Maquiagem
Publicidade
Por

Você já suspeitou que um cosmético adquirido online não era original? Provavelmente, não foi a única. Desde 2016, produtos de beleza, itens de perfumaria e de higiene pessoal estão entre os principais itens comercializados de forma ilegal no Brasil.

Em 2022, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) chegou a firmar uma parceria com a ADIPEC (Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares) que resultou na maior operação da América Latina de combate à falsificação. Estima-se que foram destruídas 55 toneladas de perfumes e insumos ilegais para a fabricação de novos itens.

De olho em dados alarmantes como esses e nos riscos que produtos sem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) podem causar, preparamos um checklist simples para checar se um cosmético é original ou não, bem como corretamente legalizado.

Olho no rótulo

Informações completas
Quando falsificados, em geral, os rótulos não exibem informações completas e essenciais, como registro da Anvisa e data de fabricação e validade. Alguns podem conter erros ortográficos de fácil identificação também.

Rastreio de lote
Outro detalhe importante é a informação de lote e data de fabricação, em geral, impressas em alto relevo nas embalagens. Elas são fundamentais para rastreio dos produtos por parte do fabricante.

Dados em português
Produtos importados legalmente também contam com etiqueta traduzida para o português, ainda que a embalagem original esteja no idioma de origem, inclusive constando o nome da importadora responsável. No caso dos perfumes, eles contam ainda com bath code, uma sequência numérica que pode ser usada para rastrear a data de fabricação, e um selo dourado de autenticidade.

Atenção ao produto

Características importantes
Antes de comprar um produto, procure por resenhas confiáveis nos veículos de imprensa e nas redes sociais, além das fotos oficiais disponibilizadas pela marca. Fique atenta às imagens e detalhes como cor e texturas. Ao receber ou comprar um item, cheque se ele se parece com as descrições oficiais.

Fique atenta ainda aos lacres de segurança da embalagem e se o seu cosmético chegou violado ou com vazamentos ao seu endereço.

  • Em caso de qualquer sensibilidade, interrompa imediatamente o uso e contate o fabricante. Caso a alergia persista, procure ajuda médica.

Cuidado com compras online

Escolha bem a loja
Sempre que possível, priorize a compra no site oficial da marca em questão. Outra opção são as grandes perfumarias e importadoras consagradas, sempre de olho se aquele produto é vendido e entregue por elas ou por terceiros. Em todas as compras, exija a nota fiscal. Ela é a segurança de que se trata de um item declarado e também documento fundamental em caso de algum tipo de troca.

Cuidado com promoções tentadoras
Desconfie também de valores muito abaixo do praticado no mercado. Mesmo em grandes promoções, dificilmente um produto sairá por um décimo do valor. Pense que, especialmente no caso dos importados, há impostos dentro do valor, o que dificulta um desconto muito grande.

Mais recente Próxima Gracie Abrams: um raio-x dos looks de beleza da cantora
Mais de Glamour