Dois dias de imersão no universo da educação, com mais de 170 palestrantes, discussões relevantes e experiências: em sua 3ª edição, o Festival LED ficou maior, com mais mesas de especialistas no assunto e artistas com muitas histórias para compartilhar. E se você ensina, aprende, discute, se preocupa, investe, faz ou quer fazer algo para promover a transformação por meio da educação, esse é o seu lugar.

Nos dias 21 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, o evento terá nomes como Angela Davis, Ailton Krenak, Criolo, Mário Sérgio Cortella, Felipe Neto, Marcos Mion, Fábio Porchat, entre as presenças confirmadas.

Mais uma vez, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR), além da área entre os dois museus, na Praça Mauá, concentrarão as atividades, das 9h às 20h. São dois dias inteiros de muito conteúdo e discussões, trazendo ao palco temas como tecnologia, saúde emocional e crise ambiental e o papel da educação nesses contextos.

E as atividades na Praça Mauá não param por aí. Esse ano, elas ganharão o reforço do LEDINHO, com atividades voltadas para o público infantil. As inscrições para participar presencialmente já estão encerradas, mas parte das mesas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo Canal Futura e pelo Globoplay, com transmissão aberta para não assinantes.

Além de todas as mesas de discussões, o Festival LED vai reunir oficinas, aulas, palestras, brincadeiras e rodas de conversas sobre assuntos como empregabilidade, bullying nas escolas, primeira infância, entre outros, nos espaços LED Experimenta, Comunidade LED e LED Cria.

O Museu do Amanhã, além do Palco LED Inspira, passa a receber o Palco LED Inova. Já no MAR, as novidades são o Palco LED Dialoga, onde o público poderá trocar com especialistas que estão revolucionando a forma de pensar e fazer educação.

Os vencedores e os finalistas da última edição do Prêmio LED também vão fazer pequenas apresentações sobre seus projetos nos intervalos dos painéis. E, ao final dos dois dias, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas no Palco Multishow, com shows da banda Os Garotin e do cantor Simoninha.  

A 3ª edição do Festival LED é promovida pela Globo e Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Editora Globo, e tem patrocínio da Fundação Bradesco e da Prefeitura do Rio de Janeiro. O LEDINHO tem patrocínio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

O evento também conta com a participação da Fundação Dom Cabral, Sebrae, Unicef, Ashoka, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Instituto Superação, ACNUR, ActionAid/SETA, Nhaí!, Educação Rio, Alana, ponteAponte, Turma do Jiló, IEDE - Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional, Teach the Future, Instituto Ayrton Senna, Childhood, Social Good Brasil e Escola do Olhar como parceiros de conteúdo.

Debates no Museu do Amanhã

No dia 21 de junho, Angela Davis, professora, filósofa e uma das maiores estudiosas dos direitos das mulheres negras, abre o evento e a programação do Palco LED Inspira. Na mesa ‘Educação como caminho para a liberdade’, ela bate um papo com a jornalista Aline Midlej. 

A escritora Elisama Santos, a cantora Juliette e a professora Carol Campos se encontram na mesa ‘Saúde emocional em pauta: como cuidar de quem ensina e aprende?, em uma conversa mediada por Thelma Assis. 

A comunicadora indígena Alice Pataxó e a pesquisadora Luciana Gatti conversam com a jornalista Sônia Bridi sobre ‘Crise Climática: um desafio real e todas as gerações’.

O apresentador Chinaina faz a mediação do papo ‘Navegando pela inteligência artificial: como a educação pode nos guiar?’, com o jornalista e especialista em deepfake Bruno Sartori, a cientista Nina da Hora e o pesquisador Ricardo Cappra. 

Já o cantor Criolo, sua mãe, a escritora Maria Vilani, e a pedagoga Benilda Brito trocam experiências no painel ‘Saberes locais: como os territórios podem inspirar a educação?’.  A jornalista Lilian Ribeiro coordena a conversa dessa mesa.

No Palco LED Inova, também no Museu do Amanhã e no dia 21 de junho, a jornalista Sandra Annenberg conversa com a diretora audiovisual Benedita Casé, com o educador Bruno Baptista, a humanitária Daniela Machado e o influenciador Deives Picáz sobre ‘Vozes diversas, futuros mais acessíveis: uma conversa sobre educação anticapacitista’. 

A apresentador Aline Midlej volta para mediar a mesa ‘Por uma educação afetiva desde os primeiros passos’, com a criadora de conteúdo Andressa Reis, o pediatra Daniel Becker, a especialista em neurociência aplicada à educação Katia Chedid, e a neuropedagoga Maya Eigenmann.

Já a mesa ‘Educação: o que é mito e o que é fato?’, recebe a professora Gina Pontes, o ator Kaique Brito, o presidente do Conselho Nacional de Educação Luiz Roberto Curi e a presidente-executiva do Todos pela Educação Priscila Cruz para falar sobre os mitos disseminados sobre a realidade educacional do país. O jornalista Marcelo Lins media esse papo. 

Por fim, a mesa ‘O papel do jornalismo contra a desinformação’ discute como o jornalismo continua sendo o principal instrumento da sociedade na defesa da democracia e no combate às fake news. Para o papo, os jornalistas Renata Lo Prete, Renê Silva e Vera Magalhães entram em cena, liderados por Natuza Nery.

O encontro entre o líder indígena Ailton Krenak e a jornalista Flávia Oliveira, sobre ‘Educação aqui e agora: criando novos mundos’, abre a programação do Palco LED Inspira no sábado, 22 de junho. 

Os influenciadores Felipe Neto e Pequena Lo e a professora Jayse Ferreira conversam com a apresentadora Valéria Almeida, sobre a responsabilidade da influência digital na mesa ‘A responsabilidade por trás da chuva de likes: como os criadores de conteúdo influenciam a sociedade?’.

A jornalista Renata Ceribelli media ‘Quantas vidas uma vida tem? Um papo sobre longevidade e a arte de se reinventar’, que reúne o comentarista Fernando Gabeira, a pesquisadora Layla Vallias e a atriz Mona Rikumbe.

E o apresentador Fábio Porchat leva o seu programa ao Festival LED com o painel ‘Que História é Essa, Porchat? As histórias dos professores que ensinam o Brasil’, convidando João Luiz Pedrosa, Lavínia Rocha, Mario Sérgio Cortella, Dione Fonseca e José Couto Jr. para contarem suas histórias.

O também apresentador Marcos Mion comanda mais uma edição do ‘Desafio LED – Me dá uma luz ai: o pitch final’, que vai mostrar as 5 ideias finalistas do desafio, sob os olhares das juradas e empresárias Ana Paula Xongani e Monique Evelle.

Na mesa ‘Garotos são só garotos? Como educar os homens de amanhã?’, no Palco LED Inova, o psicanalista Christian Dunker e a jornalista Isabela Reis conversam com a apresentadora Andréia Sadi sobre como educar meninos para que não reproduzam o machismo e outros preconceitos presentes na sociedade. 

O ator Clayton Nascimento, o escritor Jeferson Tenório e a atriz Vilma Melo discutem sobre o poder da cultura no painel ‘Cultura que fez e faz história por um futuro antirracista’, mediado pela apresentadora Rita Batista. 

Para a mesa ‘Novas janelas de aprendizagem: entretenimento que ensina’, o ator Babu Santana, o autor Lucas Paraizo, o professor Roberto Fernandes Sousa, sob mediação da diretora Susanna Lira, conversam sobre como um conteúdo de entretenimento pode educar.

Conversas no MAR

No Palco LED Dialoga, no MAR, o painel ‘Felicidade e propósito a gente aprende na escola?’, comandado por Carolina Cavalcanti, professora associada na Fundação Dom Cabral dá início às ações no espaço dia 21 de junho. 

Maria Beatriz Nogueira, chefe do escritório do ACNUR de São Paulo, apresenta uma série de iniciativas voltadas à inclusão de alunas e alunos refugiados nas escolas  na mesa ‘A construção de um ambiente inclusivo para estudantes refugiados nas escolas’. 

Alva Rosa, da Makira E’ta, Ana Paula Brandão, da ActionAid/SETA e Fernanda Rodrigues, da UFMA, debatem o conceito e a prática de uma educação antirracista no painel ‘Educação antirracista: balanço dos avanços e desafios da educação indígena e quilombola’

A pesquisa  'Juventudes Fora da Escola': conhecendo os dados para construir soluções efetivas’ será apresentada por Rosalina Soares, superintendente de Conhecimento na Fundação Roberto Marinho e vai contar sobre o amplo estudo que retrata a realidade dos jovens brasileiros. 

Fechando os trabalhos do primeiro dia no palco LED Inova, o cientista político Alexsander Dugno Chiodi provoca se a juventude brasileira está pronta para enfrentar os novos desafios do mundo digital em uma era de informação e desinformação sem limites, no painel ‘Educação Digital Democrática: a importância da educação política nas escolas’.

No segundo dia de evento, abrindo os trabalhos no Palco LED Dialoga, o co-criador do Qedu e fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE) Ernesto Martins Faria apresenta o painel ‘Conheça e aprenda a analisar os principais indicadores da educação brasileira’.

Na era das fake news, construir um jornalismo ético e uma comunicação confiável se tornam essenciais para a formação de uma sociedade crítica e bem informada. E para trocar experiências sobre esse tema, a mesa ‘Academia do Jornalismo: aprimorando a arte de contar histórias reais’, recebe os jornalistas Caco Barcellos, Lilian Ribeiro, Pedro Bassan e Andreia Sadi, sob mediação de Fátima Baptista. 

Para o papo ‘A escuta das adolescências na elaboração das políticas públicas em Educação’, Teresa Farias, coordenadora-Geral de Ensino Fundamental no Ministério da Educação, apresenta os resultados da escuta realizada recentemente, que traz a perspectiva dos estudantes sobre a aprendizagem. 

E a última palestra do dia ‘O Corpo Mediador - Investigações e deslocamentos em mediação cultural’ recebe o educador Guilherme Carvalho, o professor Luiz Guilherme Vergara, a ativista LGBTQIAPN+ Nlaisa Luciano e a gerente de Educação do Museu de Arte do Rio Patricia Marys que vão compartilhar reflexões acerca da mediação cultural e como construir projetos curatoriais artísticos e pedagógicos, sob mediação da educadora Priscilla Souza.

Para conferir a programação completa, acesse aqui.

Acreditamos que a educação é o nosso guia.

Apresenta caminhos. Conecta com o mundo. Ensina a criar e questionar, a ouvir e dialogar. Nos possibilita sonhar.

Acreditamos que a educação está em todos os lugares.

Transborda as salas de aula. Está nas séries, novelas, livros, músicas. Em conversas de avós com netos. Todo mundo tem algo a ensinar e aprender. É ancestral.

Acreditamos que a educação é um exercício para a vida toda.

Um aprender, desaprender e reaprender constante. Que não tem idade nem lugar. E que pode e deve ser experimentado diariamente.

Acreditamos que a educação é a nossa ponte para o futuro.

É o que nos dá ferramentas e inspiração para construir, juntos, o melhor mundo que pudermos imaginar.

E quando esse futuro chegar, saberemos que fomos intencionais nesse movimento. Um movimento para e com todas as pessoas por uma educação acessível e de qualidade. Por uma educação que abre caminhos e mentes. 

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao Movimento LED – Luz na Educação.

Aqui na plataforma Gente você acompanha os principais insights do evento. Não fique de fora!

Autoria: Globo

Diagramação: Daniel Frias, Izabella Donafe e Lucas Gomes

Edição: Tiago Lontra e Pamela Machado

Imagem de capa:  Freepik
wayhomestudio

compartilhe