Da sustentabilidade ao ESG: como as empresas e marcas vivem essa transição?
Possibilidades de trilhar de forma concreta o caminho para as boas práticas ambientais, sociais e de governança.
22 mar 2022 | Por Valor Econômico
Comportamentos Emergentes
Ao mesmo tempo em que jovens se organizam para reivindicar dos governos e empresas ações concretas para salvar o planeta e que companhias reveem suas operações para torná-las adequadas às boas práticas socioambientais e de governança, negacionistas das mudanças climáticas contestam a influência e o impacto das atividades humanas para o aquecimento global. Mas não é mais possível escamotear a necessidade urgente de justiça social e climática para o desenvolvimento sustentável do mundo.
Esses temas estão em pauta na Live do Valor que reúne Iara Poppe, especialista de pesquisa no Sintonia com a Sociedade da Globo, e Tadeu Assad, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). Estão em pauta as possibilidades para as empresas e sociedade trilharem de forma concreta o caminho para as boas práticas ambientais, sociais e de governança.
A livefaz uma introdução ao conceito ESG – sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança - , inspirada pela pesquisa “Evolução ESG” lançada pela Globo. A discussão que surgiu nos anos 60, quando estudiosos começam a falar sobre a importância da ecologia, cresceu na década de 90, com o conceito ampliado de sustentabilidade e, a partir de 2010 aos dias atuais, ganhou tração com a disseminação de ESG. Novos desafios e metas surgiram, mas a essência é a mesma: uma vida boa para nós mesmos, para as outras pessoas e para o meio ambiente. Qual o papel das empresas nesse novo cenário? Que dados importantes a nova pesquisa trouxe e o que é preciso fazer a partir deles?
Iara Poppe é formada em desenho industrial na UFRJ, teve mais de 10 anos de experiência trabalhando com branding e design nas agências Ana Couto e Tátil, para marcas como Coca-Cola e Procter & Gamble. Está há 7 anos no Grupo Globo, onde já trabalhou na área de planejamento de Marca & Comunicação e na Unidade Variedades das marcas GNT e VIVA e Modo Viagem. Hoje é especialista de pesquisa no Sintonia com a Sociedade da Globo, estudando temas como ESG, diversidade de gênero, brasilidade, entre outros.
Tadeu Assad é Pós-doutor em Diálogos Sociais e Gestão de Conflitos Socioambientais e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS/UnB. É diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, instituição do terceiro setor que há 18 anos executa projetos voltados à sustentabilidade com propósito.
O debate é conduzido pela jornalista Celia Rosemblum, editora de Projetos Especiais do Valor.
O Valor é o principal veículo especializado em economia, finanças e negócios do país. Seu maior ativo é a credibilidade do conteúdo, com respeito às melhores práticas dos negócios no século XXI e especial atenção à proteção ambiental, à promoção da igualdade e diversidade nas empresas e à força empreendedora dos empresários e executivos brasileiros.
Texto: Valor Econômico
Diagramação: Izabella Donafe, Daniel Frias e Roger Arruda
Edição: Luiza Lourenço
Imagem de capa: Getty Images - Miniseries
compartilhe
continue com Gente
A antifragilidade e a regeneração socioambiental no SXSW
Reflexões sobre transformações sociais
17 mar 2022 | Por Globo
Meio Ambiente partido
Opiniões sobre questões ambientais e a divisão política da sociedade brasileira
16 dez 2021 | Por Sintonia com a Sociedade
A sustentabilidade somos nós
Especial Rock in Rio Humanorama: A temática socioambiental ganha novos contornos quando a sociedade decide que se mobilizar é preciso
30 ago 2021 | Por Rock in Rio Humanorama
Mobilidade do futuro: uma via mais acessível, sustentável e multimodal
O desafio de nos locomovermos para um futuro melhor e mais inclusivo foi um dos assuntos que marcou o primeiro dia de SXSW
18 mar 2021 | Por Globo
Conversas sustentáveis
A série "Conversas Sustentáveis" vem abrir um diálogo sobre sustentabilidade e meio ambiente nos mais variados contextos sociais
03 jun 2020 | Por Globo