TIMES

Por João Ribeiro, Lucas Espogeiro e Priscilla Basilio — Rio de Janeiro


Em duelo de brasileiros, Thiago Monteiro venceu Felipe Meligeni por 2 sets a 0 nas oitavas de final do Rio Open. As parciais foram de 7/5 e 6/3. Com o resultado, o Brasil conheceu seu segundo representante nas quartas, uma vez que Thiago Wild já tinha avançado. É o recorde do país em 10 edições do torneio carioca, e João Fonseca ainda se tornou o 3º classificado depois.

Thiago Monteiro celebra ponto contra Felipe Meligeni no Rio Open — Foto: Rio Open

O confronto entre Monteiro e Meligeni foi um dos raros jogos em que o público da Quadra Guga Kuerten se dividiu na torcida para os jogadores. Afinal de contas, dois "donos da casa" estavam em ação.

– Fazia muitos anos que eu não enfrentava um brasileiro aqui no Rio Open. Uma atmosfera completamente diferente, mas é sempre um prazer jogar diante desse público maravilhoso. Por mais que a torcida estivesse dividida, a energia foi incrível. Só agradecer a todos que vieram para prestigiar e torcer – disse Monteiro, após a partida.

Logo no terceiro game do primeiro set, Felipe, 153º do ranking da ATP, conseguiu uma quebra de saque. Mas Thiago, 117º do mundo, devolveu depois, fazendo o adversário perder a paciência e lançar a raquete no saibro.

Thiago devolve a quebra! Felipe fica irritado e joga a raquete no chão

Thiago devolve a quebra! Felipe fica irritado e joga a raquete no chão

A partir daí, o jogo ficou bastante animado. Thiago se sentiu mais à vontade para confirmar saques e teve quatro set points no total. Meligeni salvou três, mas Monteiro confirmou quebra e fechou a parcial em 7 games a 5.

– Foi um jogo difícil, eu estava um pouco nervoso no início. O Felipe começou solto, sacando muito bem. Só tentei persistir no meu saque depois que tomei a quebra. No 4 a 3 (do primeiro set), entrei bem nos pontos. Depois, consegui a quebra. Aí acho que me soltei um pouco mais e fiquei confortável – analisou Monteiro.

Saque de Felipe Meligeni não passa, e Thiago Monteiro leva o set

Saque de Felipe Meligeni não passa, e Thiago Monteiro leva o set

O segundo set começou bastante equilibrado, e os tenistas confirmaram saques nos sete primeiros games. Quando vencia por 4 a 3, Monteiro obteve uma quebra e pôde sacar para a vitória. Meligeni se irritou e, mais uma vez, jogou a raquete na quadra. Thiago aproveitou o momento para encerrar a parcial (6 a 3).

Veja os melhores momentos de Thiago Monteiro 2 x 0 Felipe Meligeni Alves

Veja os melhores momentos de Thiago Monteiro 2 x 0 Felipe Meligeni Alves

Apesar da tensão envolvida na partida, Monteiro e Meligeni se abraçaram depois do último ponto. Os dois são amigos e até treinam juntos em algumas ocasiões.

Felipe Meligeni em ação contra Thiago Monteiro no Rio Open — Foto: Rio Open

Nas quartas de final do Rio Open, Thiago Monteiro enfrentará o argentino Sebastián Báez. O jogo abrirá a sexta-feira da Quadra Guga Kuerten, a partir de 16h30 (de Brasília). Uma curiosidade é que, antes de 2024, Monteiro tinha sido o último brasileiro a avançar às quartas, em 2017. Na ocasião, acabou eliminado pelo norueguês Casper Ruud, hoje número 12 do mundo.

Homenagem a Bruno Soares

Logo após o jogo entre Monteiro e Meligeni, o Rio Open renovou a tradição de homenagear um grande nome do tênis brasileiro. O escolhido da 10ª edição do torneio foi Bruno Soares.

Bruno Soares é homenageado no Rio Open de 2024 — Foto: Fotojump/Rio Open

Hoje aposentado, Soares conquistou seis Grand Slams em sua carreira. Três vieram nas duplas masculinas (Australian Open de 2016 e US Open de 2016 e 2020) e três nas mistas (Australian Open de 2016 e US Open de 2012 e 2014).

O mineiro ainda venceu quatro torneios de Masters 1000, representou o Brasil em 20 edições da Copa Davis e disputou os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016.

Veja também

Mais do ge