TIMES

Por Redação do ge — Punta Roca, El Salvador


A praia de Punta Roca, em El Salvador, recebe a partir desta quinta-feira (6) a sétima etapa do Circuito Mundial da WSL. A primeira chamada será às 10h (horário de Brasília) e a janela da competição da América Latina vai até o dia 15 de junho. Assim como nas demais etapas da elite da WSL, El Salvador terá transmissão ao vivo no Globoplay, no sportv3 e no ge, que acompanha as baterias em tempo real.

Italo Ferreira surfe El Salvador — Foto: Aaron Hughes/World Surf League

O Brasil vai contar com cinco representantes na etapa. Italo Ferreira, atual quinto colocado do ranking, Gabriel Medina, Yago Dora e Tati Weston-Webb, que estão disputando todas as etapas da elite do surfe na temporada, terão a companhia de João Chianca, o Chumbinho, um dos convidados para participar da etapa. O surfista estará de volta entre os melhores do mundo após se recuperar de grave acidente em Pipeline, no Havaí, no início do ano.

Chumbinho também vai competir como convidado da etapa brasileira do CT em Saquarema, seu quintal de casa. Estes dois eventos da América Latina serão os últimos antes da parada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde Chumbinho será um dos representantes do Brasil na disputa por medalhas nos tubos de Teahupoo, no Taiti.

João Chianca Chumbinho em El Salvador em 2023 — Foto: Aaron Hughes/World Surf League

Com o título conquistado na última etapa, no Taiti, Italo Ferreira subiu para a quinta posição no ranking da World Surf League e é o primeiro brasileiro a aparecer nos top 5 esse ano. Gabriel Medina também melhorou sua colocação no ranking, saindo da 19ª posição e subindo para a 12ª, mas precisa chegar nas semifinais de novo em El Salvador, para ingressar na lista dos top 5.

As baterias dos brasileiros

Em El Salvador, Chumbinho será o primeiro brasileiro na água, caso a competição comece pelo masculino. O surfista foi escalado para a terceira bateria do primeiro round, ao lado de Ryan Callinan e Griffin Colapinto.

Na quinta bateria teremos um duelo de brasileiros e campeões mundiais. Italo Ferreira e Gabriel Medina buscam a vaga direta para as oitavas de final, ao lado de Leonardo Fioravanti. O vencedor passa direto, enquanto os outros dois surfistas têm uma segunda chance na repescagem.

No último duelo da primeira rodada, Yago Dora enfrenta o havaiano Barron Mamiya e o californiano Cole Houshmand.

Na categoria feminina, as vencedoras das baterias da primeira fase avançam direto para as quartas de final, enquanto as outras duas vão para a repescagem. Tati Weston-Webb é a única brasileira e vai disputar a terceira bateria com as norte-americanas Caitlin Simmers e Lakey Peterson.

Ítalo Ferreira vence a etapa do Taiti do Circuito Mundial de Surfe

Ítalo Ferreira vence a etapa do Taiti do Circuito Mundial de Surfe

Primeira rodada do masculino

  1. Ethan Ewing x Rio Waida x Matthew McGillivray
  2. Jack Robinson x Crosby Colapinto x Connor O`Leary
  3. Griffin Colapinto x Ryan Callinan x João Chianca
  4. John John Florence x Liam O`Brien x Bryan Perez
  5. Italo Ferreira x Gabriel Medina x Leonardo Fioravanti
  6. Jordy Smith x Ramzi Boukhiam x Seth Moniz
  7. Jake Marshall x Kanoa Igarashi x Imaikalani De Vault
  8. Barron Mamiya x Cole Houshmand x Yago Dora

Primeira rodada do feminino

  1. Johanne Defay x Caroline Marks x Tyler Wright
  2. Brisa Henessy x Bettylou Sakura Johnson x Leilani McGonagle
  3. Caitlin Simmers x Tatiana Weston-Webb x Lakey Peterson
  4. Molly Picklum x Gabriela Bryan x Sawyer Lindblad

Tatiana Weston-Webb vibra com a nota 10.00 em Teahupoo — Foto: Matt Dunbar/World Surf League

Medina faz 10.00 na etapa de Teahupoo

Medina faz 10.00 na etapa de Teahupoo

Veja também

Mais do ge