TIMES

Por Flávio Dilascio — Saquarema, RJ


Palco da etapa brasileira do Circuito Mundial da WSL, Saquarema é sinônimo de vitória brasileira desde que a competição se mudou da Barra da Tijuca para Itaúna em 2017. A partir deste sábado, Italo Ferreira, Gabriel Medina, Yago Dora, João Chianca e Samuel Pupo terão a missão de manter os 100% de aproveitamento do país no evento masculino desde que a etapa passou a ser realizada no "Maracanã do Surfe".

Etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe começa no sábado

Etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe começa no sábado

O Globoplay, o sportv3 e o ge transmitem o Rio Pro ao vivo a partir deste sábado. A primeira chamada será às 7h30. A janela vai até o dia 30 de junho.

- Sem dúvida é um momento que a gente espera bastante, de estar perto da torcida, competindo no Brasil. Surfar no Brasil tem todo esse diferencial, esse astral, de estar sendo acompanhado por uma multidão na areia. Estou muito focado em fazer uma grande competição e, quem sabe, sair de Itaúna com uma vitória - disse Italo Ferreira, que busca a primeira vitória em Saquarema.

Italo terá a companhia de Gabriel Medina, Yago Dora, João Chianca e Samuel Pupo este ano. Os dois primeiros seguem na briga pelo título da temporada. Já Chumbinho e Samuca disputarão a competição como convidados. Atual vencedor do Rio Pro, Yago defende o título da etapa, enquanto Medina buscará um triunfo inédito em Saquarema.

Multidão toma a Praia de Itaúna no Rio Pro 2023 — Foto: Thiago Diz/World Surf League

No feminino, o país será representado por Tatiana Weston-Webb, que continua viva na disputa do Circuito Mundial deste ano. Ela terá a companhia das convidadas Luana Silva, Tainá Hinckel e Sophia Medina. Todas buscam sua primeira vitória em Itaúna.

- Eu acho que posso chegar ao Finals. São duas etapas boas para mim (Saquarema e Fiji), estou um pouco longe em pontuação, mas tenho confiança de que posso chegar nas duas fazendo dois bons resultados - comentou Tatiana, atual oitava colocada no ranking.

A dinastia brasileira desde 2017

Adriano de Souza foi o primeiro surfista a inaugurar a dinastia brasileira em Saquarema. Campeão mundial dois anos antes, Mineirinho venceu em Itaúna em 2017. Um ano depois foi a vez de Filipe Toledo conquistar o primeiro dos seus três títulos no "Maracanã do Surfe". O segundo veio no ano seguinte e o terceiro em 2022 - em 2020 o Circuito Mundial foi suspenso por conta da pandemia da Covid-19 e em 2021 a etapa brasileira não foi realizada.

Italo Ferreira quer a primeira vitória em Saquarema — Foto: WSL/Thiago Diz

Completando a série de conquistas brasileiras, Yago Dora venceu em Saquarema no ano passado numa etapa memorável. Além de ter sido a primeira vitória do paranaense na elite, Yago cravou um 10.00 na final contra o australiano Ethan Ewing.

- A energia dessa torcida só me faz crescer, só me faz ser melhor e agradeço de coração cada um de vocês, que vieram aqui na praia com chuva ou ni Sol. A recompensa está aqui, o título fica no Brasil, é nosso e é de todos vocês também. Com certeza, vocês têm um pedacinho disso aqui - disse Yago Dora logo após o título de 2023.

Esta será a 7ª vez que Saquarema recebe a etapa brasileira do Circuito Mundial da WSL. Antes de 2017, a competição aconteceu no local apenas uma vez, em 2002, com o australiano Taj Burrow levando o título.

Surfista Filipe Toledo vence etapa do mundial de surfe em Saquarema

Surfista Filipe Toledo vence etapa do mundial de surfe em Saquarema

Além de Itaúna, a etapa brasileira já aconteceu na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), Arpoador (Rio de Janeiro), Praia da Vila (Imbituba-Santa Catarina), Praia das Pitangueiras (Guarujá-São Paulo) e Joaquina (Florianópolis-Santa Catarina). Confira todos os campeões e campeãs desde 1976.

Baterias do round 1

Masculino

  1. Ethan Ewing (AUS) x Cole Houshmand (EUA) x Connor O'Leary (JAP)
  2. Griffin Colapinto (EUA) x Kanoa Igarashi (JAP) x Seth Moniz (HAV)
  3. Jack Robinson (AUS) x Ryan Callinan (AUS) x Samuel Pupo (BRA)
  4. John John Florence (HAV) x Ramzi Boukhiam (MAR) x João Chianca (BRA)
  5. Jordy Smith (AFS) x Barron Mamiya (HAV) x Imaikalani deVault (HAV)
  6. Gabriel Medina (BRA) x Rio Waida (IND) x Leonardo Fioravanti (ITA)
  7. Italo Ferreira (BRA) x Crosvy Colapinto (EUA) x Liam O'Brien (AUS)
  8. Yago Dora (BRA) x Jake Marshall (EUA) x Matthew McGillivray (AFS)

Feminino

  1. Molly Picklum (AUS) x Johanne Defay (FRA) x Sawyer Lindblad (EUA)
  2. Caitlin Simmers (EUA) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Tainá Hinckel (BRA)
  3. Caroline Marks (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (EUA) x Sophia Medina (BRA)
  4. Brisa Hennessy (CRC) x Gabriela Bryan (HAV) x Luana Silva (BRA)

Veja também

Mais do ge