TIMES

Por Redação do ge — Paris, França


O triatlo estreou no programa olímpico nos Jogos de Sydney, na Austrália, em 2000. O esporte distribuía apenas medalhas individuais, para homens e mulheres. Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020, foi adicionada mais uma prova: o revezamento misto. Os três eventos estão confirmados na próxima Olimpíada. Veja como é a classificação do triatlo para as Olimpíadas de Paris 2024.

Melhores momentos do revezamento misto, no triatlo das Olimpíadas Tóquio 2020

Melhores momentos do revezamento misto, no triatlo das Olimpíadas Tóquio 2020

Como funciona a classificação do triatlo para Paris 2024

Manoel Messias triatlo olimpíadas de Toquio — Foto: Reuters

O esporte vai contar com a participação de 110 atletas. A França, país-sede dos Jogos, ganha quatro vagas (duas por gênero). Outras quatro serão reservadas para vagas de Universalidade. As 102 vagas restantes estarão em jogo em grandes competições ao redor do mundo. Os atletas precisam participar de eventos chancelados para somar pontos no ranking mundial, levando em conta a cota de seis vagas por comitê olímpico nacional (três para os homens e três para as mulheres).

Veja os brasileiros no triatlo

Quatro brasileiros estão classificados para as provas individuais das Olimpíadas: Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Manoel Messias e Miguel Hidalgo.

Veja data e programação do triatlo em Paris 2024

As provas de triatlo serão realizadas nos dias 30 e 31 de julho e 5 de agosto em Paris na Pont d'Iena, em Paris.

Entenda o formato do triatlo em Paris 2024

O triatlo é composto por três disciplinas: natação, ciclismo e corrida. Na prova individual, os homens e as mulheres encaram 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. O revezamento misto terá equipes de quatro, dois por gênero, com um percurso reduzido. Quem chegar mais rápido na linha de chegada, vence.

Veja também

Mais do ge