TIMES

Por Redação do ge — Salvador


Em má fase no Campeonato Brasileiro, quando beira a zona de rebaixamento, o Bahia busca se ajustar dentro e fora de campo para subir de produção. Nesta quarta-feira, o presidente do clube, Guilherme Bellintani, concedeu entrevista para o Programa do Esquadrão e anunciou novidades.

Guilherme Bellintani anunciou saída do volante Jadson — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Segundo Bellintani, foi decidido pelo desligamento do volante Jadson, que chegou a ser titular em duas partidas com Mano Menezes, mas não engrenou. O jogador estava emprestado ao clube pelo Cruzeiro até o fim da temporada.

- A gente tem agora desligamento de Jadson, como parte do procedimento para recomposição do elenco. A recomposição é importante. Podemos ter outros desligamentos. Estamos conversando muito sobre esse aspecto. Sem querer fazer nenhum jogador o responsável disso. A responsabilidade é nossa. Assim como Jadson, pode ter outro desligamento, assim como pode ter outras chegadas - disse o presidente.

Bellintani também afirma que o Bahia busca no mercado mais dois ou três jogadores para reforçar o elenco. Neste momento da temporada, o clube acertou as chegadas de Elias e Anderson Martins.

- No nível técnico do elenco não está suficiente para trazer resultados. Estamos fazendo alguns movimentos. O primeiro deles é contratação. Duas já foram feitas, devemos fazer mais duas ou três. Diferente de outros momentos de começo de temporada, com a planejamento maior de contratação, esse é o momento de fazer contratação de jogadores que cheguem para impacto de curto prazo em função do que a comissão técnica deseja. Essas contratações são de desejo do treinador e comissão técnica, por mais que, às vezes, a gente precise opinar. Estamos colocando nas mãos do técnico Mano Menezes e da sua comissão técnica.

- A gente está em busca de identificar esses jogadores [para contratar]. Apenas uma dessas duas ou três está em negociação. As outras não estão porque a própria comissão técnica não cravou os jogadores. Precisa ver o perfil do que quer com base no perfil do que tem. Temos uma negociação em andamento e uma ou duas como possibilidade. Vamos trazer entre quatro e cinco reforços nesse meio de temporada -completa Bellintani.

Jadson chegou no início do ano — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

Postura

Bellintani também deixou claro que a chegada e saída de jogadores são pontos importantes, mas não suficientes para mudar a situação do Bahia. O presidente também deixou claro o descontentamento com o momento enfrentado pela equipe.

- Além de contratação, uma coisa importante é questão de postura do time, sobretudo tático. Um time que vem tomando muitos gols. É um time que produz muitas chances. Produzimos mais chances que os adversário, mas temos uma conversão muito maior do adversário que as nossas. A gente tem, nitidamente, processo de criação no nível razoável e está perdendo muito gol. O time em campo está conseguindo se proteger mais, mas tem muito para evoluir.

- Por fim, a nossa resignação, absoluta visão de que a verdadeira superação vai se dar com entrega plena dos atletas. A gente entende que isso tem melhorado (entrega), mas ainda flutuando bastante. No último jogo, um primeiro tempo diferente do segundo. Parece até que precisamos tomar um ou dois gols para ficar mais incomodados com a situação. Digo ao torcedor que, às vezes, não fazemos cobranças públicas porque elas podem atrapalhar. Mas não deixamos de fazer. Pra mim está muito claro que houve avanço, mas distante do que precisa. Nossa situação não é fácil, temos visão do equilíbrio do campeonato. É uma oportunidade para mexer no que precisa ser mexido. E principalmente com novo espírito.

O Bahia volta a campo contra o Vasco em jogo marcado para as 19h15 (de Brasília) desta quarta-feira, no estádio de Pituaçu. O Tricolor ocupa a 16ª posição, com 12 pontos, a seis do Vasco, em 9º lugar.

Veja outros trechos da entrevista de Guilherme Bellintani:

Proposta posta Régis
- Nenhuma noticia concreta sobre isso. É um atleta do clube. Não chegou nenhuma proposta formal.

Contratações
- Não vamos fazer contratação para o torcedor chegar no dia seguinte e falar que chegou alguém. Vamos fazer contratações pensadas. Só que não temos tempo para pensar. A gente ainda não identificou, e a comissão técnica está com esse trabalho, jogadores que possam vir e chegar para resolver. Ontem recebi uma missão e imediatamente a gente começou a negociação. Hoje deve vir outra notícia desses jogadores que eles estão analisando.

Laterais não são prioridades

- A lateral esquerda, o treinador está satisfeito com trabalho de Juninho Capixaba e tem ressaltado muito a postura de Matheus Bahia, cria da base e entrou em uma partida. Nos treinos, ele tem se destacada. O Mano está satisfeito com as peças que temos.

A prioridade não é a lateral esquerda. Na lateral direita, ele [Mano] pediu mais um tempo para analisar porque a gente perdeu João Pedro por período mais longo. Temos Nino com hipótese de Edson improvisado na direita. Ele tem gostado muito de Edson, fez uma boa partida quando entrou. Ele diz que não é justo, pelo que Edson vem apresentando nos treinos, contratar um outro lateral nesse momento sem que antes um jovem possa ter a sua chance.

- Se a gente sentir que não há essa evolução, tanto de Matheus, como de Edson, e a própria volta de Zeca nos próximos dias, a gente terá, naturalmente, a condição de fazer contratações. Mas não é uma prioridade. As três posições que estamos buscando não são nas laterais.

Veja também

Mais do ge