TIMES

Por Fábio Grijó, João Ribeiro, Marcelo Barone, Priscilla Basilio e Winne Fernandes — Rio de Janeiro


Tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten é mais um "fã" do tênis de João Fonseca, que aos 17 anos foi a sensação do Rio Open 2024. Guga, que prestigiou a final do evento na tarde de domingo (25), no Jockey Club, no Rio de Janeiro, exaltou a jovem promessa brasileira da modalidade.

David Ferrer e Guga Kuerten elogiaram João Fonseca — Foto: divulgação/Rio Open

Depois de dez edições, Rafael Matos se torna o primeiro Brasileiro a vencer o Rio Open

Depois de dez edições, Rafael Matos se torna o primeiro Brasileiro a vencer o Rio Open

Em entrevista concedida diante da quadra, o ex-número 1 do mundo destacou a capacidade de Fonseca de imprimir velocidade na troca de bolas e acredita que o compatriota terá uma estrada promissora pela frente.

- É um menino que tem um tênis alegre. A capacidade que tem de gerar velocidade na bola é algo que chama a atenção no mundo todo, vai além da nossa pretensão como brasileiro. É bonito, emocionante, todo mundo sentiu essa vibração. Ele tem muito caminho pela frente, é só o começo de uma longa jornada, mas é motivo para termos orgulho. É cuidar com atenção. A gente ainda vai ter muitas alegrias com o Joãozinho. E tem o Thiago Wild, que ajuda a não ficar tudo dependente de um jogador só, de carregar a montanha nas costas. O Thiago Monteiro se consolidou aqui. Levantamos o troféu pela primeira vez (nas duplas, com Rafa Matos).

Aposentado desde 2008, Guga não teve a oportunidade de jogar o Rio Open, que estreou em 2014, mas é homenageado no nome da quadra central do torneio, "Guga Kuerten".

- É nosso torneio, temos que ter um carinho ainda mais especial. É como se fosse o nosso Grand Slam, a semana mais preciosa do mundo. Se eu tivesse que escolher um torneio para jogar seria esse. Eu amo Roland Garros, mas aqui eu nunca joguei (risos). O nome na quadra mata a vontade, mas toda vez é a mão suando, a emoção de estar perto da quadra. Quem me dera, quem sabe um dia (risos).

Gustavo Kuerten elogia estilo de jogo de João Fonseca: "Tem o tênis alegre"

Gustavo Kuerten elogia estilo de jogo de João Fonseca: "Tem o tênis alegre"

David Ferrer se impressiona com João Fonseca: "Depois do Guga, é o jogador que pode dar muitas alegrias ao tênis brasileiro"

David Ferrer se impressiona com João Fonseca: "Depois do Guga, é o jogador que pode dar muitas alegrias ao tênis brasileiro"

Ex-número 3 do mundo, o espanhol David Ferrer, que também marcou presença na quadra, endossou as palavras do amigo, mas frisou que não deve haver pressão sobre João Fonseca para que ele seja "o novo Guga".

- Eu gostei muito de ver o nível dele. Vai ser difícil superar o Guga na carreira, mas é um jogador de projeção. Depois do Guga, pode ser um jogador que vai dar alegrias ao povo brasileiro. Ele controla bem a pressão, é forte mentalmente. A expectativa é que evolua passo a passo, sem a pressão de ser o próximo Guga, pois ainda é muito jovem.

Veja também

Mais do ge