TIMES

Por Redação do ge — Punta Roca, El Salvador


Os brasileiros não começaram a temporada da WSL com bons resultados, mas estão se recuperando nos últimos eventos do ano antes das finais em Trestles, na Califórnia. João Chianca, que ficou fora das primeiras seis etapas por causa de um acidente grave que sofreu nas ondas de Pipeline, em dezembro do ano passado, voltou como convidado para El Salvador, na sétima etapa do ano, e avançou às quartas de final Punta Roca. Quem também se classificou para a próxima fase foi Gabriel Medina e Yago Dora. O tricampeão mundial vai enfrentar Chumbinho nas quartas, e o catarinense vai surfar contra Jack Robinson.

Chumbinho faz 6.50 na bateria 1 das oitavas de final da etapa de El Salvador da WSL 2024

Chumbinho faz 6.50 na bateria 1 das oitavas de final da etapa de El Salvador da WSL 2024

Apenas um brasileiro se despediu da sétima etapa do Circuito Mundial de Surfe até agora. Italo Ferreira perdeu para o local Bryan Perez no round de repescagem e foi eliminado do evento. O campeão olímpico chegou na etapa de El Salvador com o quinto lugar no ranking da WSL e um título na sexta etapa do ano em Teahupoo. O potiguar deve perder posições depois de Punta Roca. Tatiana Weston-Webb, Gabriel Medina, João Chianca e Yago Dora ainda seguem na competição.

Colapinto comete interferência, e João Chianca avança às quartas

João Chianca faz 7.50 na bateria 1 das oitavas de final da etapa de El Salvador

João Chianca faz 7.50 na bateria 1 das oitavas de final da etapa de El Salvador

No início de uma bateria no surfe, os dois surfistas não começam com prioridades definidas. Os competidores disputam por um melhor posicionamento dentro da água para ver quem tem a prioridade momentânea para surfar a primeira onda. No confronto entre João Chianca e Griffin Colapinto, o brasileiro estava no lugar certo para descer a onda, mas foi atrapalhado pelo americano. Colapinto cometeu interferência, por isso a sua segunda onda entraria no somatório com metade da nota computada pelos juízes.

Griffin Colapinto é punido por interferência no início da bateria

Griffin Colapinto é punido por interferência no início da bateria

João Chianca, sabendo disso, lutou por duas boas ondas para entrar no somatório e avançar às quartas. O brasileiro - que está usando um capacete nesta etapa - fez um 5.67 e um 6.50 no início, garaNtindo a liderança momentânea. A única escolha para o Griffin era ir para cima das ondas e tentar receber duas notas altíssimas. E foi o que ele fez. O americano pegou uma direita incrível e acertou dois aéreos enormes, conquistando a nota 9.43. Mas o brasileiro não deixou ele sonhar. Respondeu logo com 7.50 e 7.00 e confirmou a vaga nas quartas de final.

Griffin Colapinto faz 9.43 na bateria 1 das oitavas de final da etapa de El Salvador

Griffin Colapinto faz 9.43 na bateria 1 das oitavas de final da etapa de El Salvador

Medina avança às quartas

Medina avança às quartas em El Salvador — Foto: Aaron Hughes / WSL

Gabriel Medina enfrentou Ryan Callinan na segunda bateria das oitavas de final. O adversário do brasileiro começou colocando pressão na disputa. Fez uma nota 7.00 e assumiu a liderança momentânea. Mas o tricampeão mundial acordou perto dos 15 minutos de confronto, combinou algumas manobras poderosas na parede em Punta Roca e tirou 8.50.

Gabriel Medina consegue onda de 8.50 na bateria em El Salvador

Gabriel Medina consegue onda de 8.50 na bateria em El Salvador

No fim da bateria, quando tudo parecia estar tranquilo para o brasileiro, Ryan Callinan achou uma boa direita e fez 8.00. Medina não aceitou a derrota e buscou outra onda para virar a bateria. Ele acertou uma batida forte na junção e tirou 7.67, eliminado o australiano da competição. O tricampeão mundial se classificou para as quartas de final e vai enfrentar João Chianca.

Yago Dora dá show e vai às quartas

Yago Dora faz 8.17 na bateria em El Salvador

Yago Dora faz 8.17 na bateria em El Salvador

O vento começou a atrapalhar um pouco as ondas de Punta Roca na bateria de Yago Dora. Mas o brasileiro soube se adaptar ao momento e passou a apostar nos aéreos. Enquanto Jake Marshall procurava uma onda da série com um maior potencial, o catarinense pegou duas ondas e acertou dois aéreos espetaculares, que renderam um 8.33 e um 8.17 faltando 17 minutos para terminar a disputa. O americano não conseguiu se recuperar na disputa, e Yago garantiu vaga nas quartas de final contra Jack Robinson.

Oitavas de final masculina

  1. Griffin Colapinto 13.48 x João Chianca 14.50
  2. Medina 16.17 x Ryan Callinan 15.00
  3. Jack Robinson 14.33 x Connor O`Leary 11.43
  4. Jake Marshall 10,93 x Yago Dora 16,50
  5. John John Florence 13,26 x Bryan Perez 13,00
  6. Rio Waida 9,00 x Crosby Colapinto 16,67
  7. Ethan Ewing 13,76 x Matthew McGillivray 16,40
  8. Jordy Smith 12,74 x Leonardo Fioravanti 9,36

Veja os confrontos das quartas

Bateria 1 - João Chianca (BRA) x Gabriel Medina (BRA)
Bateria 2 - Jack Robinson (AUS) x Yago Dora (BRA)
Bateria 3 - John John Florence (HAV) x Crosby Colapinto (EUA)
Bateria 4 - Matthew McGillivray (AFS) x Jordy Smith (AFS)

Veja também

Mais do ge