TIMES

Por Gabriel Duarte* — de Belo Horizonte


O Cruzeiro tem outro nome na lista para reforçar a posição que mais necessita no momento, a de volante: é Matheus Barbosa. O jogador de 26 anos conseguiu acesso à Série A do Brasileiro junto ao Cuiabá, ano passado, e foi um dos nomes indicados pelo técnico Felipe Conceição. O Cruzeiro estuda os moldes de negócio, pois tenta desenvolver uma contratação sem despender recursos.

Matheus Barbosa tem contrato com o Avaí até o fim da temporada 2021. O clube catarinense tem 60% dos direitos econômicos do atleta. A informação do interesse foi divulgada pelo jornal O Dia. O ge apurou outros detalhes da situação.

Matheus Barbosa, volante do Cuiabá, entrou no radar do Cruzeiro — Foto: AssCom Dourado

Os moldes da negociação farão diferença, pois o Cruzeiro evita de colocar dinheiro nas tentativas de contratação neste momento. O ideal para o clube é costurar um acordo nos moldes que está fazendo por Matheus Neris, do Palmeiras.

O fato de Matheus Barbosa estar no último ano de contrato com o Avaí pesa na negociação, pois, em breve, ele já poderá assinar pré-contrato. O Cruzeiro também negocia o retorno de Filipe Machado com o Grêmio. Mas até o fim da manhã, uma evolução nas conversas não havia ocorrido.

O Cruzeiro não comenta negociações em andamento. O Avaí avalia a possibilidade de liberar Matheus Barbosa. O executivo de futebol Marco Aurélio Cunha e a comissão técnica debatem sobre o tema. O atleta está na Ressacada com os demais jogadores do clube no início da pré-temporada. A principal dúvida da cúpula azurra é sobre reforçar um concorrente a uma vaga na elite do futebol nacional, como ocorreu com a cessão do volante ao Cuiabá em 2020.

Na temporada passada, Matheus fez 30 jogos, com dois gols marcados. No início do returno da Série B do Brasileiro, o jogador teve uma lesão na panturrilha. No começo do ano, chegou a ser emprestado ao Água Santa-SP.

Histórico no Avaí

Em 2018, Matheus teve problemas com a torcida do Avaí, ao levar o cartão vermelho por mostrar o dedo do meio à torcida. Tomou a atitude ao ser vaiado. Após isso, passou a ser emprestado pelo Leão da Ilha.

Matheus foi adquirido pelo Avaí, após se destacar pelo Tubarão no Campeonato Catarinense de 2018. O volante foi emprestado ao Avaí, ajudou na conquista do acesso à Série A e teve 60% dos direitos adquiridos. Matheus Barbosa chegou na Ressacada sem muito alarde, mas foi ganhando espaço na equipe de Geninho e tornou-se titular absoluto na reta final da Série B 2018 do ano passado.

*Com a colaboração de Guto Marchiori

Veja também

Mais do ge