TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


Os brasileiros já conhecem seus adversários da primeira rodada em Wimbledon. Pelo simples masculino, Thiago Monteiro, Thiago Wild e Felipe Meligeni representam o Brasil. Já no feminino, Beatriz Haddad Maia disputa uma vaga na próxima fase e pode enfrentar Iga Swiatek pelas quartas. Além de Bia Haddad, Ingrid Martins, Luisa Stefani, Fernando Romboli, Rafael Matos e Marcelo Melo também estão na chave de duplas. Se passarem das primeiras rodadas, Wild e Monteiro podem encarar o número 2 do mundo Novak Djokovic. O Grand Slam na Inglaterra começa na próxima segunda-feira, dia 1° de julho. Os horários ainda não estão definidos.

Thiago Monteiro vence Jie Cui na segunda partida da Copa Davis em Florianópolis — Foto: Leo Piva/@leopivafoto

Thiago Wild, número 74 do ranking, enfrenta o britânico Paul Jubb (289°) na primeira rodada. Jubb participa do torneio como convidado e está na semifinal do ATP 250 de Mallorca, que será disputado nesta semana. Pela segunda rodada, Wild pode ter pela frente o dinamarquês Holger Rune (15°) ou o sul-coreano Kwon Soon-woo (367°). Se avançar, na terceira rodada deve jogar contra o americano Christopher Eubanks (42º) ou os russos Aslan Karatsev (99º) e Karen Kchachanov (21º).

No mesmo lado da chave de Wild, Thiago Monteiro (atual 84° do mundo) enfrenta o australiano Alexey Popyrin (47°) na primeira fase do Grand Slam. O cearense terá pela frente o argentino Tomás Etcheverry (31°) ou o italiano Luca Nardi (73°), caso avance. Se vencer as duas partidas, Thiago Monteiro poderá jogar contra o número 2 do mundo Novak Djokovic na terceira rodada. Quem também pode encarar o sérvio é Thiago Wild, se os dois passarem para as oitavas de final. Inclusive, caso Monteiro e Wild avancem às oitavas, um confronto entre os brasileiros definirá a vaga na próxima fase.

Ainda pelo simples masculino, Felipe Meligeni também representará o Brasil. O paulista conseguiu furar o classificatório e fará sua estreia no Grand Slam. Em sua primeira partida, ele disputa contra o croata Borna Coric (89º). Pela segunda rodada, poderá encarar o italiano Matteo Arnaldi (35º) ou o estadunidense Francis Tiafoe (30º). Meligeni é outro brasileiro que pode ter um grande desafio pela frente já que, na terceira rodada, pode enfrentar o espanhol Carlos Alcaraz (3º).

Beatriz Haddad Maia é a única representante brasileira no simples feminino de Wimbledon. A número 20 do mundo encara a polonesa Magdalena Frech (56°) pela primeira rodada. Bia ganhou os últimos dois confrontos contra Frech, sendo um deles na campanha do título do WTA de Birmingham, em 2022.

Caso avance, Bia Haddad pode ter pela frente a americana Lauren Davis (286°) ou a colombiana Camila Osorio (78°) na segunda fase. Em uma possível terceira rodada, existe a chance de Bia Haddad ter um difícil confronto contra Danielle Collins (11°), atual campeã do Masters 1000 de Miami. O caminho da brasileira ainda pode se cruzar com a tcheca Marketa Vondrousova (6°) nas oitavas de final e com a líder do ranking mundial e atual campeã de Roland Garros, Iga Swiatek, pelas quartas.

Brasileiros nas duplas

Bia Haddad também estará presente na disputa das duplas, jogando ao lado de Ingrid Martins. Logo de primeira, elas encaram jogará as russas Irina Khromacheva e Kamilla Rakhimova. Outros quatro brasileiros também representam o país nas duplas em Wimbledon: Luisa Stefani, Fernando Romboli, Rafael Matos e Marcelo Melo.

Bia Haddad analisa temporada de 2024 e projeta estreia olímpica nos Jogos de Paris

Bia Haddad analisa temporada de 2024 e projeta estreia olímpica nos Jogos de Paris

Também pelas duplas femininas, Luisa jogará com sua clássica dupla Demi Schuurs. A brasileira e a holandesa enfrentam a eslovaca Tereza Mihalikova e a britânica Olivia Nicholls na primeira rodada. Pelo masculino, Rafael Matos e Marcelo Melo pegam a dupla formada pelos britânicos Jacob Fearnley e Jack Pinnington Jones e na estreia. Já Fernando Romboli, junto ao italiano Luciano Darderi, jogará contra os alemães Kevin Krawietz e Tim Puetz.

Outros tenistas

A chave do italiano Jannik Sinner, atual número um do mundo, promete. Sinner ficou do mesmo lado de Carlos Alcaraz, atual campeão do torneio que eliminou o italiano na semifinal de Roland Garros. Mas, antes desse possível confronto, o melhor do mundo tem na primeira rodada a partida contra o alemão Yannick Hanfmann (95º). Já Alcaraz, estreia contra o estoniano Mark Lajal, que veio do qualifying.

Alcaraz e Sinner se abraçando após confronto — Foto: Getty Images

O caminho também não está fácil para Djokovic. Se recuperando de uma cirurgia no joelho direito, o sérvio decidiu manter sua participação no torneio e enfrentará o tcheco Vit Kopriva na primeira rodada. Kopriva também veio do qualificatório.

Na terceira rodada, Djokovic pode enfrentar o argentino Tomás Etcheverry, o italiano Luca Nardi, o australiano Alexei Popyrin ou o brasileiro Thiago Monteiro. Já nas oitavas de final, os possíveis adversários são o dinamarquês Holger Rune, o russo Karen Khachanov e o brasileiro Thiago Wild. Em uma potencial semifinal, Djokovic pode ter pela frente o alemão Alexander Zverev, 4º do ranking mundial. Zverev estreia contra o espanhol Roberto Carballes Baena.

Veja os confrontos dos brasileiros em Wimbledon

SIMPLES MASCULINO

  • Paul Jubb x Thiago Wild
  • Alexey Popyrin x Thiago Monteiro
  • Borna Coric x Felipe Meligeni

SIMPLES FEMININO

  • Magdalena Frech x Bia Haddad

DUPLAS MASCULINAS

  • Jacob Fearnley/Jack Pinnington Jones x Rafael Matos/Marcelo Melo
  • Kevin Krawietz/Tim Puetz x Fernando Romboli/Luciano Darderi

DUPLAS FEMININAS

  • Bia Haddad/Ingrid Martins x Irina Khromacheva/Kamilla Rakhimova
  • Tereza Mihalikova/Olivia Nicholls x Luisa Stefani/Demi Schuurs

Veja também

Mais do ge