TIMES

Por Redação do ge - Palmas


Capital encara o Mixto-MT, no Nilton Santos, em Palmas — Foto: Horlan Tavares/Divulgação

Na tentativa de liberar o estádio Nilton Santos para receber público, no confronto entre Capital e União Rondonópolis-MT, pela Série D, o Corpo de Bombeiros repassou um alvará à Federação Tocantinense de Futebol (FTF). Porém, o documento emitido a pedido da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), foi recursado pela CBF.

Em retorno à Federação, a CBF informou que o “alvará de segurança contra incêndio e emergência do estádio Nilton Santos para o jogo da Série D, não representa o laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico”.

O estádio funciona com quatro laudos técnicos, porém, o de “prevenção e combate a incêndio e pânico” segue vencido desde o dia 23 de junho. Na 11ª rodada da Série D, no dia 29, o Capital enfrentou o Iporá-GO, sem a presença da torcida por falta de renovação do laudo.

Sem chances de classificação para a 2ª fase da Série D, o Capital pode se despedir da temporada sem a presença da torcida no Nilton Santos.

A Fundesportes, que administra o local, afirmou que não compreendeu o ato, "pois o estádio possui a liberação do Corpo de Bombeiros" e afirmou que "aguarda notificação para requisitar nova análise visando liberar o estádio Nilton Santos para acesso ao público". (Leia nota abaixo). Vale lembrar que alvará não é reconhecido como laudo técnico na CBF. E a FTF informou a Fundesportes sobre a notificação.

Com o laudo, de prevenção e combate a incêndio e pânico, vencido, o Capital só poderá mandar o confronto sem a presença do torcedor, neste sábado, às 16h. A Prefeitura de Palmas, através da Fundesportes, tem até sexta-feira para tentar o envio do laudo.

Entenda a situação dos quatro laudos do Nilton Santos

  • Laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico - vencido em 23/06/2024;
  • Laudo de segurança - vence em 19/04/2025;
  • Laudo de vistoria de engenharia acessibilidade e conforto – vence em 18/07/2024;
  • Laudo de condições sanitárias e higiene – vence em 15/02/2025.

O que diz a Fundesportes

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), informa que cumpriu todas as determinações do Corpo de Bombeiros quanto aos requisitos necessários para a emissão do alvará de combate a incêndio e pânico.

Sobre a negativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Fundesportes ressalta não compreender o ato, pois o Estádio Nilton Santos possui a liberação necessária do Corpo de Bombeiros garantindo a liberação do acesso e a segurança do público para as partidas realizadas no local.

A Fundesportes informa, ainda, que está aguardando a notificação quanto à negativa formal da Confederação, apontando a causa da recusa do Alvará de Segurança Contra Incêndio e Emergência emitido pelo Corpo de Bombeiros, para requisitar nova análise, visando liberar o Estádio Nilton Santos para acesso ao público.

Veja também

Mais do ge