TIMES

Por Redação do ge


Último a chegar ao Big Three, Novak Djokovic não trilhou exatamente o mesmo caminho que Federer e Nadal para o estrelato. Com muito menos fãs declarados no início da carreira, o sérvio não era conhecido por seu carisma, mas conseguiu fechar o trio à base de muito jogo e insistência. Roger Federer comentou o início de sua relação e a de seus fãs com o ex-número 1 do mundo no documentário "Federer: Os últimos 12 dias", que será lançado dia 20 de junho, em uma plataforma digital.

Federer e Djokovic durante Laver Cup de 2022 — Foto: John Walton/PA Images via Getty Images

- Acho que ele era um estraga-prazeres dos nossos fãs, meus e de Rafa. As pessoas amavam a dupla Rafa-Roger, então, quando o Novak chegou, provavelmente um monte de gente disse: 'Olha, nós não precisamos de um terceiro elemento. Estamos felizes com Federer e Nadal'.

Roger Federer e Novak Djokovic no US Open de 2015 — Foto: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

Roger sente que o astro sérvio foi mal interpretado no início de sua carreira. Em seu primeiro jogo como rivais, em 2006, em Mônaco, Federer venceu Djokovic por 2 sets a 1, e saiu de quadra com baixas expectativas sobre ele, o considerando um jogador "apenas ok".

- Ainda que houvesse um 'hype' ao redor de Novak, eu não estava totalmente convencido. Eu não dava a ele o respeito que merecia por conta de suas falhas técnicas. Eu achava que sua empunhadura de forehand era muito rígida e que seu backhand não era tão fluido como hoje em dia. Mas depois ele corrigiu essas coisas muito bem e se tornou um jogador monstruoso - disse o suíço.

Djokovic e Federer no US Open de 2015 — Foto: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

A despeito do que Federer e o público poderiam prever, o atleta sérvio fez história e bateu recordes no circuito. Em 2021, Djokovic venceu Wimbledon e igualou seu saldo de Grand Slams a Federer e a Rafa Nadal, que até então colecionava 20 títulos. Em janeiro de 2023, venceu o Australian Open pela décima vez, e empatou com Nadal, em 22 troféus no total. Oito meses depois, o astro derrotou Daniil Medvedev na final do US Open, e conquistou sua 24ª vitória entre os quatro maiores campeonatos de tênis do mundo.

- Os fãs de Federer no início não gostavam muito dele porque pensavam: 'Roger é um pouco mais tranquilo, ele faz tudo com naturalidade'. Então Novak chegou com sua personalidade forte e uma garra inacreditável de querer vencer a todo custo. Acho que esse foco exagerado talvez tenha assustado uma parte do público - contou

Alcaraz comemora a vitória de Roland Garros em Ibiza

Alcaraz comemora a vitória de Roland Garros em Ibiza

Veja também

Mais do ge