TIMES

Por Combate.com — Las Vegas, EUA


Com uma verdadeira aula de jiu-jítsu, o peso-galo brasileiro Rani Yahya mostrou o porquê de ser considerado um dos maiores representantes da "arte suave" no UFC. Mostrando calma e muita estratégia, finalizou o americano Ray Rodriguez com um katagatame aos 3m09s do segundo round, chegando a 21 vitórias por finalização de suas 26 como profissional.

Rani Yahya finaliza Ray Rodriguez com um katagatame no UFC Edwards x Muhammad — Foto: Getty Images

Rani Yahya começou a luta recebendo um direto de direita antes de encurtar a distância e levar a luta para o chão no primeiro minuto de luta. Por cima no chão, o brasileiro montou a sua base e já passou a buscar o katagatame. O americano resistiu por duas vezes, mas não conseguiu se livrar da pressão do brasileiro no chão. Nos segundos finais, Yahya tentou mais uma vez o golpe, mas não foi feliz no encaixe.

Ray Rodriguez voltou buscando a trocação no segundo round, mas Rani Yahya buscou a catada de perna junto à grade e mais uma vez ficou por cima no chão, e novamente buscando o katagatame. O americano estava atento ao golpe, e defendeu-se novamente. Mas o brasileiro insistiu e, finalmente, encaixou o golpe e finalizou a luta com tranquilidade.

Glorinha de Paula estreia com derrota para Jinh Yu Frey

Na sua estreia no UFC, a peso-palha Glorinha de Paula não teve uma boa atuação, e foi vencida pela americana Jinh Yu Frey por decisão dos juízes (triplo 29-28).

Jinh Yu Frey golpeia Glorinha de Paula na sua vitória no UFC Edwards x Muhammad — Foto: Getty Images

A americana conseguiu derrubar a brasileira logo no início do primeiro round. Glorinha defendeu uma tentativa de katagatame e buscou uma chave de braço, também defendida por Frey, que se levantou, evitou uma pedalada e dominou as costas. Glorinha de Paula livrou-se da posição e voltou a montar a guarda junto à grade. A brasileira buscou atacar de costas no chão, mas não conseguiu se erguer, sendo dominada no chão pela americana até o intervalo.

A luta recomeçou com as duas lutadoras desferindo chutes nas pernas uma da outra, e após uma boa combinação de jab e direto de direita de Frey, Glorinha de Paula revidou com um bom direto de direita. A luta seguia equilibrada, com bons golpes de ambas as partes. Frey tentou uma derrubada após travar um chute de Glorinha, que evitou a queda e atacou a americana, terminando o round no ataque.

Glorinha de Paula ataca Jinh Yu Frey no UFC Edwards x Muhammad — Foto: Getty Images

Jinh Yu Frey repetiu a estratégia do primeiro round, e foi para a derrubada logo no início do terceiro round. Glorinha de Paula tentava atacar o braço direito da americana buscando uma kimura, mas Frey defendia sem problemas. Por baixo no chão, a brasileira insistia no golpe, mas a americana conseguiu a montada, e depois dominou as suas costas, tentando encaixar um mata-leão. Glorinha se defendia, mas não conseguia se livrar da rival, que manteve a luta sob controle no chão até o fim.

Nasrat Haqparast vence Rafa Garcia em grande luta

A chegada de última hora na luta contra Nasrat Haqparast não afetou o desempenho do peso-leve mexicano Rafa Garcia, que fez uma excelente luta com o alemão e vendeu muito caro a derrota por decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28 e 29-28). Garcia sofreu a primeira derrota em 12 lutas na carreira - estava invicto com cartel de 11-0.

Nasrat Haqparast Rafa Garcia UFC Edwards x Muhammad — Foto: Getty Images

O primeiro round teve muita movimentação por parte dos dois lutadores. Rafa Garcia, que aceitou a luta a poucos dias do evento, substituindo Dan Madge, mostrou um ótimo boxe, e complicou a vida de Nasrat Haqparast, que recebeu ao menos um bom golpe, que o abalou. No segundo round, já mais cansado, Garcia diminuiu o ritmo, e viu o alemão encaixar bons golpes na linha de cintura, minando a sua resistência. Mesmo assim, o mexicano manteve a pressão sobre o rival.

O terceiro round manteve o alto nível dos dois primeiros. Haqparast mostrava melhor preparo físico, mas Garcia não o deixava à vontade na luta, buscando o ataque e andando para a frente constantemente. Os dois mantiveram o combate em pé até o fim, sempre buscando a vitória, mas o mexicano acabou cansando no minuto final, o que em nada diminuiu a sua boa atuação.

Matthew Semelsberger demole Jason Witt em 16s

A abertura do evento teve um dos nocautes mais rápidos da história do peso-meio-médio do UFC. Com uma bomba de direita com apenas 16s de luta no primeiro round, Matthew Semelsberger atropelou Jason Witt e conseguiu a sua segunda vitória no UFC, e a quinta seguida. Já Jason Witt sofreu a segunda derrota em três lutas no UFC.

Matthew Semelsberger nocauteou Jason Witt em 16s de luta no UFC Edwards x Muhammad — Foto: Getty Images

Confira todos os resultados do evento:

CARD PRINCIPAL
Leon Edwards x Belal Muhammad foi declarada sem resultado aos 18s do R2
Ryan Spann venceu Misha Cirkunov por nocaute técnico a 1m11s do R1
Dan Ige venceu Gavin Tucker por nocaute aos 22s do R1
Davey Grant venceu Jonathan Martinez por nocaute aos 3m03s do R2
Matheus Nicolau venceu Manel Kape por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Eryk Anders x Darren Stewart foi declarada sem resultado aos 4m37s do R1
CARD PRELIMINAR
Angela Hill venceu Ashley Yoder por decisão unânime (triplo 30-27)
Charles Jourdain venceu Marcelo Rojo por nocaute técnico aos 4m31s do R3
Rani Yahya venceu Ray Rodriguez por finalização aos 3m09s do R2
Nasrat Haqparast venceu Rafa Garcia por decisão unânime (30-27, 29-28 e 29-28)
JJ Aldrich venceu Cortney Casey por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28)
Jinh Yu Frey venceu Glorinha de Paula por decisão unânime (triplo 29-28)
Matthew Semelsberger venceu Jason Witt por nocaute aos 16s do R1

UFC Brunson x Holland: ao vivo e exclusivo no Combate! — Foto: Infoesporte

Veja também

Mais do ge