatro atletas por gênero. Países que tiveram entre 10 e 20 violações de doping desde a Olimpíada de 2008 só podem classificar até dois atletas por gênero. Países que tiveram mais de 20 violações só podem classificar até um homem e uma mulher.

A federação internacional, por conta da pandemia, reduziu o número de eventos classificatórios para as Olimpíadas. Agora os atletas que pretendem disputar vagas olímpicas só precisarão ter participado dos períodos classificatórios de 2018 e 2019. Isso vai adiantar o sistema de classificação olímpica da modalidade.

No arranco, os atletas devem levantar a barra diretamente do chão até em cima da cabeça em um único movimento. Já no arremesso, o movimento é realizado em duas etapas. Primeiro, os atletas erguem a barra do chão até os ombros, e, em seguida a levantam até a cabeça. Cada atleta tem três tentativas para levantar o máximo de carga possível, tanto no arranco quanto no arremesso.

Na Rio 2016, o Brasil foi representado por cinco atletas, preenchendo todas as vagas destinadas ao país-anfitrião. Os levantadores que estiveram nos Jogos foram: Fernando Reis (acima de 105kg); Mateus Gregório (105kg), Welisson Rosa (85kg), Jaqueline Ferreira (75kg) e Rosane Reis (53kg). Fernando e Rosane ficaram em quinto em suas respectivas categorias, melhor colocação do país na história dos Jogos.

Veja também

Mais do ge

Batizada de Paris Sul, estrutura está localizada no maior centro de exposições da França e também será palco de handebol, tênis de mesa e levantamento de peso

Arena do vôlei ganha forma para as Olimpíadas de Paris; veja imagens

Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou lista com 14 nomes para os Jogos, mas apenas 12 ficam na lista final

Seleção brasileira de basquete é convocada para Paris 2024; dois serão cortados - Programa: Globo Esporte RJ

A assinatura ocorreu em evento fechado realizado nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto. Reajuste será de 10,86%

Lula assina decreto de reajuste do programa Bolsa Atleta

Pela primeira vez na história, mulheres brasileiras estarão em maior número do que os homens. Rodrigo Pessoa baterá recorde de participações

Com maioria feminina, delegação do Brasil terá 277 atletas nas Olimpíadas de Paris

Dream Team enfrenta dificuldades no início do jogo, mas começa preparação para as Olimpíadas com o pé direito

Vitória dos EUA sobre Canadá tem ponte aérea de Curry para LeBron; veja o vídeo - Programa: Basquete sportv

Uma das provas mais antigas do atletismo olímpico, salto triplo é disputado desde a primeira edição dos Jogos modernos

Salto triplo: como funciona, regras e história

Velejador, que acompanhará os filhos Martine e Marco em mais uma Olimpíada, relembra suas cinco medalhas, conquistadas entre 1984 e 2004, e brinca com técnico da seleção feminina de vôlei

Torben Grael refaz conta de seus ouros olímpicos e brinca: "Zé Roberto tem três, e eu quatro"

Conheça as regras, faltas e fundamentos de um dos esportes mais prestigiados das Olimpíadas

Regras do vôlei: veja quais são e como funciona o esporte

Iatistas Robert Scheidt e Torben Grael lideram a lista, mas podem ser superados por Isaquias Queiroz, da canoagem, caso ganhe duas medalhas em Paris

Maiores medalhistas olímpicos do Brasil: veja lista atualizada

Central vai participar do programa Vivência Olímpica do Time Brasil na capital francesa

Fora de Paris após lesão, Julia Kudiess chora ao receber convite do Time Brasil